17 de março de 2013

Seminário em Canoas vai discutir a Implantação do Aeromóvel, verba LIBERADA, SISTEMA FUNCIONANDO ATÉ 2016



O grupo de Trabalho responsável pelo acompanhamento na implantação do aeromóvel em Canoas realizou nesta sexta-feira, 15, seu segundo encontro.
A reunião foi realizada no Paço Municipal, e teve a participação do prefeito Jairo Jorge, o presidente da Trensurb, da Bourscheid, da Aeromóvel ,além de vários secretários de governo como Transporte e Mobilidade e Escritório de Captação de Recursos
APRESENTAÇÃO
Na reunião ficou definido que o veículo será apresentado no dia 18 de abril quando ocorrerá na cidade um seminário para a apresentação da modelagem do Aeromóvel. O evento vai contar com lideranças políticas e empresariais para discussão de parcerias público-privadas (PPPs) e experiências já existentes em outras cidades .
O novo modelo de transporte que será oferecido na cidade deverá estar funcionando dentro de três anos. A verba para implantação já foi liberada pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Canoas. A 1ª etapa da obra que ligará o fundo do bairro Guajuviras à estação do trem Mathias Velho, terá seis quilômetros.
O eixo leste, como está sendo chamado, deverá contar com nove estações que ficarão localizadas na avenida 17 de Abril, no Guajuviras, e Boqueirão. Seis veículos farão as viagens e atenderão, cada um, 300 passageiros. O investimento desta primeira etapa chegará a R$ 47,9 milhões. Hoje, 33 mil pessoas percorrem o trecho entre os dois bairros mais populares da cidade, representando 44% de todos os passageiros que utilizam o transporte público.

Crédito da notícia: Secom CANOAS

3 comentários:

  1. Um conselho para os canoenses. Aguardem que todos os testes de funcionamento do aeromóvel no aeroporto sejam realizados. Este meio de transporte, na minha opinião, não é recomendável para o trecho Mathias Velho/Guajuviras. Não existem teste comprovados de que mais veículos possam funcionar ao mesmo tempo. Cuidado, estes aventureiros de plantão (Direção da Trensurb e Prefeitura de Canoas), não sabem o que estão fazendo. Existem interesses pessoais envolvidos na implantação desta tecnologia. Nem o sr. Coester tem certeza no sucesso desta tecnologia quando implantada em grandes distâncias, com alta demanda e mais veículos em funcionamento.
    Procurem entender como funciona sistema de propulsão que movimenta este veículo. Cuidado que podem estar jogando dinheiro público no lixo.

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  2. REALMENTE. MAS CREIO QUE UM ESTUDO MAIOR DEVE SER FEITO PARA SER IPLANTADO O SISTEMA, VAMOS ASSIM ANALIZAR JUNTOS O AMBITO DO SISTEMA.

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  3. Mais de três quilômetros e mais de uma década de operação:
    http://www.youtube.com/watch?v=mSWzixjzA8E

    O conceito é tão simples e seguro que ferrovias movidas a ar foram usadas durante mais de uma década e em trechos de mais de 12 km na inglaterra no inicio do século XX. Deixaramd e ser usadas porque os motores a vapor diminuíram e as vedações da época eram de couro e de manutenção cara.

    O aeromóvel é só uma redescoberta das atmosferic railways. Nada mais garantido. Sobretudo com a tecnologia atual.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Atmospheric_railway

    Insistir em que não é testado é apenas discurso obscurantista de quem defende o que realmente é inviável: manter mais de trezentas mil pessoas se transportando precariamente em ônibus minúsculos em uma cidade que não tem espaço nas ruas para isso.

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