21 de novembro de 2016

Audiência pública debate concessão do transporte público em Canoas

A Prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, realizou na tarde desta sexta-feira (18) uma audiência pública para discutir a concessão do transporte coletivo na cidade. Detalhes do projeto do Aeromóvel também foram apresentados para a comunidade.

O secretário da Fazenda, Marcos Bosio, que também é o coordenador do Comitê Gestor do Sistema Aeromóvel de Canoas apresentou para a população como funcionará a instalação e o porque de investir nesse novo modelo de transporte. “Pensamos em fazer um corredor de ônibus, mas a atual estrutura não deixa”, salienta.

Além disso, foi realizada a explicação das rotas dos locais que as linhas 1 e 2 do Aeromóvel vão atender. Bosio ressaltou que vai reduzir o número de ônibus em linhas transversais, que os trajetos serão refeitos e que novas linhas alimentadoras serão criadas. “Os ônibus não cumprem horários por diversas causas e o novo sistema obriga que os horários sejam cumpridos rigorosamente”.

A população teve direito a realizar questionamentos para Bosio e os outros secretários que participaram da audiência.

O secretário de transportes, Luiz Carlos Bertotto da pasta de Mobilidade Urbana, foi questionado sobre os ganghos que a Prefeitura teria com o projeto. “Não vamos arrecadar fundos com o projeto, vamos ter um ganho com a operação do sistema, que irá melhorar o tráfego em vias importantes da cidade, como a Boqueirão, por exemplo”, finaliza.

Sindicato
Marcelo Nunes que é presidente do Sindicato dos Rodoviários de Canoas questionou durante a audiência detalhes da licitação. Segundo ele, em uma provável troca de empresa concessionária, cerca de 1.200 funcionários seriam dispensados. “Quem irá indenizar esse pessoal todo após o edital?”, questiona.


Sobre a licitação, o secretário da Fazenda, salientou que ela deve ser realizada nos próximos dias, mas como o contrato com a Sogal (atual concessionária) tem validade até 2018, à nova empresa só ira assumir em janeiro de 2019. A vencedora além dos ônibus, vai também operar o serviço do Aeromóvel com um custo tarifário em R$ 3,50 – valor que foi projetado pela Prefeitura.

Fonte: GBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário