Fonte: Cristina Adami/ Arte - Mariana Borges
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional assinou hoje (17/02) o contrato com a empresa que ganhou a licitação para fazer a batimetria (medição de profundidade e averiguações do terreno do Guaíba) e o projeto de sinalização. Os estudos serão entregues à Marinha, pré-requisito para que, em breve, a travessia se torne realidade. O objetivo é ampliar o trajeto do Catamarã entre Guaíba e a Zona Sul de Porto Alegre.
A STE Engenharia, de Canoas, em conjunto com uma empresa do Rio de Janeiro, ganhou a licitação de R$ 70 mil para realizar o estudo. De acordo com o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, os estudos devem ser concluídos em duas semanas. Escher, reforça que a autarquia já desenvolve estudos para que futuras expansões do serviço de transporte fluvial no Guaíba demorem menos para sair do papel.
De acordo com a Metroplan, a tarifa do catamarã deverá custar R$ 7,30 do BarraShoppingSul até o Centro de Porto Alegre e de Guaíba para Porto Alegre.
Eldorado do Sul também quer linha hidroviária com a Capital
Município solicitou abertura do processo licitatório
O município de Eldorado do Sul solicitou à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional a abertura de um processo licitatório para concessão de uma linha hidroviária, entre o município e a Capital.O objetivo é reativar a antiga hidrovia que existia na década de 60.
A implantação da linha hidroviária é uma das alternativas para a mobilidade urbana. O prefeito de Eldorado do Sul, Sergio Munhoz, estima reduzir o fluxo de veículos que trafegam na BR290. A expectativa, com a nova linha, é transportar 30 mil passageiros, por mês, retirando de circulação, em torno de 70 veículos, diariamente. O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, acredita que a linha seja licitada no primeiro semestre deste ano.
fonte: metroplan
Nenhum comentário:
Postar um comentário