23 de julho de 2014

Aplicativo do transporte público de Canoas é lançado


Tony Capellão
Prefeito conferiu como funciona o Canoas Mobi
Prefeito conferiu como funciona o Canoas Mobi

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Foi lançado na tarde desta terça-feira (22), pelo prefeito Jairo Jorge, um aplicativo que dará todas as informações necessárias para o usuário do transporte coletivo em Canoas: o Canoas Mobi. É o primeiro do gênero no país que foi totalmente desenvolvido por uma prefeitura. Agora, os canoenses têm a opção de saber quais linhas, itinerários e paradas e em quanto tempo os ônibus passarão no local em que estão.
O aplicativo Canoas Mobi, que pode ser consultado por celular, tablet ou computador que tenha acesso à Internet, é uma ferramenta útil não só para quem utiliza o transporte coletivo convencional, mas também para quem quiser saber mais sobre os seletivos. Ainda é possível saber a localização de todos os pontos de táxi no Município.
O lançamento do Canoas Mobi, desenvolvido pelo CanoasTec, foi realizado no auditório Sady Schiwitz, no Paço Municipal. O prefeito Jairo Jorge destacou que o serviço é mais uma inovação no transporte coletivo de Canoas, o que vem ocorrendo desde março de 2009, quando foi implantado o Parada Fácil, que permitiu ao usuário fazer a integração nos ônibus de qualquer lugar do Município.
De lá para cá, o Município possibilitou ao passageiro fazer a integração do transporte coletivo convencional com os seletivos, os ônibus metropolitanos e o trem. "O Canoas Mobi agora vai permitir ao cidadão a informação correta e efetiva sobre o seu ônibus. E será uma ferramenta para a prefeitura, o cidadão e a empresa, para que todos possamos melhorar o serviço. Estamos inovando, e o grande beneficiado é o cidadão", disse o prefeito, que completou dizendo que o aplicativo, totalmente desenvolvido pelo setor público, será disponibilizado para outras prefeituras do país.
O secretário em exercício de Transportes e Mobilidade, Euclides Coimbra, também destacou a iniciativa. "Não é apenas um aplicativo. É a possbilidade real de o cidadão de Canoas ter acesso a todas as informações do transporte coletivo", comentou o secretário.
A apresentação do aplicativo coube ao superintendente de Projetos e Sistemas do CanoasTec, Paulo Ricardo Carvalho de Oliveira. Ele destacou todas as possibilidades de interação do usuário com o aplicativo. Oliveira também ressaltou que elogios, críticas e apontamentos de possíveis erros serão bem-vindos. Para contribuir, basta o usuário clicar no envelope, na parte inferior do aplicativo. 

Como acessar o aplicativo
Para acessar o Canoas Mobi, o usuário pode escolher uma das seguintes opções:
- Pelo site www.canoas.rs.gov.br/canoasmobi (versão desktop)
- Pela Fanpage da prefeitura: www.facebook.com/PrefeituradeCanoas
- Pelo Facebook: apps.facebook.com/canoasmobi/
- Pelo Google Play (aplicativo para tablets e celulares com sistema Android)
- QR code nos panfletos sobre o Canoas Mobi e em adesivos colados nas paradas de ônibus aponta para o GooglePlay, para baixar o aplicativo para dispositivos móveis
Em breve, o aplicativo também estará disponível para Windows Phone e para celulares com sistema iOS (na App Store) e ainda possibilitá a integração com o Twitter e o Google+.

Paradas e linhas de ônibus no mapa
Se o GPS do celular estiver ligado, o mapa irá buscar a posição do usuário e centralizar o mapa de Canoas na posição em que ele está, mostrando as paradas de ônibus mais próximas. Caso o usuário esteja posicionado a mais de 10km do Município, o mapa será centralizado no Centro de Canoas, junto à Prefeitura.
Para obter informações das linhas que utilizam a parada de ônibus em que o usuário se encontra, basta clicar na parada (simbolizada por um ícone laranja, com a figura de um ônibus). O usuário ainda pode clicar em "Parada, Linhas e Horários", onde haverá uma tela que mostrará todas as linhas que utilizam aquela parada. As informações grifadas em vermelho indicam que a linha de ônibus encontra-se a menos de 20 minutos para chegar à parada.
Também é possível conferir os códigos das linhas, o letreiro dos ônibus e os itinerários de todos os coletivos que utilizam a parada escolhida. Além disso, para as linhas que vão demorar mais de 20 minutos para passar, o usuário pode visualizar todos os horários de saída do terminal.
Ao clicar sobre a linha, todo o itinerário dela, com suas respectivas paradas, é mostrado no mapa. O aplicativo também permite indicar ao usuário o caminho a pé para chegar até a parada desejada e mostrar uma visão da rua do local em que ela se encontra, através do Google Street View. 

