19 de fevereiro de 2014

Metroplan assina contrato com a empresa que vai fazer a sinalização do Guaíba para o Catamarã da Zona Sul



Fonte: Cristina Adami/ Arte - Mariana Borges
traçado catamarã zona sul
traçado catamarã zona sul
arte/ comunicação

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional assinou hoje (17/02) o contrato com a empresa que ganhou a licitação para fazer a batimetria (medição de profundidade e averiguações do terreno do Guaíba) e o projeto de sinalização. Os estudos  serão entregues à Marinha,  pré-requisito para que, em breve, a travessia se torne realidade. O objetivo é ampliar o trajeto do Catamarã entre Guaíba e a Zona Sul de Porto Alegre.


A STE Engenharia, de Canoas, em conjunto com uma empresa do Rio de Janeiro, ganhou a licitação de R$ 70 mil para realizar o estudo. De acordo com o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, os estudos devem ser concluídos em duas semanas. Escher, reforça que a autarquia já desenvolve estudos para que futuras expansões do serviço de transporte fluvial no Guaíba demorem menos para sair do papel. 

De acordo com a  Metroplan, a tarifa do catamarã deverá custar R$ 7,30 do BarraShoppingSul até o Centro de Porto Alegre e de Guaíba para Porto Alegre.

Eldorado do Sul também quer linha hidroviária com a Capital
Município solicitou abertura do processo licitatório

O município de Eldorado do Sul solicitou à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional a abertura de um processo licitatório para concessão de uma linha hidroviária, entre o município e a Capital.O objetivo é reativar a antiga hidrovia que existia na década de 60.

A implantação da linha hidroviária é uma das alternativas para a mobilidade urbana. O prefeito de Eldorado do Sul, Sergio Munhoz, estima reduzir o fluxo de veículos que trafegam na BR290. A expectativa, com a nova linha, é transportar 30 mil passageiros, por mês, retirando de circulação, em torno de 70 veículos, diariamente. O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, acredita que a linha seja licitada no primeiro semestre deste ano.

fonte: metroplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário