O transporte coletivo é um dos principais problemas no Brasil, com a copa do mundo de 2014 muitas cidades acabaram licitando ou estão licitando seu sistema de transporte, para muitas dessas cidades, o transporte público melhorou e vai melhorar muito, mas nem todas essas melhorias são suficientes para se quer chegar aos pés do transporte nos países desenvolvidos.
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Ônibus de motor traseiro, calçada da fama em Hollywood Los Angeles - Califórnia, EUA |
Em 2012 entrou no Brasil, a obrigatoriedade do Euro V ou Proconve 7 P7 como é conhecido no Brasil, a tecnologia estabelece padrões, dentre esses padrões está a exclusão do diesel, para adoção do dieses S50, que polui menos, erradicando assim a fuligem preta, com a diminuição do gás expelido por ônibus e caminhões, o euro V está cada dia mais presente nas cidades Brasileiras.
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Austrália
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E isso não é suficiente? Olhemos o transporte das cidades grandes brasileiras e estrangeiras de países desenvolvidos e nos espantamos, os ônibus dos países da Europa, dos EUA, Austrália, dentre outros países desenvolvidos, é possível observar que são de motor traseiro, cambio automático, suspensão a ar, ar-condicionada, etc... Tudo isso podemos encontrar no Brasil, em pequenas e muitas vezes insignificantes quantidades, em Porto Alegre hoje pouco mais de 30% da frota urbana de 1,7 mil ônibus tem ar-condicionado, na região metropolitana, nem 1%. Com a licitação do transporte municipal, como houve em outras cidade como o Rio de Janeiro, a frota deverá ser 100% de veículos com ar-condicionado, isso é uma grande evolução. cidades como o Rio de Janeiro que tem praticamente toda frota de ônibus com motor dianteiro, sem suspensão a ar, sem câmbio automático, sem motor traseiro, assim são quase todas as cidades brasileiras hoje em dia, apesar de muitas estarem melhorando, o abismo entre a qualidade do serviço ainda é gigante, e se quisermos ser desenvolvidos, precisaremos mudar isto.
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Ônibus de motor traseiro, Los Angeles - Califórnia, EUA |
Mas o transporte não tem a ver só com a parte dos veículos, mas todo o sistema, incluindo corredores de ônibus, faixas exclusivas, pontos e terminais de ônibus e os trajetos feitos, dentre outras especificações que hoje, no transporte coletivo é meio difícil encontrar.
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Simples ônibus de Porto Alegre com ar-condicionado e motor dianteiro |
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Simples ônibus de Porto Alegre sem ar-condicionado e com motor traseiro. |
A qualidade do serviço costuma ser bem melhor nas capitais que nas Regiões Metropolitanas e interior, e mesmo nas capitais, é difícil ver transporte de qualidade, grande exemplo, apesar de estar bem longe da perfeição é Curitiba com seu sistema BRT que opera desde o século passado.
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