27 de outubro de 2013

Gestores assinam acordo para implantar Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana

Fonte: Cristina Adami

 
Um acordo de cooperação técnica  para operacionalizar as ações do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana vai ser assinado na próxima semana, entre os gestores públicos do município, Estado e do governo federal . O objetivo é promover a integração entre os poderes para o desenvolvimento de estudos, projetos, ações e formar, ainda neste ano, o Consórcio Metropolitano de Gestores Públicos, previsto no PITmurb (Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana).

O Consórcio terá a função de planejar, gerenciar financeiramente e controlar os serviços de transportes na região metropolitana. A Secretaria de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional realizaram diversas oficinas e seminários apresentando na íntegra o Plano Integrado de Transporte. Projeto reconhecido pelo Ministério das Cidades como instrumento de planejamento estratégico e operacional para o sistema de transporte da RMPA – Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para o Secretário de Obras, Luiz Carlos Busato, a tônica das negociações é garantir a interoperabilidade e a integração tarifária entre os sistemas. " A repercussão vai afetar todos os agentes do setor", ressalta.

O documento assinado, prevê ainda em 2013, além do consórcio, a consolidação da rede estrutural multimodal integrada. Para o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, serão detalhados os arranjos operacionais das redes de linhas troncais e tronco alimentadas. A tipologia, o controle e monitoramento da frota serão propostos, assim como, a definição das bacias operacionais, o modelo tarifário e a solução para os diversos sistemas de bilhetagem eletrônica.

O acordo prevê que o edital de licitação deve ser preparado até dezembro de 2013 e a licitação lançada no início do ano que vem. O documento será assinado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, pelo Município de Porto Alegre, Empresa deTrens Urbanos de Porto Alegre S/A, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Empresa Pública de Transporte e Circulação e Conselho de Desenvolvimento Metropolitano.

fonte: metroplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário