12 de dezembro de 2019

Prefeitura de Canoas já admite renovar contrato com a Sogal por mais 10 anos

Se for aprovada PL-64, Sogal poderá explorar o transporte em Canoas até 2030

Do Canoas Bus


Após uma recomendação feita pelo Ministério Público, foi encaminhado para a câmara dos vereadores a PL64, que visa a renovação do contrato de prestação do serviço de transporte coletivo com a Sogal por mais 10 anos em Canoas.
A proposta tem previsão para ser votada no dia 20 de Dezembro, na câmara dos deputados, os mesmos estão discutindo desde já o tema. A prefeitura já se mostrou a favor, mesmo que uma das principais promessas de campanha tenha sido a de realizar o edital. O ex prefeito Jairo Jorge da silva é contra a renovação.
O motivo alegado para renovação, é a recomendação feita pelo ministério público, que põe em pauta o processo movido pela Sogal, que alega prejuízo de quase 20 milhões gerados pela renovação de frota realizada desde a entrada da gestão Busato, que exigiu a compra de novos coletivos.

Se hoje a renovação da frota é motivo para não licitar,  como ficarão as renovações a partir de 2025, próximo do fim do novo contrato?

Mais uma vez teremos ônibus de 18 anos como na atualidade? Ou teremos renovações as vésperas da renovação e a empresa Sogal entrará com novo processo para impedir nova licitação? Fica como questionamento.

10 anos É MUITO TEMPO para pagar uma simples renovação com veículos usados

Inicialmente o documento feito pelo MP falava em 7 anos para a Sogal pagar o investimento, mas o que vemos na PL 64 é uma renovação por 10 anos. Fora isso, temos quase 80 ônibus com mais de 10 anos na frota.

Ainda são cerca de 70 veículos com mais de 10 anos em circulação

Ainda há uma extensa renovação a ser feita nos próximos anos, com muitos veículos a serem desativados. O problema é que a empresa Sogal amarga dívidas trabalhistas de mais de 150 milhões, o que pode por em xeque sua possibilidade de renovação de frota.


Acompanhe a idade da frota em tempo real

Um comentário:

  1. CURIOSO, pra não dizer absurdo...foi os funcionários do programa JOVEM APRENDIZ, recolhendo assinaturas no paradão do Centro de Canoas para usar como matéria processual onde o Canoense em tese apoiaria a permanência da SOGAL por mais 10 anos. Ser empresário Majoritário em Canoas, não é pra amadores.... #FimDaOligarquiaBiazusJá

    ResponderExcluir