20 de maio de 2013

Novo catamarã é testado pela primeira vez no Guaíba



Barco que integrará a frota do transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba foi colocado na água nesta sexta-feira

Equivalente ao comprimento de dois ônibus e com largura superior a quatro carros compactos, o novo catamarã que integrará a frota do transporte hidroviárioimpressiona pelo tamanho. O barco, o primeiro produzido no Estaleiro RGS, na Ilha do Marinheiros, recebeu o batismo na tarde desta sexta-feira: colocado na água, aguarda os últimos retoques para reforçar a travessia entre Porto Alegre e Guaíba.

— Com o início da operação, teremos mais possibilidades para trabalhar com a manutenção das lanchas, já que hoje operamos com os dois catamarãs nos horários de pico — explica Carlos Bernaud, diretor da Catsul, empresa responsável pelo serviço.

Maior e mais moderna, a nova embarcação terá capacidade para 138 passageiros — 18 a mais do que as atuais — e acessibilidade para cadeirantes. Atracada no cais do estaleiro, a lancha receberá pintura e colocação dos bancos nas próximas semanas, além de passar por testes. Para os passageiros, a promessa é de conforto, segurança e rapidez superiores — além da expectativa de extensão da hidrovia. A previsão é que o catamarã esteja pronto para navegar em um mês — quando já deverá ter avançado o projeto de ampliação do transporte na zona sul da Capital.
Conheça o novo catamarã


Nova linha prestes a desencalhar
Concluído há dois meses, o píer do novo ponto do catamarã na zona sul ainda segue inoperante — e sem previsão para início do funcionamento. Porém, após reunião entre representantes da Marinha, da Superintendência de Portos e Hidrovias e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na terça-feira, a extensão do serviço deve desencalhar a partir da próxima semana.

— Os licenciamentos necessários já foram obtidos, agora estamos ajustando o projeto de sinalização marítima. Nos deparamos com algumas formalidades que não estavam previstas justamente por se tratar de um transporte que oferece riscos — explica o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.

Com a entrega dos documentos, cabe à Marinha a análise final e autorização para início do trajeto. A nova estação, localizada em frente ao BarraShoppingSul, no Cristal, ficou pronta em março. Com o início do funcionamento, os passageiros poderão se deslocar ao Centro Histórico ou ao município de Guaíba. A ligação com o Cais Mauá custará R$ 5 e leverá 10 minutos. Já até a cidade vizinha, serão 12 minutos de viagem pelo valor de R$ 7,25. O próximo passo será a construção de dois terminais na Ilha da Pintada: um na Colônia Z-5 e outro no antigo Estaleiro Mabilde. 

Inaugurada em outubro de 2011, a primeira linha do transporte hidroviário conta atualmente com duas paradas e 37 viagens. A média diária é de 2,5 mil pessoas, mas o número chega a 6 mil em finais de semana de tempo bom. No mês passado, foram 72,5 mil usuários — uma alta de 30% no fluxo registrado no início das operações.

O novo catamarã
— Capacidade para 138 passageiros
— 6 metros de altura
— 22,78 metros de comprimento
— 7,10 metros de largura
— Velocidade de transporte com passageiros de 45 km/h

O catamarã atual 
— Capacidade para 120 passageiros
— 3,20 metros de altura
— 18,5 metros de comprimento
— 6 metros de largura
— Velocidade de transporte com passageiros de 35 km/
FONTE: ZH

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