18 de outubro de 2013

Trensurb deixa de comercializar bilhetes de papel na estação Mercado

Bilheterias passam a vender exclusivamente o cartão SIM Unitário. A Trensurb recomenda que usuários regulares do metrô façam seu cartão SIM Passagem Antecipada: mais ágil, prático e seguro.
A implantação da bilhetagem eletrônica segue avançando nas estações da Trensurb. A partir de amanhã (18), as bilheterias da Estação Mercado deixam de comercializar o bilhete unitário de papel e passam a vender somente o cartão SIM Unitário. As estações Canoas/La Salle, Mathias Velho, Sapucaia e Esteio também passaram a vender exclusivamente o SIM Unitário em outubro. Somente as estações Rodoviária e Unisinos continuam a comercializar o bilhete unitário de papel neste processo de substituição gradativa dos mesmos. As integrações Esteio, Sapucaia e Nova Santa Rita continuam sendo realizadas com a utilização de bilhetes de papel. Os bilhetes unitários continuam sendo aceitos por um prazo a ser definido e divulgado em breve.

O cartão SIM Unitário tem o mesmo valor do bilhete de papel, de R$ 1,70. O novo dispositivo permite maior controle do fluxo de passageiros (através do sistema automatizado), mais economia (uma vez que os cartões serão reutilizados), menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal. 

Funcionamento 

O usuário adquire o SIM Unitário nas bilheterias da estação, normalmente, assim como ocorre com o bilhete unitário. No momento da venda, o cartão é validado para que possa ser utilizado nos bloqueios (devidamente identificados) da estação. O usuário deve inserir o seu cartão na fenda do validador. Após a leitura do cartão, o sistema efetua o débito do valor da passagem, recolhe o cartão para o cofre interno e libera o bloqueio para transposição do usuário. 

Os cartões têm validade até o final da operação do dia seguinte à compra. Assim, um cartão adquirido, por exemplo, às 15h de uma segunda-feira poderá ser utilizado até as 23h20 da terça-feira. Caso o prazo de validade do cartão tenha expirado, o usuário pode efetuar a devolução da unidade para a bilheteria e receber, em troca, R$ 1. 

SIM Passagem Antecipada e SIM Idoso 

A Trensurb recomenda que usuários regulares do metrô façam seu cartão SIM Passagem Antecipada: mais ágil, prático e seguro. Com ele, não há necessidade de espera nas filas das bilheterias, os créditos podem ser carregados conforme necessidade e, em caso de perda ou roubo, esses créditos são transferidos para um novo cartão. Além disso, com a gradativa eliminação dos bilhetes de papel, somente os cartões de bilhetagem eletrônica darão direito aos descontos das linhas de ônibus integradas. Os cartões de passagem unitária são, por sua vez, indicados principalmente para usuários esporádicos do metrô. 

O cadastramento dos usuários interessados em adquirir o cartão SIM Passagem Antecipada acontece nos quiosques das estações Mercado, Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso (das 10h às 20h) e na Central de Atendimento da EPTC, na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre (das 8h30 às 17h30). A retirada do cartão pode ser feita em qualquer estação do metrô, conforme for solicitado no momento do cadastramento. 

O cadastramento de idosos com 65 anos ou mais, para confecção do cartão de isenção SIM Idoso, ocorre nos mesmos locais. 

Os documentos necessários para a confecção dos cartões são carteira de identidade e CPF. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3027-9959 (EPTC) e 3363-8477 (Trensurb) ou através do site www.tripoa.com.br. 

Integração com o TRI e com o TEU 

Os usuários que já possuem o cartão TRI, sistema de bilhetagem da capital, podem usá-lo no metrô e nos ônibus integrados de Porto Alegre – todas as linhas urbanas – e de Canoas – linhas metropolitanas operadas pela Vicasa –, não necessitando de novo cadastramento para usufruir dos benefícios tarifários. 

Todas as estações da Trensurb contam, ainda, com bloqueios devidamente identificados que aceitam o cartão TEU, utilizado nas linhas de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Canoas, é possível realizar a integração com desconto entre o metrô e as linhas metropolitanas – operadas pela Vicasa – ou urbanas – operadas pela Sogal – com o TEU. 

Trensurb.gov.br
- See more at: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3864#sthash.C51fKLsv.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário