14 de outubro de 2013

AEROMÓVEL ARTICULADO CHEGA A PORTO ALEGRE


Com o dobro da capacidade do veículo que já opera experimentalmente, o A200 chegou na manhã de hoje (14) à capital gaúcha.

O segundo veículo do sistema Aeromovel da Trensurb, conhecido como A200, chegou a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (14) e já esta sendo instalado. O modal é articulado, medindo 25,1 metros, e contará com capacidade para 300 passageiros, o dobro do A100, que já opera de forma experimental. Durante aproximadamente duas semanas, o novo veículo vai ser montado e passará por acondicionamento e verificação de sistemas – os chamados testes estáticos. Só a partir daí é que devem começar os testes dinâmicos, com movimentação do A200, ainda sem passageiros e fora do horário da operação experimental.

“O modal é um sucesso já consolidado em termos de economia energética, segurança, eficiência e sustentabilidade. O desempenho do veículo já implantado, o A100, é uma grata surpresa, a tecnologia não tem mais nada a provar”, destacou o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

Após percorrer cerca de 1,5 mil quilômetros em dois caminhões, do Rio de Janeiro até a capital gaúcha, as duas partes do veículo foram içadas aos trilhos por dois guindastes com capacidade para até 100 toneladas. O inventor do Aeromovel, Oskar Coester, prestigiou o momento e enalteceu a participação de todas as pessoas que se envolveram de alguma forma na implantação da tecnologia: “O modal vai se apresentar por ele mesmo. Neste momento, o mais importante é destacar sempre a importância de todos os colaboradores envolvidos no projeto. Afinal, temos aqui uma tecnologia totalmente brasileira, que mostra o potencial de inovação que temos em nosso país”.

O projeto da primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no Brasil é uma iniciativa da Trensurb e totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional e movimentando uma cadeia produtiva com mais de 50 fornecedores. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em dois minutos.

A linha já opera experimentalmente com um veículo com capacidade para 150 passageiros, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Desde o início da circulação experimental, em 10 de agosto, mais de 57 mil pessoas já foram transportadas em mais de 3 mil viagens de Aeromovel. A operação comercial, durante todo o horário de funcionamento do metrô – das 5h às 23h20 – tem previsão de início no mês de novembro. Os dois veículos funcionarão alternadamente conforme a demanda. O projeto é orçado em R$ 37,8 milhões.
Foto: Luiz Soares/Trensurb
- See more at: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3860&codigo_sitemap_pai=96#sthash.pVeL4stW.dpuf

FONTE: TRENSURB.GOV.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário