5 de abril de 2017

Licitação do transporte em Canoas: verdades e mitos

Grande parte da população de Canoas anseia por uma licitação para concessão do transporte coletivo da cidade para melhoria do serviço oferecido que tem deixado a desejar em diversos aspectos como idade da frota,limpeza dos veículos, cumprimento de horários, pequena quantia dos mesmos, dentre outros problemas.

Promessa de campanha do atual prefeito Luís Carlos Busato (PTB), uma nova licitação será feita, é importante a participação da população nas audiências públicas para que sugestões de melhoria do sistema sejam apresentadas, pois poucos sabem, mas o transporte de Canoas já foi licitado em 2008, na ocasião a participação popular não foi ampla e diversos itens poderiam ter sido resolvidos na ocasião perduram até os dias atuais.

Licitação imediata - MITO

A licitação feita e assinada em 2008 possuí validade de dez anos, ou seja, em 2018 o contrato que poderia ser renovado até 2028 terá seu fim decretado. Um dos motivos é a vontade popular, outro são os problemas na prestação do serviço. Interromper o contrato em 2017, seria o mesmo que pagar multa milionária e ficar sem empresa de transporte. Ninguém quer correr esse risco. Logo teremos a licitação elaborada e lançada, com audiências públicas como manda a lei. A assinatura e começo do serviço só no final de 2018-início de 2019.

Frota sucateada - VERDADE

Sim, a frota da Sogal está sucateada, e existem veículos que estão com prazo de utilização vencido desde 2011 ainda circulando na frota. Ao todo são 56 ônibus no total de 125.

Fim do Monopólio é sinônimo de melhoria - MITO

Entenda e aceite... Quem faz o sistema de ônibus não é a empresa ou as empresas, mas o MUNICÍPIO, reclame com a prefeitura se a sua linha tem intervalos de 40 minutos.
Existem cidades com apenas uma empresa e sistemas exemplares como Caxias do Sul, aqui mesmo no RS e cidades com diversas empresas como Porto Alegre em que o sistema deixa muito a desejar. No caso da cidade serrana, o sistema é constituído por linhas alimentadoras e radiais, essas circulam pela zona central da cidade nos corredores de ônibus com veículos articulados e faixa de ultrapassagem. As linhas alimentadoras vão de um ponto de integração até os bairros, tudo isso trás menor lotação, fim de viagens ociosas, diminuição de intervalos (antes uma linha que possuía intervalo de 1 hora diminuiu para 20 minutos) e integração municipal. Sistema bom e monopólio não são antônimos, então saibamos que temos que cobrar um bom sistema de nossa administração.

Licitação é sinônimo de concorrência - MITO

Outro detalhe é que mesmo com licitação, não obrigatoriamente alguma outra empresa vá se interessar por prestar o serviço em Canoas, que ocorreu em 2008 aqui mesmo e em 2014 e 2015 em Porto Alegre. É muito mais custoso para uma empresa de fora entrar com frota 100% nova, garagem na cidade e terreno para mesma enquanto a Sogal só teria de renovar parte da frota.

Não existe concorrência em transporte público - VERDADE

O que poucos saibam é que nos dias atuais não existe concorrência em transporte público, aí vai uma verdade que pode doer: com uma ou vinte empresas, seu ônibus vai ter o mesmo intervalo de 40 minutos, isso ocorre porque quem define a tabela de horários é a prefeitura, não a empresa prestadora do serviço. Se a sua linha precisa de mais horários, reclame junto a administração municipal, nas cidades onde há mais de uma empresa, elas dificilmente operam na mesma região e as tabelas são definidas pelas prefeituras.

Ar-condicionado aumenta custos - VERDADE

Querer ar-condicionado na frota municipal e não querer pagar por isso é hipocrisia, então convenhamos, querem melhoria, aceitem que vamos pagar mais por isso. Justo



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