27 de abril de 2014

20 coisas que o Brasil terá que mudar para se tornar desenvolvido #2Transporte

O transporte coletivo é um dos principais problemas no Brasil, com a copa do mundo de 2014 muitas cidades acabaram licitando ou estão licitando seu sistema de transporte, para muitas dessas cidades, o transporte público melhorou e vai melhorar muito, mas nem todas essas melhorias são suficientes para se quer chegar aos pés do transporte nos países desenvolvidos.

Ônibus de motor traseiro, calçada da fama em Hollywood Los Angeles - Califórnia, EUA



Em 2012 entrou no Brasil, a obrigatoriedade do Euro V ou Proconve 7 P7 como é conhecido no Brasil, a tecnologia estabelece padrões, dentre esses padrões está a exclusão do diesel, para adoção do dieses S50, que polui menos, erradicando assim a fuligem preta, com a diminuição do gás expelido por ônibus e caminhões, o euro V está cada dia mais presente nas cidades Brasileiras.

Austrália


E isso não é suficiente? Olhemos o transporte das cidades grandes brasileiras e estrangeiras de países desenvolvidos e nos espantamos, os ônibus dos países da Europa, dos EUA, Austrália, dentre outros países desenvolvidos, é possível observar que são de motor traseiro, cambio automático, suspensão a ar, ar-condicionada, etc... Tudo isso podemos encontrar no Brasil, em pequenas e muitas vezes insignificantes quantidades, em Porto Alegre hoje pouco mais de 30% da frota urbana de 1,7 mil ônibus tem ar-condicionado, na região metropolitana, nem 1%. Com a licitação do transporte municipal, como houve em outras cidade como o Rio de Janeiro, a frota deverá ser 100% de veículos com ar-condicionado, isso é uma grande evolução. cidades como o Rio de Janeiro que tem praticamente toda frota de ônibus com motor dianteiro, sem suspensão a ar, sem câmbio automático, sem motor traseiro, assim são quase todas as cidades brasileiras hoje em dia, apesar de muitas estarem melhorando, o abismo entre a qualidade do serviço ainda é gigante, e se quisermos ser desenvolvidos, precisaremos mudar isto.

Ônibus de motor traseiro, Los Angeles - Califórnia, EUA


Mas o transporte não tem a ver só com a parte dos veículos, mas todo o sistema, incluindo corredores de ônibus, faixas exclusivas, pontos e terminais de ônibus e os trajetos feitos, dentre outras especificações que hoje, no transporte coletivo é meio difícil encontrar.

Simples ônibus de Porto Alegre com ar-condicionado e motor dianteiro

Simples ônibus de Porto Alegre sem ar-condicionado e com motor traseiro.


A qualidade do serviço costuma ser bem melhor nas capitais que nas Regiões Metropolitanas e interior, e mesmo nas capitais, é difícil ver transporte de qualidade, grande exemplo, apesar de estar bem longe da perfeição é Curitiba com seu sistema BRT que opera desde o século passado.



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