14 de setembro de 2012

Novas regras na licitação para a compra de novos trens

Serão permitidas a formação de consórcios e a participação de concorrentes internacionais.
A Direção da Trensurb – juntamente com a Comissão Permanente de Licitações e a Gerência Jurídica da empresa – reavaliou alguns itens que constarão no edital de licitação para aquisição de nova frota de trens. A aquisição dos novos trens ocorrerá através do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) – instituído pela Lei 12.462/2011-, não restringindo a participação de consórcios ou concorrentes internacionais.

O mecanismo encontrado para proporcionar estímulo ao mercado interno e a atividade econômica brasileira foi o estabelecimento de margem de preferência a produtos e serviços nacionais. Ainda em setembro, o edital da licitação será publicado.

Os novos trens

A empresa contratada deverá fabricar e fornecer 60 carros de passageiros, compostos em 15 trens de quatro carros.

As novas composições terão equipamento de ar condicionado com regulagem automática de temperatura, sistema de comunicação multimídia, painéis com mapa dinâmico da linha, iluminação interna com LED, cinco dispositivos de fixação de bicicletas em um dos carros intermediários, dois módulos para cadeirantes em cada carro de extremidade, assentos preferenciais em todos os carros (mínimo de 5% do total de assentos), sistema de detecção de incêndio, vidros laminados duplos não-estilhaçáveis, inibição de abertura de portas fora da área da plataforma, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, capacidade de operação em modo de condução manual ou automática e possibilidade de acoplamento. A vida útil mínima dos novos veículos deve ser de 30 anos.

Segundo cronograma inicial, a empresa contratada terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para fornecer o primeiro trem e mais oito meses (num total de 26) para fornecer os veículos restantes. Dessa forma, as primeiras novas composições podem estar disponíveis em 2014.

Para ter acesso à ata da audiência pública pertinente (realizada em 2 de agosto) e outros documentos relacionados à aquisição de novos trens, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário