10 de outubro de 2019

História de Canoas em ruínas

Casa Abadie, única do século XIX e Vila Nênê aguardam por restauração

Do Canoas Bus
Na saída da estação Canoas, a visão da casa Abadie, a mais antiga ainda em pé em Canoas, agoniza em suas ruínas, com vegetações crescendo para que as paredes históricas sedam de forma mais rápida. A construção data de 1899, sendo a única em pé construída no século XIX. Um projeto apresentado em 2007 para transformar o local em museu, não foi para frente, por irregularidades retratadas, de qualquer modo, terreno onde se encontra foi utilizado como estacionamento até o ano passado. Agora fechado, as ruínas estão sem acesso pelo população e a vegetação cresce nas paredes históricas ainda em pé.
Pra quem passa na Santos Ferreira, próximo à escola Mal. Rondon percebe o estado deplorável na qual se encontra a Vila Nênê, uma construção marcante, com estilo eclético, construída em 1935 e preservada até pouco tempo atrás. Recentemente foi posta uma cobertura para proteger o imóvel da ação do tempo, o problema é que a casa pegou fogo há dois anos e aguarda por restauração e projeto de uso. Corre um processo no Ministério Público para resolução do empasse.
Os bens estão no cadastro das ZEICs - Zonas de Interesse Cultural, apenas a Vila Nênê é tombada como patrimônio Histórico. Canoas possui 8 imóveis tombados, o último tombamento foi a Vila Joana em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário