13 de dezembro de 2013

EPTC decide não liberar acesso da Rodovia do Parque a Porto Alegre

Segundo a Empresa, falta segurança viária na conexão com a capital.

Liberação poderia provocar acidentes e atropelamentos, diz EPTC.

Do G1 RS

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) decidiu na manhã desta quinta-feira (12) que não irá liberar a circulação na alça da BR-448 (Rodovia do Parque) que dá acesso ao Bairro Humaitá, nas imediações da Arena do Grêmio, na Zona Norte de Porto Alegre. De acordo com o órgão que controla o trânsito na capital gaúcha, não existem, até o momento, condições razoáveis de infraestrutura e segurança viária na conexão com a área urbana, com riscos de acidentes e atropelamentos.
Há um impasse entre a EPTC e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que já fez o anúncio da entrega das obras. A EPTC exige que o DNIT se responsabilize pela instalação de uma infraestrutura que dê segurança aos moradores do Bairro Humaitá, especialmente da Rua Padre Leopoldo Brentano.
"Tem que ter garantia de redução de velocidade. Os veículos vão chegar de uma via rápida e ingressarão em um bairro residencial, que quando não tem eventos na Arena, tem muito pouco movimento. Crianças caminham na rua, jogam bola na calçada naquele local. A velocidade precisa ser reduzida para 50 km/h no ingresso para a área urbana. A EPTC se disponibiliza a dar lombadas eletrônicas, mas o resto da estrutura tem que ser de responsabilidade do DNIT", disse ao G1 o Vanderlei Capelari, diretor-presidente da EPTC.
De acordo com as diretrizes viárias encaminhadas para o DNIT, no acesso ao município de Porto Alegre, a BR-448 deveria prever a conexão de chegada, no bairro Humaitá, em ambos os sentidos (entrada e saída), permitindo integração e continuidade com o futuro traçado da 4ª Perimetral, já definido pelo Plano Diretor.
Entre as medidas emergenciais para garantir maior segurança na circulação, deverão ser executadas a correção geométrica da conexão com a avenida Leopoldo Bretano, a implantação da sinalização viária, a colocação de dispositivos para a redução da velocidade, bem como a implantação de elementos que impeçam as travessias em locais impróprios.

FONTE: G1

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