21 de fevereiro de 2014

Trensurb, manutenção de dar inveja!


Não é de ontem que estão em circulação os 25 Trens da Trensurb, os velhinhos já estão completando seus 30 anos, e cada ano que passa estão melhores... Também, com uma manutenção como a da Trensurb, sempre com trens em ótimo estado, estão as composições ainda novas, agora com a chegada de mais trens para o sistema, a Trensurb tem a primeira compra depois de 30 anos e o desafio de manter em ótimo estado também as novas composições, vejam a marca da empresa.

Empresa registrou marca histórica no índice de quilometragem média entre falhas dos trens em 2013: 7.089 – número 50,7% maior que o recorde anterior.

A Trensurb registrou a marca histórica de 7.089 quilômetros rodados no índice médio entre falhas dos trens (em inglês, mean kilometers between failures ou MKBF) no ano de 2013, um aumento de 50,7% em relação ao recorde anterior, obtido em 2012. O valor representa a distância média que os trens percorreram sem apresentar problemas que pudessem impedir sua circulação e, consequentemente, o transporte de usuários.

André Rainys, chefe do Setor de Oficina da Trensurb, relata que, a cada ano, o indicador tem apresentado melhora, ou seja, os trens rodam por mais tempo sem apresentar problemas técnicos. Respectivamente, em 2011 e 2012, o índice MKBF medido foi de 3.497 quilômetros e 4.704 quilômetros. “Apostamos fortemente na manutenção preventiva, reforçando e qualificando nossas equipes. Além disso, buscamos uma maior integração preventiva e corretiva, a fim de reduzir o tempo médio de reparo da frota”, explica Rainys.

A Trensurb possui atualmente 25 trens unidades elétricos (TUE’s), série 100, em revezamento na operação – hoje, nos horários de pico, 22 TUE’s circulam no sistema. As composições utilizadas no metrô são revisadas periodicamente pelas prestadoras de serviço Strutural e MPE, de forma integrada aos setores responsáveis da empresa metroviária.

São cerca de 70 profissionais envolvidos no processo de manutenção, entre empregados do metrô e das prestadoras de serviço. Para tanto, a Trensurb conta com duas oficinas e três etapas especializadas para checagem de equipamentos e componentes: a empresa contratada Strutural realiza checagens diárias nos veículos e a manutenção leve – preventiva –; já a pesada – completa –, fica por conta da prestadora de serviço MPE. Caso o trem não apresente problemas excepcionais, entrará em uma dessas duas últimas categorias a partir da quilometragem rodada na via – preventiva a cada 5 mil, 15 mil e 33 mil quilômetros e pesada em intervalos de aproximadamente cinco anos, com uma média de 600 mil quilômetros de operação.

As manutenções leve e pesada contemplam dezenas de atividades previstas nos contratos firmados com as prestadoras de serviço, incluindo mais de mil itens de materiais. Na manutenção leve são realizadas inspeções nos equipamentos e caso seja necessária alguma substituição, o componente ou equipamento inteiro é substituído. Esse item substituído é encaminhado para a oficina de manutenção pesada onde é analisado e, caso possa ser recuperado, é submetido a um processo de manutenção profunda. Após, retorna para fazer parte dos materiais disponíveis à manutenção leve. Dessa forma, o ciclo de manutenção é fechado.

Foto: Júlia Soares/Trensurb
- See more at: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3991&PHPSESSID=ee983b823fe181e971102ae75d835fa9#sthash.Jl4grLsO.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário