30 de setembro de 2013

Empresa cria aplicativo para monitorar trajeto de ônibus em tempo real em Pelotas

Plano é de que serviço também ofereça imagem interna do transporte para usuários visualizarem lotação

Júlia Otero, Pelotas

Uma empresa criou um aplicativo para monitorar o trajeto dos ônibus de Pelotas em tempo real. O usuário pode ver do celular, do tablet ou do computador onde o veículo está. O plano é de que o serviço também ofereça uma filmagem interna ao vivo do transporte para visualizar a lotação.
O sistema ainda está em testes. Nesta semana ocorre o terceiro teste em um período de dois anos com um ônibus da empresa Turf, o carro 86 da linha Guabiroba. Na prática, é preciso apenas implantar um smartphone no veículo e ter acesso a uma conexão 3G.
— A diferença entre o rastreamento comum e o nosso é de que usamos uma tecnologia mais rápida. Nossa atualização é de uma média de um segundo, enquanto as demais tomam 40 segundos. E, além disso, oferecemos a visualização não apenas para o dono da empresa, mas para todos os usuários — conta um dos idealizadores do projeto, Fernando Duran.
Ele afirma que a maioria dos serviços de previsão de chegada de ônibus não utiliza o rastreamento, mas uma média comum de tempo de trajeto, o que pode não ser contabilizada caso surja um acidente ou engarrafamento fora dos planos.
Para implantar todo o sistema criado pela empresa Tracker Net na frota de 230 ônibus da cidade seria preciso que a empresa vencedora de uma licitação, que deve sair em 2014, contratasse esse serviço, já que o novo edital prevê a necessidade de monitoramento por GPS. O sistema custaria R$ 40 mensais por veículo, fora os smartphones.
Até sexta-feira, os usuários da linha Gabiroba podem acessar o trajeto do carro 86 pelo site www.trackernet.com.br/turf e os aplicativos podem ser baixados em celular com QR Codes que serão impressos e colados em paradas de ônibus. O aplicativo hoje trabalha apenas com sistema operacional Android. Para iphones e sistema Windows, ainda está em desenvolvimento.
fonte: zero hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário