26 de novembro de 2012

Trensurb assina contrato com FROTAPOA para a compra de 15 novos trens


Valor do contrato é de R$ 243,75 milhões. Previsão de entrega do primeiro trem é para maio de 2014.
No final da manhã desta segunda-feira, 26, gestores da Trensurb e das empresas Alstom e CAF – reunidas no consórcio FrotaPOA – assinaram o contrato de fornecimento de 15 trens de quatro carros cada um, incluindo projeto, equipamentos, sobressalentes, materiais, mão-de-obra para montagem e testes, transporte, treinamento e garantia.

O valor do contrato é de R$ 243,75 milhões – R$ 16,25 milhões por trem – e os novos veículos contarão com sistema de ar condicionado automatizado, passagem entre os carros, oito monitores de TV por carro e gasto energético até 20% inferior aos trens atuais. A entrega do primeiro veículo está prevista para maio de 2014 – antes da Copa do Mundo no Brasil - e do décimo quinto, para janeiro de 2015. Os truques dos trens serão fabricados pela CAF, em Hortolândia (SP), e o restante do equipamento pela Alstom, em São Paulo (SP).

No ato de assinatura, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirmou se tratar de “um marco importante da história da empresa”. É a primeira aquisição de frota desde a inauguração da linha, lembrou, justamente quando a Trensurb prepara-se para concluir seu projeto original, de oferecer um meio de transporte seguro, eficiente e limpo até o Centro de Novo Hamburgo. Segundo Kasper, os novos trens serão fundamentais para atender ao crescimento previsto da demanda e para proporcionar mais conforto aos usuários. O diretor-presidente destacou ainda o fato de que os trens serão fabricados no Brasil e com pelo menos 60% de componentes nacionais, gerando um estímulo à indústria do país.

Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Vendas da Alstom, Luiz Fernando Ferrari parabenizou a Trensurb pela “forma profissional e muito rápida” com que a empresa conduziu o processo de aquisição dos novos trens. Segundo ele, o metrô gaúcho está “adquirindo o que há de mais moderno no mercado”. Ele declarou que o prazo para a entrega do primeiro trem, antes da Copa do Mundo de 2014, é um desafio, mas que a indústria nacional tem todas as condições de cumprir. “Agora é arregaçar as mangas e trabalhar”, concluiu. Agenor Marinho, diretor geral da CAF no Brasil, corroborou a opinião de Ferrari, louvando a “agilidade e eficiência ímpar” da Trensurb durante todo o processo. Marinho afirmou que a CAF já está mobilizada e os prazos serão cumpridos.

Leonardo Hoff, diretor de Administração e Finanças da Trensurb, fez um agradecimento em nome da população pela aquisição dos novos trens. “Milhares e milhares de pessoas serão beneficiadas”, destacou. Hoff relatou que todo o processo envolveu diversas áreas da empresa – que ele parabenizou - e necessitou de muito trabalho nos campos técnico e político. O diretor de Operações da Trensurb, Paulo Renato Amaral, lembrou também que a Trensurb trabalha para providenciar a climatização da frota atual, o que irá “padronizar o conforto” em todos os trens do metrô gaúcho. Amaral afirmou tratar-se de uma honra participar desse “momento histórico” para a empresa, especialmente por estar ao lado de outros gestores que também trabalham na Trensurb desde sua fundação.

Representaram, ainda, a Trensurb no ato de assinatura: o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Aldir Seifried; gestores e empregados. Compareceram, também, pela Alstom: o diretor geral de Transporte no Brasil, Marco Contin; o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Wagner Ribeiro.

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