9 de janeiro de 2018

Opinião: Burguesia LaSallista beneficiada em detrimento do transporte público

Eu deslocaria a parada, mas para estender o corredor de ônibus e melhorar o transporte

Foto: Prefeitura de Canoas/Reprodução

Quem costumava embarcar ou desembarcar do ônibus em frente ao LaSalle não tem mais essa possibilidade, o ponto dali foi desinstalado pela prefeitura no sábado. Os usuários mais afetados são os de Nova Santa Rita, que agora precisam atravessar a passarela para a Guilherme Shell e utilizar o novo ponto, em frente ao colégio Maria Auxiliadora.Os principais problemas constatados foram a distância do novo ponto e a falta de segurança em horários de menor movimento e final de semana.

Relembrando o problema de transito que motivou a mudança foi os constantes congestionamentos na Victor Barreto ocasionados pela fila dupla de ônibus e carros de pais buscando seus filhos na escola La Salle. A prefeitura ao buscar uma solução optou pela mudança do ponto de ônibus, que afeta diretamente os usuários do transporte coletivo intermunicipal. Além disso proibiu o estacionamento na faixa da esquerda, garantindo duas faixas de rolamento.
 
Daí eu te pergunto caro leitor, por que não proibir os carros de parar ali e estender o corredor de ônibus da Victor Barreto para melhorar o transporte coletivo, diminuindo o tempo das viagens, atraindo mais passageiros e diminuindo o transito de veículos individuais? Dessa forma melhoramos a mobilidade, pensando as cidades para as pessoas, não para os carros. Fomentando e investindo na rede de transporte público, de forma que esse atenda o maior numero de pessoas da melhor forma. 
O que vou dizer agora é um fato " um transporte melhor, atrai mais passageiros" e por consequência melhora a mobilidade.

Voltando a falar da parada do Vianova e para concluir, talvez seja inevitável deslocar esse ponto mais cedo ou mais tarde, é necessário também exigir condições de acessibilidade e segurança junto aos órgãos públicos. Já o alerta de darmos mais atenção para o transporte público ao invés do individual serve para o planejamento do SIT, novo sistema integrado de transporte que começa a ser implantado em Canoas com a licitação, que ocorrerá esse ano. Acompanhe tudo aqui no Canoas Bus
 

2 comentários:

  1. Ótima matéria e tema muito bem abordado. Infelizmente Canoas esta se tornando um cidade de negócios e ganância, onde quem tem dinheiro vive bem e o pobre passa mal.

    ResponderExcluir
  2. infelizmente a população não é consultada nesses casos, e o interesse acaba ficando sempre pra quem tem mais dinheiro. O transporte público de Canoas é horrível.

    ResponderExcluir