19 de fevereiro de 2016

Licitação do transporte: operação deve começar segunda-feira já com nova tarifa

Dentre as novidades estão a renovação de frota com 293 ônibus e o reajuste na tarifa de R$ 3,75

Do Canoas Bus
Foto: Comil/Divulgação

A partir dessa segunda-feira (22) entrará em operação o novo sistema de ônibus da Cidade de Porto Alegre, com poucas alterações práticas no corpo do sistema, ficam a base dos detalhes o que deve mudar agora e nos próximos anos.

Tarifa sobe 50 centavos

Consequentemente ao início da operação, a nova tarifa que deve ser reajustada para R$3,75 entrará em vigor nessa segunda-feira. Esse ano o reajuste não precisa passar pelo conselho pois já vem embutida com a licitação, o cálculo levou em consideração o aumento dos rodoviários, de mais de 11% e a inflação do período, que superou os 10%. Para que a tarifa seja reajustada, a operação deve ser iniciada antes ou simultaneamente.

293 ônibus novos

O novo sistema possuí diversas exigências que os ônibus que circulam atualmente em Porto Alegre não podem atender, menos de 30% da frota total hoje é de ônibus com ar-condicionado, a exigência é que ao menos 30% possua o equipamento para inicio da operação, bem como idade máxima de veículos a entrar na frota ser 9 anos, quando hoje possuímos veículos de até 14 anos circulando. 

Troca troca de linhas

Diversas linhas trocarão os operadores, mais precisamente, a Carris irá assumir linhas que por ventura façam trajetos transversais entre zonas da cidade, e as novas operadoras irão assumir as linhas que a carris possuía para determinados bairros partindo do centro, que é o caso da 525 Rio Branco, 476 Petropolis Puc, dentre outras. Haverá mudança de consórcio em algumas linhas radiais também.


Nova identidade visual e cores invertidas

Está decretado o fim do eletrocardiograma em Porto Alegre, ao menos se tratando da pintura de ônibus, o novo padrão visual é formado por uma saia cinza, a cor do corpo é Azul ( Zona Norte), Vermelho (Zona Sul), Verde (Zona Leste) e Amarelo (Carris), e o teto branco, o grande destaque foi a inversão de cores entre a zona norte e sul, pedido do prefeito devido aos estádios de futebol que se localizam nas regiões. A pintura dos ônibus operantes deve ser gradual em veículos ano 2010 em diante, aos mais antigos, resta serem substituídos nos próximos 3 ou 4 anos.

Ar-condicionado

Hoje menos de 30% da frota possuí ar-condicionado, depois do início da operação, com todos os carros novos na rua, esse número deve aumentar para 33%, a partir do inicio da operação não poderá mais ser comprado veículo algum sem ar-condicionado, desse modo a frota inteira deve possuir o equipamento em até 10 anos.

Maior espaço

Uma das exigências para aumentar o conforto é diminuir o número de passageiros em pé de 6/m² para 4/m², com aquisição de ônibus maiores. Reflexo disso é que a capital possuía antes da licitação 125 articulados e passará para 175 já no inicio da operação, ônibus alongados também se tornarão mais comuns.

Um comentário:

  1. Uma pergunta: Pq os 4 articulados com ar condicionado de 6 portas que a Sopal adquiriu, não estão operando saindo do terminal Parobé, fazendo corredores da Sertório e Diretões, mas estão no 520 Triângulo/24 de Outubro? As linhas que operam no Parobé, 621,721, 627, 727, 631, 731, D72 e D73, tem horas que já saem lotados do terminal. 2 articulados sem ar condicionado que operavam no Parobé, a Sopal tirou dali e botou na linha TR62. As linhas 520 e TR62, desde os terminais e trajetos, não existem paradas elevadas. E esses articulados, deveriam estar saindo do terminal Parobé, corredores da Sertório e Diretões. A Sopal errou feio nessa.

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