6 de junho de 2013

Viabilidade econômica do Concurso da Rodoviária da Capital terá nova análise


O Concurso para a escolha do melhor projeto visando à modernização da Estação Rodoviária de Porto Alegre será encaminhado nos próximos dias para uma nova análise do estudo de viabilidade econômica e financeira. Essa análise, realizada anteriormente por um técnico econômico do Daer, será refeita pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), conforme solicitado pela Comissão Julgadora do Concurso. O objetivo desse procedimento é evitar que futuramente a licitação venha dar deserta.

Dentre os indicadores que estão sendo questionados pela Comissão destacam-se o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), ambos considerados pouco atrativos para o atual contexto econômico brasileiro. “A prudência no processo garante um resultado final positivo, assim como vem ocorrendo na licitação das demais Rodoviárias do Estado” afirma Sastre.

De acordo com análises técnicas, executadas pela Superintendência de Transportes de Passageiros da Autarquia, a Rodoviária está preparada para atender as demandas da Copa do Mundo de 2014. Em períodos de maiores picos, como por exemplo, vésperas de feriadões, onde a movimentação duplica, não ficou constatado nenhum problema no atendimento ao público. Sastre ressalta que a infraestrutura atual é satisfatória. “Acreditamos que melhorias pontuais como reestruturação dos banheiros e nova pintura no prédio podem ser feitas até o evento”.


Licitação das Rodoviárias Gaúchas

A primeira etapa da licitação dos 273 Terminais Rodoviários do Estado foi concluída em abril deste ano e os novos contratos terão validade de 20 anos, contados a partir da publicação do vencedor no Diário Oficial do Estado. Nesta fase, o Daer recebeu os projetos dos interessados nas concessões das rodoviárias, os quais seguem em análise pela Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR). De 1ª à 3ª categorias, que são considerados Terminais de médio e grande porte, a aprovação na licitação foi de praticamente 100%.

Já as de 4ª categoria, localizadas em municípios menores, tiveram em média 60% de licitações desertas devido à baixa atratividade econômica. Para estes editais, estão sendo reabertos novos processos licitatórios e, pelo Daer entender a importância destas rodoviárias nas cidades, vem mantendo contato com os Prefeitos em busca de soluções, bem como elaborando um estudo pioneiro no Brasil com a possibilidade de implantar postos de venda de passagens e guichês de autoatendimento em todo o Estado Gaúcho.

O Terminal Rodoviário de Garibaldi foi o pioneiro na assinatura do contrato com o vencedor da licitação (Estação Rodoviária de Garibaldi Ltda.). O ato ocorreu em maio deste na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado.
FONTE: DAER

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