5 de fevereiro de 2020

Busato anuncia 36 milhões em asfalto de ruas já pavimentadas mas exclui oeste de Canoas

Serão 50 Km, mas Mathias Velho, Harmonia, Mato Grande, Fátima e Rio Branco ficam de fora

Do Canoas Bus
Não tem carro?  Pois saiba que grande parte do investimento do aeromóvel vai ser realocado na pavimentação de ruas por toda cidade, principalmente nos quadrantes Nordeste/Sudeste, onde o prefeito Busato acaba de assinar um contrato para recuperação de 50km apenas no lado leste de Canoas, excluindo o eixo Mathias Velho- Harmonia - Mato Grande - Fátima - Rio Branco do lado oeste, onde temos o projeto da Perimetral Oeste parado há pelo ao menos 4 anos. Alguns trechos de vias já foram recuperados em ambos os lados da cidade, ao todo foram 20 Km segundo a prefeitura, a exemplo de um trecho da Rua Florianópolis no bairro Mathias Velho.

Ruas sem pavimento e duplicação da Perimetral Oeste não são contempladas

Nota-se uma priorização de áreas de alto poder aquisitivo na cidade, deixando os bairros da área zona oeste canoense com poucas intervenções. Até agora, pode-se notar também que nem mesmo a ciclovia entre parques foi finalizada, após quase um ano de obras. Falta também a concretização de investimento em calçadas e acessibilidade. A prefeitura está priorizando o uso de carros na cidade, esquecendo as outras formas de transporte e ignorando que as pessoas precisam de outras alternativas para se locomoverem. Os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) indicam que o carro não deve ser prioridade nos investimentos das cidades, isso porquê já possui infraestrutura avançada, enquanto as calçadas geralmente estão em péssimas condições e as ciclovias ainda estão muito ausentes na paisagem das cidade. Assim o destino da maioria esmagadora dos investimentos do cancelado projeto do aeromóvel deveriam estar alocados desenvolver essas infraestruturas, oportunizando que as pessoas utilizem modais de transporte alternativos. Assim verificamos:  Zero obras de calçadas e acessibilidade, zero ciclovias, zero corredores de ônibus ou faixas exclusivas e zero revitalização de terminais de ônibus.

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