11 de setembro de 2012



Canoas planeja três linhas de aeromóvel

06/09/2012
Em Abril, noticiamos[1] aqui no blog que a prefeitura de Canoas estava firmando uma parceria com a Trensurb com objetivo de estudar a possibilidade de adotar o aeromóvel como modal de transporte. A ideia, na época, era construir uma linha interligando alguns bairros, hoje servidos por ônibus, às estações do Trensurb.
Pois bem, a boa notícia é que o resultado deste estudo concluiu que há demanda não só para uma linha, mas para três linhas dentro da cidade de Canoas. De acordo com matéria publicada pela Zero Hora[2], a proposta apresentada é constituída de três linhas distintas, e foi submetida para financiamento dentro do PAC de Mobilidade do Governo Federal. Um dos lotes do programa[3]está destinado para projetos de mobilidade de cidades de médio porte (entre 250 mil e 750 mil habitantes), distribuindo um total de R$ 7,5 bilhões.
linhas de aeromóvel propostas para canoas
Trensurb (azul) e linhas de Aeromóvel propostas (rosa, verde e laranja)
A proposta dos traçados (ver imagem acima), se realizados, não apenas facilitarão o acesso de moradores dos bairros ao trensurb, mas também servirão para integrar a cidade internamente. Em nossa imagem, a linha rosa atravessa uma área que ainda está desocupada mas que, sendo propriedade privada (espólio da Ulbra), já está sendo loteado para uso imobiliário. Se os planejadores urbanos estiverem antenados, podem criar este bairro seguindo os preceitos do Transit-Oriented Development[4], que foca na vivacidade e harmonia das comunidades locais dos bairros. É uma experiência válida para Canoas, que há muito tenta se livrar do estigma de cidade-dormitório.
O blog Porto Imagem torce fortemente pelo sucesso deste projeto inovador de mobilidade urbana. Acreditamos que, com o sucesso dessa implementação, não só poderíamos ter extensões servindo outros bairros de Canoas (ou até mesmo Nova Santa Rita, que é ali do lado), mas também passaria a servir de exemplo para o resto do Brasil, que historicamente negligenciou sua mobilidade urbana em prol de um modelo deficiente baseado no transporte automotor.

[1] Blog Porto Imagem, 2 de Abril de 2012
[2] Zero Hora, 6 de Setembro de 2012
[3] Reuters, 19 de Julho de 2012
[4] Wikipedia, Transit-Oriented Development (em Inglês)

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