27 de abril de 2014

20 Coisas que o Brasil terá que mudar para se tornar desenvolvido 3#Via elétrica urbana SUBTERRÂNEA

O Brasil possuí uma rede interligada de energia elétrica enorme, de dar inveja em muitos países, porém nas nossas cidades a rede costuma ser aérea, algo que para os brasileiros parece normal, mas em um país desenvolvido, e para que a cidade tenha um aspecto muito mais bonito, limpo, é necessário vias subterrâneas, onde elas não estão no plano de visão urbanístico.


Rua tipica do centro de Porto Alegre (RS), com rede elétrica subterrânea.
Nas cidades dos países desenvolvidos a rede elétrica urbana costuma ser subterrânea e isso não é de ontem, já a muitas décadas os cabos de energia dessas cidades não atrapalham o visual, e nas cidades brasileiras? É difícil encontrar, mas já podemos perceber redes subterrâneas em diferentes locais do Brasil, dentre eles, Porto Alegre tem alguns trechos, como por exemplo o centro histórico (foto) e o trecho do humaitá até a zona sul, pela beira do Guaíba, logo uma parte muito pequena da cidade. A rede aérea também é mais perigosa e precisa de manutenção com maior frequência.


Brasília, capital do Brasil, uma cidade nova, feita já com boa parte de sua rede elétrica subterrânea, até mesmo nas zonas mais afastadas, porém ainda é encontrado locais na cidade com rede aérea.


Mas se a rede aérea é tão ruim, por que ela prevalece no Brasil? O país que é emergente, para se tornar desenvolvido, se seguir a risca o modelo dos demais países desenvolvidos deve ter redes subterrâneas nas maiores cidades, hoje em dia isso é algo raro, pelo custo elevado e também pela dificuldade de manutenção e implantação. Para implantação de uma rede aérea é só cravar meia dúzia de postes no local desejado e estender os fios, já para rede subterrânea, exige obras de médio porte, dependendo do local, o fator de inundações é presente, e torna mais um desafio para que não haja problemas posteriores, dificultando e encarecendo o processo.


Los Angeles
Austrália



Liverpool

Detroit
Detroit decretou bancarrota em Julho de 2013, assim se tornou a maior cidade do mundo a decretar falência, a mesma já apresentava decadência desde a década de 60, hoje perdeu metade de sua população (1,8 mi em 1950 para 713 mil em 2010, na comparação com Canoas, que tem 325 mil habitantes, pouco menos que a metade, Detroit já foi considerada a cidade mais promissora do mundo.



Canoas falhou em todas as suas oportunidades de ter coisas bem feitas, em sua penúltima estréia, o viaduto de saída da BR-386, lançado em 2011 tem luminárias muito belas, porém com o fio passando por cima. Mais tarde em Dezembro de 2013, Canoas teria uma rede subterrânea ou quase. A BR-448, que vivem roubando os cabos e deixando a mesma, as escuras, veja FOTO.


 Av. Rio Grande do Sul, Bairro Mathias Velho, no subúrbio de Canoas, com rede aérea.

Viaduto Caltol no Bairro Centro em Canoas, tem parte da fiação acoplada ao viaduto, ao invés do famoso fio aéreo passando pelo poste de ferro, o que pode causar descargas elétricas.


Alguns locais de algumas cidades já possuí rede subterrânea, uma das mais novas fica em Porto Alegre na costa do Guaíba

Av. Edvaldo Pereira Paiva, Zona Sul de Porto Alegre-RS, obra da rede subterrânea da costa do lago Guaíba(ao fundo estádio Beira-Rio) com iluminação pública sem fios amostra.


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