2 de outubro de 2013

Empresas retomam obras dos BRTs no próximo dia 10

Troca do piso das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves foi liberada pelo TCE

Troca do piso das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves foi liberada pelo TCE<br /><b>Crédito: </b> Anselmo Cunha/PMPA/Divulgação CP
Troca do piso das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves foi liberada pelo TCE
Crédito: Anselmo Cunha/PMPA/Divulgação CP
A prefeitura de Porto Alegre informou, nesta quarta-feira, que as empresas contratadas retomam, no próximo dia 10, as obras nos corredores BRTs das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves. O prazo é considerado necessário para remobilização de equipamentos e mão-de-obra. A decisão foi feita após Notificação de despacho, no dia 25/09, dos Conselheiros Relatores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

Conforme despacho, o entendimento da possibilidade de retenção unilateral dos valores diverge do juízo efetuado pelo Tribunal de Contas da União, conforme Acórdãos n.º 2784/2012 – 3241/2013. O secretário de Gestão, Urbano Schmitt, reforça a total transparência de todos os projetos que podem ser acompanhados através do site www.transparencia.com.br.

TCE confirmou que mais de R$ 1,2 milhão teriam sido cobrados indevidamente da Prefeitura de Porto Alegre por empresas que estão construindo os corredor de ônibus. As obras estão paradas porque duas das três empresas responsáveis pelo serviço não aceitaram a atitude da prefeitura de suspender as parcelas apontadas como excedentes.

Urbano Schmitt salienta, que esta primeira etapa é a mais difícil, ocasionando desconforto, pois estão sendo substituídos os pisos em asfalto por placas de concreto. “Estamos com cerca de 80% das obras concluídas nesta primeira fase, considerada a mais complicada. Com a retomada das obras pelas empresas, o novo piso dos corredores estará pronto em abril de 2014. Sendo assim, os atuais ônibus poderão trafegar normalmente, proporcionando mais conforto aos usuários do transporte coletivo”, destacou o secretário de Gestão.

A próxima etapa do projeto dos BRTs será a substituição das estações atuais, por estações fechadas e a construção de novos terminais. Os novos ônibus serão comprados pelas empresas que vencerem a licitação, que poderá acontecer ainda em 2014.
FONTE: estamos em obras/rbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário