11 de dezembro de 2013

Metroplan apresenta proposta de redução de tarifas dos ônibus para manter a competitividade

Ampliação do trem até Novo Hamburgo é uma alternativa mais rápida para chegar a Capital

Metroplan apresenta proposta de redução de tarifas dos ônibus para manter a competitividade Vinícius Roratto/Especial
Com o trânsito intenso da BR-116, como em Canoas, trem até Novo Hamburgo se tornou mais atraente a usuários do sistema de ônibusFoto: Vinícius Roratto / Especial
A publicitária Larissa Bittencourt, 29 anos, espera apenas pela inauguração de duas estações do trensurb próximas a sua casa, em Novo Hamburgo, para abandonar as viagens diárias de ônibus a Porto Alegre, onde trabalha em uma agência no bairro Moinhos de Vento. Alerta a casos como o da publicitária, a Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan) vai apresentar hoje uma proposta de redução de tarifas para manter a competitividade do negócio para os coletivos.

A preocupação é de que os 9,3 quilômetros ampliados nas estações Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo enfraqueçam as empresas de ônibus. O caso de Larissa é um entre milhares de moradores da cidade da Região Metropolitana que foram beneficiados com a expansão do trem. Ela, por exemplo, não vê mais sentido em ir e voltar de Porto Alegre de ônibus.

– Eu até prefiro o ônibus, pela comodidade e conforto, só que em função do tráfego intenso da BR-116, acabo optando, às vezes, pelo trem. Mas com as duas estações do Trensurb perto de casa, não tem por que não ir de trem – pondera a publicitária.

A iniciativa da Metroplan, que será discutida a partir das 9h no Conselho de Transporte Metropolitano, é para que existam apenas duas tarifas para os trajetos envolvendo o Eixo Norte (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas).

No trecho mais longo, entre a Capital e Novo Hamburgo, o valor unificado seria de R$ 3,15. Na rota entre Novo Hamburgo e Canoas, o custo sugerido é de R$ 2,65.

– Queremos uma simplificação. Hoje, são mais de 10 tarifas. Fizemos estudos e chegamos à conclusão de que fixando estes dois valores, o ônibus se tornará competitivo e com mais passageiros. As empresas fariam suas regras e compensações e estão dispostas a assumir o compromisso – explica o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

Segundo ele, a conclusão da BR-448 (Rodovia do Parque), prevista para o dia 19 deste mês, fará com que 40% dos coletivos que trafegam pela BR-116 optem pela nova estrada. Com isso, as viagens devem se tornar mais pontuais e fluir melhor, conforme Escher:

– Estamos trabalhando também nas ligações fora da BR-116, entre os municípios, para melhorar as ofertas. Essa proposta vai, no mínimo, qualificar o debate. Precisamos tratar o sistema de maneira mais integrada e legível para o usuário. Minha expectativa é de que ela vingue porque foi acordada com os operadores de transporte.

Se for aprovado no Conselho de Transporte Metropolitano, o projeto seguirá para apreciação na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs).

COMO PODE FUNCIONAR
- Simplificação tarifária do Eixo Norte (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas).

- A viagem de Novo Hamburgo a Porto Alegre, que custa hoje R$ 5,80, passaria a custar R$ 3,15.

- A mudança valeria para todos os trechos que envolvem a rota.

- A alteração traria benefícios a quem se desloca de São Leopoldo à Capital. Hoje, o bilhete custa R$ 4,80.

- De Sapucaia do Sul a Porto Alegre, outro exemplo, a economia seria de R$ 0,35.

- Para viagens entre Novo Hamburgo e Canoas, a tarifa seria fixada em R$ 2,65.

- A Metroplan quer também novas ligações entre os municípios, fora da BR-116, como alternativa ao Trensurb.

- Com a conclusão da BR-448 (Rodovia do Parque), 40% dos coletivos deixarão de circular pela BR-116.
fonte: ZERO HORA

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