31 de maio de 2013

Metroplan discute normas par o fretamento de transporte na região metropolitana

Fonte: Cristina Adami
 Metroplan e CEMT discutem o fretamento do transporte na região metropolitana de Porto Alegre
 Cristina Adami

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, braço técnico da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, se reuniu hoje (29/05) com o Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (CEMT) e representantes das empresas de transporte para discutir regras para o fretamento, uma modalidade de transporte realizada por empresas constituídas e registradas que transportam pessoas, com ônibus ou micro ônibus a destinos pré-estabelecidos, dentro da região metropolitana de Porto Alegre.

A Fundação apresentou regras para evitar que o serviço passe por empresas terceirizadas. " A sociedade não pode ser refém dos operadores", destacou o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

As medidas são para qualificar o transporte especial evitando distorção de reserva de mercado do operador e para retirar também os automóveis das ruas. Dados de São Paulo revelam que os fretados retiram das ruas cerca de 225 mil carros diariamente, o equivalente a um quinto da frota curitibana.



Durante a reunião com o CEMT, foi transferida, para a semana que vem, a entrega do relatório sobre o impacto das isenções fiscais, anunciadas pelo Governo Federal, nas tarifas de ônibus da região metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário