8 de fevereiro de 2014

LICITAÇÃO EM PELOTAS

PREFEITURA VAI LICITAR TRANSPORTE COLETIVO 

Prefeitura vai licitar transporte coletivo

Equipe esteve reunida no gabinete do Prefeito. Foto Eduardo Beleske
Equipe esteve reunida no gabinete do Prefeito.
Foto Eduardo Beleske
O prefeito Eduardo Leite e equipe, discutiram diversos tópicos da licitação do transporte coletivo, na tarde desta sexta-feira (7/2/2014), em reunião na Prefeitura, com a finalidade de formatar o processo licitatório. Foram analisadas outras tentativas de licitar o transporte coletivo, que não foram levadas adiante tanto em Pelotas como em outros municípios, para evitar erros que possam atrasar o processo que a atual administração pretende apresentar.
Também foram apresentadas ações positivas conhecidas em outros locais, brasileiros ou não, que facilitam o dia a dia dos usuários e garantem a qualidade dos serviços oferecidos, que devem servir de exemplo a ser seguido.
Uma das exigências da legislação é que seja feita uma consulta pública sobre o tema. Eduardo diz que “isso não deve ser feito apenas para cumprir uma questão legal, mas para interagir, esclarecer, avaliar benefícios e promover uma discussão séria sobre o assunto”. A população deverá ser consultada, por exemplo, sobre simulações de valores de passagens com e sem os benefícios – como as gratuidades ou veículos munidos de ar condicionado. “Quem usa o transporte coletivo é que deve decidir”, destacou o prefeito.
A proposta apresentada pelo gerente de Transporte da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Paulo Osório, diz que a menor tarifa será o critério adotado, apresentada a partir dos requisitos definidos pela prefeitura. A empresa ou consórcio vencedor da licitação assumirá, em até 180 dias após a assinatura do contrato, com a condição de apresentar previamente a frota, com GPS e equipamento de bilhetagem eletrônica.
Conheça algumas das PROPOSTAS INICIAIS do Executivo (sujeitas a alteração):
*Será vencedora da licitação apenas uma empresa ou consórcio, que será responsável por todas as linhas no Município – urbanas e rurais;
*Tarifa única para linhas da cidade e da colônia. A exceção será para os ônibus seletivos, que terão preços definidos pela prefeitura;
*As linhas licitadas serão as existentes atualmente, com pequenas alterações, como a criação de duas linhas seletivas na zona norte, mas prevendo a alteração durante a vigência do contrato, de acordo com a necessidade da população;
*O contrato deve ser de 15 anos não prorrogáveis;
*Idade máxima da frota: microônibus – 8 anos; ônibus normal – 12 anos; articulado – 16 anos; rural – 20 anos;
*Integração das linhas com segundo trecho a custo zero;
*Alguns domingos com tarifa única promocional;
*A empresa deve ter espaço físico de relacionamento com o usuário na área central e, preferencialmente, também em alguns bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário