14 de setembro de 2013

NOVAS FOTOS CARRIS


0667


0660 CARRIS


0661 CARRIS


0666 CARRIS




0694 CARRIS



0698 CARRIS


0699 CARRIS


13 de setembro de 2013

NOVO NEW ROAD TURISTUR

O primeiro NEOBUS NEW ROAD da região chega para TURISTUR, FOI visto na Marcopolo em Caxias do Sul. Em breve fotos.

SOGAL NEWS VERSÃO 1.0- 081, 082, 084 e 27 invertidos

Nas últimas semanas alguns carros foram invertidos, são eles o 081, 082, 084 e por último mas não menos importante o 27.
Alguns carros tiveram inversão de letreiro, são eles 093, 092, 091, 089, 088, 086, 085, 080, 078, 076, 075, 067, 064, 062, 056, 054.
Carro 080 ESTÁ SEM O PREFIXO na frente no letreiro.

NOVAS FOTOS VICASA






10 de setembro de 2013

Audiências públicas darão continuidade ao debate sobre a extensão da Avenida Ipiranga até Viamão


Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 13:29-03/09/2013 - Foto: Gabriele Didone/Divisão de Fotografia

Debates mensais serão realizados para discutir a ampliação da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, até Viamão. A medida foi definida nessa manhã (3), durante audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais, no Plenarinho da ALRS. Participaram moradores de comunidades atingidas e beneficiadas com a obra, representantes do poder público estadual e dos dois municípios, entre outros.
 
A audiência dessa manhã foi proposta e conduzida pelo deputado Aldacir Oliboni (PT), que sugeriu a realização dos debates mensais e a criação de um grupo de trabalho para que seja dada continuidade à discussão. "Entendemos que o prolongamento da Avenida Ipiranga é de extrema importância. Percebemos que, atualmente, os moradores da Lomba do Pinheiro têm enorme dificuldade para acessar a Avenida Bento Gonçalves", declarou Oliboni. A primeira audiência ocorre no dia 27 de setembro, às 19h, na Parada 10 da Lomba do Pinheiro. Em outubro deve ser realizada outra na Câmara de Vereadores de Viamão e, em novembro, no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
A ideia inicial é que a obra, solicitada há bastante tempo pelos moradores da região leste de Porto Alegre, ligue a Avenida Ipiranga até Viamão, passando pelo Campus do Vale da UFRGS até chegar na Vila Santa Isabel, já em Viamão. A existência do Campus da UFRGS, a implantação da UERGS no Centro de Treinamento da CEEE a curto prazo e a expansão imobiliária da região, com a implantação de vários loteamentos e empreendementos, além da questão da mobilidade urbana, foram apontadas pelos participantes como elementos que contribuem para a atração de grande número de pessoas para a área que, cada vez mais, têm dificuldade para fazer o deslocamento até o centro de Porto Alegre ou Viamão.
 
Manifestações
O coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, Francisco Giovani, relatou que há, atualmente, 11 empreendimentos imobiliários em contrução na região, o que deve aumentar em mais de 25 mil pessoas vivendo no local nos próximos dois anos. "No entanto, a infraestrutura não acompanhou esse crescimento", afirmou.
 
O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado José Sperotto (PTB), disse que a mobilidade urbana é fundamental para aquela região, já que só através dela é que se amplia o desenvolvimento com a atração de novos empreendimentos comerciais ou industriais que possam gerar emprego e renda para as pessoas.
 
Os vereadores de Viamão Sérgio Kumpfer (PT) e Eliseu Chaves (PT) também manifestaram o apoio à ideia da extensão da Avenida Ipiranga até Viamão. "Em média, no horário de pico, se leva até duas horas para se deslocar de Viamão ou da Lomba até o centro de Porto Alegre, um trajeto que poderia ser feito em 40 ou 50 minutos", relatou Chaves. "Se esse projeto se mostrar viável, será uma oportunidade de resolver esse gargalo", destacou Kumpfer. Também participaram os vereadores Plínio da Silva dos Santos (PSDB), Jussemar da Silva (PT) e Alexandre Mello (PRB), que igualmente manifestaram apoio ao projeto.
 
O vereador de Porto Alegre Engenheiro Comassetto (PT) defendeu um processo de planejamento participativo, em que os conhecimentos técnicos e as necessidades populares sejam levadas em conta, e que os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre pensem o planejamento de forma conjunta. "É preciso ampliar as vias, mas mudar a lógica de apostarmos nos carros para apostar no transporte público", ressaltou.
 
O representante da Metroplan, Cláudio Ugalde, informou que um grupo de trabalho formado junto com a EPTC e a Prefeitura de Viamão já está trabalhando na proposta de ampliação da Avenida Ipiranga. Destacou a importância da obra para aquelas comunidades, mas que é preciso entrar em contato com os órgãos ambientais e com representantes da UFRGS para dar prosseguimento à discussão.
 
O comandante da Polícia Rodoviária de Viamão, Sérgio Ribas, colocou-se à disposição para auxiliar no debate com informações sobre o trânsito e as rodovias daquela região. Lembrou que na RS-040, quando ainda estavam em funcionamento, os controladores eletrônicos já registravam 28 mil carros circulando em 24 horas apenas em um sentido da rodovia.
 
O representante do Daer, Cláudio Almeida, elencou as obras que o órgão está realizando na região de Viamão. Entre eles, a revisão das intersecções da RS-040, obras na RS-118 e a implantação do asfalto da RS-040 em direção ao Lami.
 
O representante da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS, Geraldo Filho, reiterou apoio ao projeto e também citou várias obras que o governo do Estado está implantado para beneficiar aquela região, já citados também pelo representante do Daer. Sugeriu ainda que se pense em outras alternativas para desafogar o trânsito no local, como o trem de passageiros, que deve já ser viabilizado pelo governo federal na ligação entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul e entre Rio Grande e Pelotas.
 
Representando a EPTC, Carla Meineck relatou também as atividades do grupo de trabalho constituído para estudar a viabilidade da obra. Ainda defendeu que o foco dos projetos de mobilidade urbana não devem ser nos veículos particulares, mas nas soluções integradas, lembrando que, atualmente, todas as obras de Porto Alegre contemplam a questão do transporte público e da ciclovia.
 
O representante da Secretaria de Obras e Viação de Porto Alegre, Luciano Sé, afirmou que o órgão ainda não está inserido no grupo de trabalho para planejar a obra, mas que entende a importância da extensão dessa via. Lembrou ainda que a UFRGS já teria realizado estudo sobre obras ligando o Campus da Agronomia ao Campus do Vale.
 
O representante da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do RS, Heber Moacir dos Santos, também defendeu que se pense a mobilidade urbana da Região Metropolitana e não de cada município isoladamente e que os trabalhos nesse sentido sejam voltados para o transporte público. Levantou questões que precisam ser enfrentadas para que a obra seja realizada, como as ambientais, as relacionadas à UFRGS e aspectos jurídicos.
 
O vice-prefeito de Viamão, André Nunes Pacheco, falou da importância da obra. "Somos parceiros em todos os projetos que visam o desenvolvimento da Região Metropolitana", declarou.  
 
Também participaram moradores e lideranças dos bairros Lomba do Pinheiro, Partenon, Jardim Carvalho e Jardim Universitário; da OAB/RS; do Consórcio Unibus; entre outros.                                                          
 
Reunião ordinária
Antes da audiência, a Comissão de Assuntos Municipais realizou sua reunião ordinária. Os integrantes aprovaram a realização de duas audiências públicas: para discutir a implementação da Ferrovia Norte-Sul no RS e sua inteligação ao Mercosul e ao projetado Corredor Bioceânico e para debater oas animais de rua da Região do Vale do Taquari, controle populacional, direitos dos animais abandonados e o trabalho de encaminhamento para adoção dos animais.
 
A primeira audiência, proposta pelo deputado Marcelo Moraes  (PTB) e mais dois parlamentares, será realizada em Rio Grande, de forma conjunta com a Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável na AL. A segunda deve ocorrer em Taquari e foi proposta pelo presidente da comissão, deputado José Sperotto (PTB)
 
Além de Sperotto, participaram da reunião os deputados Cassiá Carpes (PTB), Álvaro Boessio (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Valdeci Oliveira (PT), Vinícius Ribeiro (PDT), Adolfo Brito (PP) e Pedro Pereira (PSDB).
Fonte: assembléia legislativ
a

NOVO LOCAL 2265 PARADISO K310

A Local está com um novo ônibus, o 2265, Paradiso 1050 sobre chassi K310, ANO 2013, já está rodando, em breve fotos.

5 de setembro de 2013

RELEMBRANDO O Passe Livre da INDEPENDÊNCIA, PORTO ALEGRE SÁBADO

Sábado, 7 de setembro haverá passe livre nos ônibus da capital gaúcha, devido ao feriado da Independência do Brasil.

2º Aeromóvel está 84% concluido


Previsão inicial é de que equipamento chegue à capital ainda em setembro. O veículo, conhecido como A200, terá capacidade para transportar até 300 pessoas por viagem.

O segundo veículo do Aeromovel Trensurb-Aeroporto está 84% concluído segundo a fornecedora T’Trans, que conduz a fabricação do equipamento em sua unidade em Três Rios, no Rio de Janeiro. O veículo articulado, conhecido como A200, comportará até 300 pessoas por viagem e irá funcionar alternadamente com o A100 – com capacidade para 150 passageiros – conforme a demanda.

No momento, o A200 recebe a instalação de portas e dos sistemas de comunicação e eletroeletrônicos informatizados, além da configuração dos softwares operacionais que integram o sistema. O cronograma atual prevê sua chegada a Porto Alegre para este mês.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, destaca que o veículo articulado terá papel fundamental para atender a crescente demanda de usuários que utilizam o sistema: “a partir de novembro, com a automação completa do Aeromovel, a prestação de serviço será ampliada e funcionará durante todo o horário de operação do metrô”.

Os números que consolidam o projeto Aeromovel

Com 23.438 usuários transportados, 1.212 viagens e 987 quilômetros percorridos até o dia 31 de agosto, o sistema em via elevada está realizando viagens em modo de operação assistida desde sua inauguração, em 10 de agosto. Com o progresso na construção do veículo A200, o projeto Aeromovel atinge a marca de 98,4% de conclusão, sem apresentar quaisquer tipos de falhas técnicas durante todo o período de testes, que deve se estender até meados de novembro.

A linha que liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho presta serviço das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem.

Quando a operação plena tiver início, os usuários que embarcarem no Aeromovel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem (de R$ 1,70) que dará direito ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto da Trensurb poderá utilizar o Aeromovel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.

Foto: Divulgação/T’Trans
- See more at: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3819#sthash.9K5ZXnGF.dpuf
fonte: trensurb

Quiosques de confecção do cartão SIM tem novo horário de funcionamento

Localizados nas estações Mercado, Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso, quiosques abrem das 10h às 20h.
A Trensurb informa que, a partir desta semana, os quiosques para cadastramento e solicitação de confecção do cartão inteligente do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô, o SIM, passam a funcionar das 10h às 20h. Localizados nas estações Mercado, Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso, eles tiveram seu horário de funcionamento estendido (das 8h às 20h) durante campanha de incentivo à confecção dos cartões de passagem antecipada.

O novo horário foi adotado porque, durante a campanha, constatou-se que o movimento nos quiosques era mais intenso no fim da tarde do que no início da manhã – anteriormente, eles abriam das 8h às 18h.

SIM para diversos usos e necessidades

A Trensurb trabalha para oferecer diferentes opções do sistema de bilhetagem eletrônica para cada perfil de usuário. Para as modalidades Passagem Antecipada e Idoso, é necessária a apresentação de carteira de identidade e CPF. O cadastramento é gratuito e o cartão pode ser retirado em qualquer estação do metrô. O cadastro para confecção do cartão SIM Vale-Transporte, para trabalhadores que utilizam o metrô, deve ser encaminhado pelo empregador. Confira abaixo informações para o procedimento em cada situação:

SIM Passagem Antecipada: Pode-se adquirir o cartão nos quiosques nas estações Mercado, Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso (das 10h às 20h) ou na Central de Passagens da EPTC (das 8h30 às 17h30), na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre;

SIM Vale-Transporte: o cadastramento deve ser feito pelo empregador através do site www.tripoa.com.br;

SIM Idoso: usuários com 65 anos ou mais podem requisitar o cartão que garante gratuidade no transporte metroviário nos quiosques acima referidos ou na Central de Passagens da EPTC.

Integração com o TRI e com o TEU

Os usuários que já possuem o cartão TRI, sistema de bilhetagem da capital, podem usá-lo no metrô e nos ônibus integrados de Porto Alegre – todas as linhas urbanas, com valor total de R$ 4,05 para a realização das duas viagens – e de Canoas – linhas metropolitanas operadas pela Vicasa, valor total de R$ 3,50 para as duas viagens –, não necessitando de novo cadastramento para usufruir dos benefícios tarifários.

Todas as estações da Trensurb contam, ainda, com bloqueios devidamente identificados que aceitam o cartão TEU, utilizado nas linhas de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Canoas, é possível realizar a integração entre o metrô e as linhas urbanas – operadas pela Sogal – e metropolitanas – da Vicasa - com o TEU, tendo direito ao desconto tarifário da integração – que resulta em um valor total de R$ 3,50 para a realização das duas viagens.

Com os cartões SIM ou TRI, ainda é possível fazer a integração tripla, ônibus-metrô-ônibus, entre Porto Alegre (todas as linhas urbanas) e Canoas (linhas metropolitanas operadas pela Vicasa), pelo valor total de R$ 6,02.

Vale lembrar que no caso específico da gratuidade para idosos, a Trensurb segue regramento federal (isentando usuários a partir dos 65 anos), enquanto os coletivos urbanos e metropolitanos têm definições diferentes (beneficiando idosos a partir de 60 anos).
- See more at: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3823&PHPSESSID=1c96b4e3fae90bdf64152ead2647a53a#sthash.E1QPgMIN.dpuf

Trensurb assina contrato de viabilidade de expansão até Sapiranga

Prazo de conclusão do estudo é de oito meses a partir da ordem de início de serviço, que deve ser dada em cerca de dez dias.
Na tarde desta quarta-feira (4), representantes da Trensurb e da Oficina Engenheiros Consultores Associados assinaram o contrato para a elaboração do estudo de viabilidade técnica da expansão da Linha 1 do metrô até Sapiranga. A ordem de início de serviço deve ser dada em aproximadamente dez dias. A partir daí, o prazo de conclusão dos trabalhos é de oito meses.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, destaca que o objetivo da empresa metroviária com a contratação é realizar um estudo que atente para o atual momento de desenvolvimento de mobilidade urbana em nosso país. “Alguns tabus de limitação técnica já não existem mais, estudaremos diversas alternativas de viabilidade tecnológica que possam servir para expandir a malha do metrô. Nossa missão é oferecer qualidade e pensar soluções inovadoras para atender a comunidade”, explica.

A Oficina Engenheiros Consultores Associados foi escolhida através da concorrência 237/2012, em julho deste ano, com base em critérios de técnica e preço. A proposta foi de R$ 1,49 milhão, sendo que o custo inicial estimado era de até R$ 2 milhões.

As conclusões do estudo devem ter como base determinados conceitos e requisitos: ampla acessibilidade; visão estratégica e prospectiva dos deslocamentos; equilíbrio entre mobilidade e proteção ambiental; visão global de políticas públicas integradas e de ordenamento territorial; qualificação da mobilidade urbana; elevado nível de integração física, operacional e tarifária; capacidade e flexibilidade para a adequação a alterações no padrão de deslocamento e demandas futuras; diversidade de integração tecnológica; soluções multimodais, multissetoriais e multi-institucionais; integração com uso e ocupação do solo; compatibilização com sistema viário, circulação e trânsito; transporte público priorizado, indutor do desenvolvimento urbano ambiental e de revitalização de atividades econômicas em áreas degradadas.

A empresa contratada deverá, ainda, realizar os serviços utilizando técnicas de planejamento de transportes comumente empregadas em estudos de semelhantes. Deve usar modelos matemáticos de representação de demanda, deslocamentos, oferta, simulação de carregamentos em redes de transporte e geração de indicadores.

Estiveram presentes no ato de assinatura, pela Trensurb: o diretor-presidente Humberto Kasper; o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff; o diretor de Operações, Paulo Renato Amaral; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Aldir Seifried; empregados e gestores da empresa. Representou a Oficina Engenheiros Consultores Associados o sócio diretor Arlindo Fernandes.

Foto: Luiz Soares/Trensurb
- See more at: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3824&codigo_sitemap_pai=96&PHPSESSID=1c96b4e3fae90bdf64152ead2647a53a#sthash.l21CSR4j.dpuf
FONTE: TRENSURB

Lentidão na operação do Trensurb dia 4

Segundo Trensurb, frio ocasionou o problema nos trilhos - Foto: Divulgação / Trensurb (Arquivo)
Segundo Trensurb, frio ocasionou o problema nos trilhos – Foto: Divulgação / Trensurb (Arquivo)
Técnicos identificaram fissuras nos trilhos do Trensurb. O problema atrapalha o deslocamento dos trens durante a manhã desta quarta-feira.
Os defeitos foram registrados em Novo Hamburgo e em Porto Alegre. O reparo já foi feito em Novo Hamburgo e na estação Mercado, na capital gaúcha. O problema segue entre as estações Aeroporto e Anchieta. Com isso, as composições precisam passar pelo local com velocidade reduzida. A previsão é que o sistema volte a operar normalmente a partir das 9h30.
Segundo o chefe do Setor de Controle Operacional da Trensurb, Nelson Frizzo, o problema ocorre quando há mudanças bruscas de temperatura. A via é unida por soldas que seguram os trilhos. Quando tem mudança de temperatura grande há possibilidade de fissura. Técnicos não encontraram risco de descarrilamento, mas os trens precisam passar pelo local com velocidade reduzida, o que acarreta lentidão desde Novo Hamburgo até Porto Alegre.
O reparo será feito sem interrupção das operações. Para realizar o conserto, que deve ocorrer ainda pela manhã, os técnicos vão furar os trilhos, colocar talas de ferro e parafusar para voltar a dar unidade na via. O serviço é temporário. Na madrugada, será realizado o reparo definitivo.
FONTE: ESTAMOS EM OBRAS-RBS

NOVAS FOTOS SOPAL

6609


6632 SOPAL


6666

6678 SOPAL


6696


6773 SOPAL


6781 SOPAL



6784

6793 SOPAL


6808 SOPAL


4 de setembro de 2013

Justiça libera leilão de bens da Busscar

03 d setembro d 2013
8
O juiz da 5ª Vara Cível, Marco Augusto Ghisi Machado, autoriza a venda de ativos da massa falida da Busscar Ônibus em despacho de 2 de setembro, dado nos autos do processo de número 038.11.046851-9, referente à falência da companhia.
O juiz cita o autor Sérgio Campinho e explica que, na primeira fase, a alienação pode ser feita via pregão, mas na segunda é necessário que se tenha presença de leiloeiro.
Nesta etapa, os lances orais não podem ser inferiores a 90% da maior proposta fechada ofertada. O juiz determina ao administrador judicial, Rainoldo Uessler, indicar, no prazo de 48 horas, o leiloeiro público oficial que fará os atos de venda dos bens.

NOVOS G7 DD da Planalto

Foram vistos na Marcopolo em Caxias do Sul, modelos dois andares, também conhecidos como DDs estão a caminho!

1 de setembro de 2013

SCANIA FIXO NA CANOAS X GRAVATAÍ

O horário das 16:25 que sai de Gravataí rumando Canoas é protagonizado por um carro muito diferente, um Scania, o 5155, um dos 5 que tem na SOGIL, (5155, 5156, 5157, 5158 e 5159) chega em Canoas por volta das 17:30 e tem o horário de volta.

Depois de 13 ANOS sem comprar um carro sequer, ITAPUÃ renova a frota

SIM! A ITAPUÃ que faz linha entre Viamão na RMPA e a capital renova sua frota, depois de remanejar vários carros da Viamão agora tem alguns carros novos, há pelo ao menos 3, mas a expetativa que seja mais, prefixos confirmados até o momento 22009 e 22012, são Mascarello Gran Via OF-1721 E5.
fotos em:

FOTO DA SEMANA: VIANOVA 16011

16011


Atualização de Sábado - Novas Fotos