28 de novembro de 2013

Caxias diz SIM aos ônibus

Caxias do Sul – Se tudo correr como a prefeitura espera, no segundo semestre de 2014 a área central da cidade passará por uma grande mudança viária, com a implementação do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias. O projeto, apresentado ontem à tarde à imprensa pelo prefeito Alceu Barbosa Velho, priorizará o transporte coletivo, os pedestres e os ciclistas.

– A prioridade são os ônibus. No mesmo nível estão os pedestres e as bicicletas, e abaixo os carros. Esse é o sentido da mobilidade – disse Alceu, explicando o logotipo da campanha.

Conforme o prefeito, a implantação do sistema passa pela conclusão das estações principais de integração (EPIs) Floresta e Imigrante, de quatro estações centrais na Bento Gonçalves, Dr. Montaury e Feijó Jr., além da pavimentação de concreto rígido nos corredores de ônibus.

A concretagem dos corredores, afirmou Alceu, já tem recursos garantidos (R$ 32 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, com contrapartida de R$ 8 milhões do município). Até meados de janeiro, as licitações devem estar concluídas. A ideia é começar o serviço logo após a Festa da Uva.

– Esperamos que a presidente Dilma, em sua visita à festa, possa assinar a ordem de início dos trabalhos – projetou Alceu, acrescentando que as obras se estenderão durante todo o próximo ano e também em 2015.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho, destacou que a viagem de Alceu à Colômbia, onde ele conheceu o TransMilenio, o sistema de transporte público metropolitano que funciona em Bogotá, foi decisiva para a criação do SIM Caxias:

– Essa viagem abriu a cabeça do prefeito, que inclusive deu algumas contribuições à nossa equipe técnica. A experiência trazida por ele foi importante para a atualização desse projeto, que teve os seus primeiros estudos em 1996. De lá pra cá, foram implantadas novas paradas de ônibus, a bilhetagem eletrônica, culminando, em 2011, com a construção das estações de integração Floresta e Imigrante, de onde parte o projeto de troncalização do eixo leste/oeste.

Para implementar o SIM Caxias, a prefeitura irá promover uma série de mudanças importantes na área central, como a retirada dos estacionamentos na Rua Sinimbu, a criação de corredores duplos para ônibus, e dois novos tipos de serviços de ônibus: o expresso e o semiexpresso, que prometem agilizar o deslocamento do passageiro até o Centro e de lá até as EPIs (veja quadro).

Para estimular o uso da bicicleta associado ao ônibus, a secretaria de Trânsito também criará uma ciclovia na Rua Luiz Michielon, aproveitando a topografia favorável da rua e a proximidade com a EPI Imigrante, onde haverá bicicletários.
Você concorda que a preferência no trânsito central de Caxias do Sul deva ser para pedestres, ônibus e bicicletas? Por quê?
ELIANE DE BRUMclic rbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário