24 de março de 2017

POA começa implantar pagamento de ônibus com cartão de débito/credito

Pioneiro em capitais

A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira (21) o pagamento de passagens de ônibus coletivos e lotações com cartões de crédito, débito e pré-pago. A modalidade é considerada ainda em teste, com usos restritos a duas linhas e exigirá que os cartões dos passageiros tenham tecnologia contactless, que permite o registro do pagamento.

A prefeitura assegurou que os bancos terão de emitir aos clientes  A linha de ônibus T1 (Carris) e a lotação do Menino Deus (carros 224 e 227) poderão receber os meios de pagamento.

A lotação começou nesta terça. O T1 será nesta quarta-feira (22). O prefeito Nelson Marchezan (PSDB) fez o lançamento. Ele disse que o projeto busca melhorar a segurança e facilitar o acesso ao sistema de transporte. Segundo Marchezan, Porto Alegre será a primeira capital do País a testar a tecnologia no transporte público municipal. “Essa inovação garante mais segurança no transporte público, porque diminui a circulação de dinheiro e agiliza todo o processo", comentou o prefeito. Segundo a prefeitura, as vantagens dos cartões “sem contato” são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador. Os testes serão realizados durante 30 dias com cartões bancários sem contato. 

O CEO da Autopass, Rubens Gil Filho, que oferece o cartão teste, garantiu que Porto Alegre será a primeira cidade da América Latina a disponibilizar esse serviço no transporte público. Foram feitas 100 unidades. Quem tiver cartão com a tecnologia poderia usar. O diretor técnico da Procempa, Michel Costa, informou que o cartão com a tecnologia pode ser solicitado por qualquer usuário ao gerente do banco que opera. O Banco do Brasil informou que neste momento não emite cartão com o contactless, que já usa o smartphone como plataforma para pagamentos. O Banrisul também não disponibiliza. Em nota, o banco gaúcho cita que busca disponibilizar "meios de pagamento que não apresentem a necessidade de utilizar cartões físicos ou de digitar senhas e a viabilização de aplicativos que facilitem o acesso dos clientes aos serviços financeiros”. Segundo Costa, os testes da Autopass, especializada em inovação de meios de pagamento para mobilidade urbana, não terá custos para o município e à Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação.  - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/03/geral/553047-onibus-e-lotacoes-de-porto-alegre-receberao-pagamento-com-cartao-de-credito-e-debito.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário