17 de junho de 2012

TEU, tri, SIM, os cartões gaúchos

O sistema de bilhetagem eletrônica teve sua primeira aparição  por volta de 2006 quando na região metropolitana foi disponibilizado o cartão ´´TEU´´, que poderia ser utilizado por todas as empresas da região metropolitana de Porto Alegre ( empresas de ônibus com transporte municipal, intermunicipal, urbano, seletivo, executivo, etc...), adotado por quase todas as empresas de Canoas(VICASA(transporte metropolitano e integrado com o trem(mais tarde o ´´TEU´´ seria trocado pelo ´´sim´´ para a integração do do ônibus com o trem, mas só nas linhas de integração, não contando com as intermunicipais)); SOGAL(trasporte urbano e seletivo de Canoas) Transcal(transporte intermunicipal entre Canoas-Esteio-Cachoeirinha-Gravataí-Porto Alegre(pertence a VICASA)); a única que não se sensibilizou foi o consórcio de transportes Nova Santa Rita- a VIANOVA(que pertence 50% dos ônibus a vicasa ou sogal( que são farinha do mesmo saco) e 50% dos  ônibus a Vimsa(que faz o transporte na cidade de Monte Negro e Triunfo(cidade vizinha de Nova santa rita, como Canoas)).
Já o ´´tri´´-POA foi adicionado a todas as empresas urbanas de Porto Alegre, e agora está sendo estudado a colocação nos seletivos.
O ´´sim´´ por si só é o cartão do trem, que também é usado no ônibus de canoas para integra-lo, foi o Último cartão, adicionado em 2010.

2 comentários:

  1. Deveria ser um so cartao sendo que os cartoes sao do mesmo consorcio de cartoes a uma falcatrua porisso o brasil nao avanca

    ResponderExcluir
  2. Deveria ser um so cartao sendo que os cartoes sao do mesmo consorcio de cartoes a uma falcatrua porisso o brasil nao avanca

    ResponderExcluir