11 de fevereiro de 2016

Novos articulados de Porto Alegre aparecem nas 3 bacias da cidade

Explosão de articulados em Porto Alegre


Do Canoas Bus

Zona Norte, Leste e Oeste contam com novos ônibus articulados, os famosos "minhocões" estão se tornando cada ano mais comuns em Porto Alegre, frota que até 2008 não passava de 50 unidades na cidade, hoje está muito próximo da unidade de número 200.

Além de a zona sul ter aumentado esse número em mais de 50% e a zona leste em pouco mais de 20%, e a zona norte ter voltado a comprar articulados a principal responsável pelo estouro na capital foi a estatal Carris, que em Janeiro de 2008, possuía menos de 20 unidades, hoje com mais uma compra agendada, passará dos 100 veículos articulados, um aumento de 500% em apenas 8 anos.

Os modelos

Praticamente todos os articulados novos são Torinos Express com chassi Mercedes-Benz O-500MA, porém existem Torinos com chassi Volvo B340M e Mega Plus com chassi Mercedes-Benz O-500MA. A Carris está licitando a compra de mais uma frota de articulados.

Grande Porto Alegre sofre com efeito contrário

Fenômeno que ocorreu contrário na Região Metropolitana, onde desde que a lei que obriga ônibus articulados a terem motor traseiro, fixada em 2009 reduziu drasticamente os investimentos nesse tipo de veículo, até agora a única a adquirir veículos de tais características foi a Soul, com 25 ônibus em 2013. O que era comum até 2008, articulados com motor dianteiro foram proibidos.

Apesar na diminuição do investimento nesse tipo de veículo, a Metroplan garante que os coletivos oferecidos darão conta do fluxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário