2 de abril de 2013

Catamarã terá 3 novas Linhas MUNICIPAIS de POA


Após o sucesso da linha hidroviária entre Guaíba e Porto Alegre, que atingiu o número de1 milhão de passageiros em um ano e quatro meses de operação, novidades prometem intensificar o transporte fluvial da Região Metropolitana.

O catamarã chegará à zona sul da Capital, no bairro Cristal, e à Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago.

As obras da nova estação, localizada em frente ao BarraShoppingSul, devem ser finalizadas ainda nesta semana, e a expectativa é de que o terminal seja inaugurado nos próximos 15 dias. Além disso, os estudos para a implantação de dois terminais na Ilha da Pintada estão praticamente concluídos, e a rota deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2013.

A primeira linha do catamarã, que começou a operar em 28 de outubro de 2011, conta atualmente com duas paradas — uma no Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, e outra no município de Guaíba. Diariamente, dois barcos realizam a rota, que transporta cerca de 2,2 mil pessoas em 37 viagens, um fluxo 30% maior do que aquele registrado no início das operações.

O novo terminal do Bairro Cristal foi construído com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso dos moradores de Guaíba à Capital, e de servir como uma alternativa para aqueles que moram na Zona Sul e desejam chegar ao centro da cidade.

Inicialmente, os catamarãs farão uma média de 15 paradas por dia na estação, afirma Carlos Bernaud, diretor da Catsul, a empresa responsável pelo serviço:

— O número exato de viagens que sairão do novo píer ainda não está definido, pois dependerá da demanda. Acreditamos que uma média de 300 a 500 pessoas utilizarão o serviço diariamente, mas isso só saberemos depois que ele começar a funcionar.

O novo terminal conta com uma plataforma em terra de 80 metros, e um píer com extensão de 30 metros para dentro do lago Guaíba. O início das atividades na estação deve ocorrer dentro das próximas duas semanas, garante o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari:

— Ainda falta terminarmos a sinalização no terminal e a liberação de algumas autorizações. Depois disso, marcaremos a data de inauguração.

Rota que liga o Centro à Ilha da Pintada deve
ser inaugurada no primeiro semestre deste ano
O próximo passo será a construção de dois terminais na Ilha da Pintada, que terão com pontos de embarques a Colônia Z-5 e o antigo Estaleiro Mabilde. Os estudos para a viabilidade desta nova rota estão praticamente concluídos, explica Cappellari.

— Acreditamos que ainda em abril o projeto esteja pronto. A partir daí vamos definir o cronograma das obras. A ideia é que o serviço comece a funcionar no primeiro semestre deste ano.

Para a nova rota, a Catsul está investindo R$ 2 milhões na construção de um terceiro catamarã, que terá capacidade para 140 pessoas (os outros dois existentes levam até 120).

A viagem do Centro da Capital até a Ilha da Pintada deve durar cerca de 10 minutos, e a tarifa vai custar R$ 3. A EPTC afirma que está sendo feita uma adaptação técnica na cobrança das passagens do catamarã para que usuários do TRI (municipal) e do SIM (Trensurb) possam utilizar seus cartões nesse meio de transporte. Ainda não há previsão para a implementação desse serviço.

Confira quais são as rotas e os valores:

 
zero hora

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