Paradas e linhas de ônibus por código
Para escolher a Parada de Ônibus diretamente, sem usar o mapa, basta clicar no link "Parada por Código", onde será aberta uma janela com os campos para informar o código da parada. Todas as paradas de ônibus do Município têm uma placa com o código que a identifica.
Depois de digitar o código, é aberta uma tela que mostra todas as linhas que utilizam aquela parada, com os códigos das linhas, o letreiro dos ônibus, os horários de saída do terminal e os itinerários.

Itinerários e horários das linhas
Outra opção do usuário do transporte coletivo é saber a respeito de todas as linhas de ônibus do Município. Nessa tela, sob o mapa, o interessado pode visualizar uma lista com todas elas. Ao escolher uma linha, o usuário pode ver todos os horários de saída do terminal e ainda visualizar no mapa o itinerário dela.

Localizador de paradas e linhas no mapa
O serviço também permite a localização de paradas mais próximas entre dois pontos. Será possível identificar a localização dos pontos de duas maneiras: arrastando os ícones 1 e 2 no mapa ou digitando o endereço ou ponto de referência (ex: hospital, shopping etc) nos campos 1 e 2 abaixo do mapa.
Ao fazer a busca, o usuário recebe a indicação das linhas que o levarão até o destino desejado, bem como a parada em que ele deverá embarcar (com a indicação da distância do local em que está), o ponto em que deverá descer (com a indicação da distância da parada ao local para o qual deseja ir) e os próximos horários de saída do terminal das linhas que passam pelo ponto de origem. 

Pontos de táxi no mapa
Pelo Canoas Mobi, também é possível saber, com o uso do GPS, pelo celular, qual o ponto de táxi mais próximo do local em que o usuário está. Todos os pontos estão identificados por um ícone laranja, com a figura de um automóvel. Ao clicar no ponto desejado, o interessado poderá obter um mapa com o caminho a pé para chegar até o local desejado e uma visão da rua do local em que o ponto se encontra, através do Google Street View. 

SMS e totens
O usuário do transporte coletivo de Canoas ainda pode receber pelo celular a informação de chegada das diversas linhas aos pontos de parada no Município.
Para isso, o passageiro deve ver o número da parada em que está. Cada ponto tem um número, com sua respectiva região. O usuário deve, então, enviar uma SMS para o número 27600, com a palavra ''Canoas+Número da parada". Por exemplo: "Canoas 205SE". Como retorno, o passageiro receberá uma mensagem de volta com todas as linhas que passarão naquele determinado ponto nos próximos 20 minutos.
Também a comunicação com o usuário ocorre por meio de painéis (totens) instalados em pontos estratégicos da cidade, permitindo a visualização das linhas e o tempo que os ônibus levarão para chegar até o ponto de parada.

GPS
Desde 2012, os ônibus urbanos de Canoas dispõem de GPS. Com o equipamento, os 115 veículos da frota convencional e os 30 seletivos são monitorados. Com o GPS, é possível saber exatamente onde o ônibus está e quanto tempo levará para chegar a um dos mil pontos de embarque e desembarque espalhados pelo Município.

Parada Fácil: integração desde março de 2009
Desde março de 2009, Canoas dispõe do Parada Fácil, um sistema de transporte integrado implementado pela prefeitura. Com o uso do cartão TEU!, as pessoas não precisam pagar uma segunda passagem, se pegarem outro ônibus no intervalo de uma hora e meia.

População pode fiscalizar
A população pode fiscalizar o correto funcionamento do serviço de transporte público em Canoas. Quando há o descumprimento em algum horário, o usuário pode ligar gratuitamente para o atendimento ao cidadão da prefeitura, pelo número 0800 51 1234, para fazer a reclamação, o que poderá acarretar em multa para a empresa concessionária do serviço.


Crédito da notícia: Jornalista Luiz Roese - MTE 11631
fonte: prefeitura de canoas

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