23 de fevereiro de 2012

Renovação de frota da Vicasa, AMANHÃ TEM NOVAS FOTOS!

Essa matéria vai pra pagina de matérias.

A VICASA é a maior empresa da região metropolitana de Porto Alegre, é dona da Transcal e da SOGAL, mas como todos nós sabemos está passando por uma má fase, e essa má fase vem causando transtornos em relação a renovação de frota.
Até o ano passado ainda circulavam Torino 1983, o primeiro da série, que foi fabricado até 1989, como todos sabem, ano passado era 2011, e como todos sabemos, mais de  20 anos em relação ao ultimo ano de fabricação, estava circulando com autorização especial. Mas hoje ainda rodam ônibus de 1990 e 1991, que não poderiam mais rodar conforme a lei, eu gosto de ônibus antigos, mas todos nós sabemos que isso é descaso com a população canoense, que disfruta de uma frota tão renovada municipal da sogal, mas na vicasa não tem luxo.
Grandes renovações: As grandes renovações de frota da vicasa ocorreram de 1990 a 1995, todos esses mais de 100 onibus terão que sair até 2015, a maioria até 2013, mas a empresa não está procurando renovar muito a sua frota, e isso é um grande problema, já que muitos ônibus perderão logo o prazo de validade e a renovação acontece muito lentamente.
As renovações recentes: Recentemente a vicasa comprou ônibus novos, mas muito poucos pra uma frota de mais de 160 veiculos, em 2011 comprou 2 onibus novos, e ainda por cima, um deles foi pra TM, consorcio metropolitano, o que dá só um ônibus novo no ano, em 2012 a empresa foi desativada de cachoeirinha, e os ônibus mais novos vieram pra canoas, foram 10 onibus, do carro 953 ao 962 que viraram do 3520 ao 3526 e do 3565 ao 3567, são Torinos G6, alguns de 2004 e outros um pouco mais velhos, substituindo os vicasa que faziam linha de gravataí e passava por canoas, só mudaram o nome pra transcal os antigos do 3520 ao 3526 e do 582 ao 592. Já em 2008 teve a compra de 10 novos ônibus pra atuar nas linhas integração, em 2006 foram comprados alguns pra vicasa cachoeirinha intermunicipal ( substituída pela transcal, mesmo dono) e outros pra canoas, o 3503 e o 3552. Em 2005 teve 3 viales e 15 torinos, 2004 teve a compra de mais torinos g6 do 3527 ao 3536, na verdade essas compras variam desde 2003, além da compra de viales em 2001 e torinos GV articulados e normais no final dos anos 90.Tambem teve compra de ônibus usados, como os 4 viales da Mauá do RJ e a exportação do 3553 de Portugal, o gran viale low entry.








E vem renovação por aí, entre aspas: os ônibus que sairão da sogal torinos G6 de 2001, eram 11 e mais 2 articulados que irão pra vicasa, além dos que ainda vão sair nos próximos meses e anos. Fora isso todos esperam que a vicasa compre ônibus novos, além de reutilizar os da desativada cachoeirina e da sogal, o trunfo de cachoeirinha já foi, e a sogal tem bem menos ônibus, a vicasa não pode só viver dos que a sogal aposenta, mas todos nós sabemos que essa empresa vai se recuperar.
E se não entregar os pontos até 2015, nunca mais, a Vicasa é guerreira e vai conseguir sair dessa.



Um comentário: