27 de outubro de 2013

Obras de R$ 240,5 milhões para corredores de ônibus só a partir de 2014

Publicação 26.08.2013 às 08:08
Fonte: Jornal NH

 
 Desde outubro de 2011 sete municípios da região, incluindo Porto Alegre, têm à disposição R$ 240.595.365,45 para investir em corredores integrados de ônibus BRT. Os recursos obtidos pela Metroplan por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade do governo federal irão possibilitar a adequação das vias por onde passarão as faixas exclusivas para ônibus.

Entretanto, os projetos básicos ainda estão sendo finalizados e as obras devem começar, na prática, em 2014. Mas segundo o diretor-superintendente do órgão, Oscar Escher, a meta é aprovar até outubro os projetos por meio de audiências públicas com as comunidades impactadas. A demora em finalizar o trabalho preliminar foi ocasionado por readequações nos projetos. A proposta engloba iniciativas também em Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

“Vamos licitar as obras até o final do ano por RDC (Regime Diferenciado de Contratações)”, adianta Escher. O superintendente destaca,ainda, a necessidade de incluir obras complementares, como trincheiras em Cachoeirinha, eliminando alguns cruzamentos na Avenida General Flores da Cunha.

A ideia da Metroplan é também acrescentar a perimetral oeste no pacote. Uma via ligando São Leopoldo e Estância Velha, como se fosse uma extensão da Avenida Tomas Edison. Paralelamente às obras dos corredores, a Metroplan pretende lançar em breve os editais para contratar a operação do sistema dos corredores metropolitanos.

“O que temos hoje são sistemas anteriores a 1989”, lembra. Enquanto isso, de acordo com Escher, a Metroplan estará mapeando inclusive as linhas municipais e estudando uma nova estrutura para integração das linhas, por um sistema de bacias.
Metroplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário