18 de janeiro de 2019

Devemos construir ciclovias e adotar as bicicletas em Canoas!

Cidades do Brasil e do mundo mostram como melhorar a vida da população valorizando o transporte não motorizado

A mobilidade nas cidades está cada vez mais prejudicada devido a diversos fatores como aumento do número de pessoas que se deslocam com veículo individual (principalmente carro e moto), falta de investimentos e falta de planejamento urbano. Esse cenário nos leva inevitavelmente em algum tempo a um colapso na mobilidade, a qual já vemos os efeitos com grandes congestionamentos, perda de tempo no trânsito e acidentes. Outro problema é o crescente nível de poluição do ar , algo que causa diversas doenças respiratórias, gerando mortes e custos milionários com tratamentos.

Foco no transporte coletivo e não motorizado

Observe os gráficos abaixo, os meios de transporte mais eficientes em todos os quesitos são o ônibus e a bicicleta. Isso ocorre pois em um ônibus se utiliza muito menos espaço na pista, sendo possível carregar até 150 pessoas em um único veículo, enquanto no carro cabem 5, porém na maioria dos deslocamentos em horário de pico há apenas uma pessoa por veículo. A bici também ocupa pouco espaço na via e o melhor, poluição zero!
Fonte: Mobilize


Realidade em Canoas, no Brasil e no mundo, o que vamos priorizar?

No Brasil e principalmente nas grandes e médias cidades não há uma rede de ciclovias, muitas vezes é um perigo pedalar pelas ruas pois muitos motoristas não respeitam os pedestres e muito menos ciclistas. Isso ocorre pois a cultura nacional promove apenas o uso de carro.
Mas como poderíamos mudar esse cenário? A forma como as pessoas se locomovem é cultural, veja Amsterdã onde 58% da população se locomove de bicicleta, nem sempre foi assim, a cultura das bikes foi promovida pelo poder público com a construção de infraestrutura adequada e mudança de habito da população.
Voltando para nossa realidade, diversas cidades no país já despertaram para a importância desse modal e hoje valorizam a cultura da bike, investindo na construção de ciclovias e ciclofaixas, incluindo a mais populosa do país - São Paulo que possui 468 Km de ciclovias e ciclofaixas em sua área urbana. 
Canoas possuí apenas 7,5 Km, desconexos e alguns em condições precárias, não existe serviço de aluguel de bicicletas e os estacionamentos acabam ficando inseguros. Outro grande problema a ser enfrentado são as barreiras físicas como a BR-116 e o muro da Trensurb, que ambos cortam o município no sentido norte-sul.

Bicicleta pode ser a melhor opção para seu deslocamento

A bicicleta é a melhor opção de deslocamento para pequenas e médias distâncias - grande parte dos deslocamentos em Canoas - emitindo zero gases estufa e contribuindo para melhoria da saúde, mobilidade e qualidade de vida da população.  Além disso o uso de bicicletas no transporte em Canoas é beneficiado por seu perfil geográfico, tendo o território cerca de 70% plano; e  99,9% das vias pavimentadas - indicação de infraestrutura primária completa, facilitando a implantação de ciclofaixas e obtenção de recursos para investimentos.

Vamos mudar a realidade! O que precisamos fazer para tornar a Bicicleta um meio de transporte seguro e de inclusão social?


A cidade fornecendo além de ciclovias e ciclofaixas, uma infraestrutura com bicicletários para guardar as bicicletas com segurança e um sistema de aluguel de bicicletas como o Bike POA, que por R$160,00 na você utiliza bicicleta quantas vezes quiser durante 12 meses, estará criando um ambiente perfeito para mudança dos hábitos da população, só faltando a promoção da cultura da bicicleta como meio de locomoção através de políticas públicas, programas educativos e publicidade de modo enfatizar os pontos positivos e incentivar o aumento do número de ciclistas em todas as esferas sociais.
Minha proposta é justamente humanizar a cidade, trazer a possibilidade de deslocamento sem segregação. Além de as ciclovias atingirem as periferias, deve-se pensar em uma tarifa social ou isenta para o aluguel de bicicletas nessas áreas, tornando o deslocamento universal dentro do município.

10 Benefícios da bike, só pra tu ter certeza do que estou te falando

  1. Maior eficiência energética - emissão zero de gases estufa/CO2
  2. Custo menor - sem combustíveis, peças caras, estacionamento
  3. Ganho de tempo - quantas vezes uma bici passou do teu lado na boqueirão e te fez comer poeira?
  4. Mobilidade urbana eficiente - espaçamento urbano, gastos com recapeamento asfáltico
  5. Maior qualidade de vida da população 
  6. Maior sensação de segurança nas ruas, pois o movimento de bicicletas gera fluxo humano
  7. Experimentação da cidade em outro nível de percepção, na qual a população em seu deslocamento passa a ter uma nova relação com a cidade e com as pessoas, valorizando a vida
  8. Condicionamento físico - substitui outras atividades físicas, malha perna, o abdômen,  ajuda na perda de peso, incentiva a correção da postura, melhora a respiração, aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular. - Condicionamento mental - Condiciona a liberação de substâncias que dão a sensação de bem-estar e felicidade, proporcionando um sono mais saudável, desintoxica o organismo e ajuda a tonificar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e irrigação do sangue no cérebro, o que faz pessoas menos ansiosas, com menos propensão a casos de depressão e com a sensação de liberdade e independência.
  9. Saúde da população melhora com a prática do ciclismo, ajudando a combater a obesidade e o sedentarismo, ou seja, incentivar o modal é menos gasto com saúde no futuro)
  10. Silenciosas as bikes não produzem poluição sonora

RECURSOS: ciclovia, ciclofaixa e pista compartilhada - custos e aplicações diferentes

Basicamente a ciclovia é separada da pista de rodagem por uma barreira física como um meio fio ou um canteiro, enquanto a ciclofaixa possuí uma divisória mais simples com pintura no asfalto e tartarugas. A pista compartilhada - foto acima - é como o nome diz, utilizada em conjunto entre os veículos automotores e as bicicletas. Dessas a ciclovia possuí uma maior necessidade de alteração no atual estágio da cidade, com obras maiores para execução e consequentemente maiores custos. Alternativa de custo bem inferior é a ciclofaixa, que em muitos casos exige apenas pintura do asfalto e sinalização.


Como levar à população a cultura de se locomover de bike?


A promoção da mobilidade e acessibilidade do transporte não motorizado deve ser dada através da concretização da malha cicloviária abrangente e conectada dotada de equipamentos de apoio e de políticas públicas que promovam o uso da bicicleta como meio de transporte seguro e integrado com os demais modais.




Sabendo que esse é uma área na qual devemos investir, o que falta é cobrar de nossos representantes políticos para que isso se torne realidade, e colocar pessoas que tenham essa pensamento nos cargos públicos, assim como eu, Matheus Platiz, estudante, bolsista, trabalhador, que vivo e amo Canoas, quero transformar nossa cidade. compartilhe essa ideia e vamos tornar Canoas uma cidade mais humana juntos!



“A falta de prioridade às pessoas que se deslocam a pé e em bicicleta na apropriação do espaço urbano "via pública", demonstra a relação de poderes na sociedade de consumo. Dominando o território urbano destinado à circulação, os condutores dos veículos motorizados criam um ambiente inóspito para as pessoas que desejam mobilizar-se de uma forma simples, barata e eficiente para deslocamentos pequenos ou médios. De uma forma egoísta, invertem os valores sociais, negando o valor da vida.”                           

                                                                     Giselle Noceti Ammon

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