22 de fevereiro de 2014

Acordo do PITMurb é assinado

Acordo de cooperação técnica do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana é assinado

Publicação 19.02.2014 às 06:02
Fonte: Evelyn Heinrich/ Anna Magagnin/ Com supervisão Comunicação Metroplan
Conselho assina termo de cooperação técnica
Conselho assina termo de cooperação técnica
Palácio Piratini/Caroline Bicocchi

Prefeitos e associações de 32 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre realizaram, nesta quarta-feira (19), no Palácio Piratini, a 4ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM). No encontro, mediado pelo governador Tarso Genro, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana.

O acordo prevê o desenvolvimento de estudos, projetos e ações necessárias para a formação do Consórcio Metropolitano de Gestores Públicos, que integra o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana.  A previsão é de que em 45 dias sejam acertados os detalhes e as regras de gestão e funcionamento do sistema, inclusive as diretrizes do sistema integrado de transportes.

O Secretário de Obras, Luiz Carlos Busato, falou sobre o Pacto da Mobilidade (PAC 50). Projeto que prevê investimentos de R$ 210 milhões em três grandes obras da RMPA: Estrada Grande (Eldorado e Guaíba); a obra interligando Protásio Alves e Caminho do Meio (Porto Alegre, Alvorada e Viamão) melhorias na Avenida Castelo Branco e a construção da Perimetral Metropolitana.

Os investimentos na ERS118 foram expostos, assim como o reassentamento das pessoas que moram na faixa de domínio. Restam apenas 80 famílias sem o aluguel social, que as ajudará a encontrar uma nova moradia. A conclusão das obras está prevista para 2015, segundo o secretário de Habitação, Marcel Frison. A desapropriação de famílias ainda é um desafio para a ERS010. O presidente do CDM e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância de avançar nas obras.

O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, apresentou o Plano Estratégico da RMPA, “após 40 anos de Região Metropolitana, estamos avançando na efetividade”.  Jairo Jorge fechou a reunião com o anúncio da comissão que trabalhará para o fechamento do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano. A comissão é formada pelos prefeitos: José Fortunati (Porto Alegre), Faisal Karam (Campo Bom), Gilmar Rinaldi (Esteio) e Jairo Jorge (Canoas); e pelos os  secretários: Jorge Branco, Odir Tonollier e Luiz Carlos Busato.

fonte: metroplan

Nenhum comentário:

Postar um comentário