Segundo a EPTC, o serviço só será interrompido se houver ataques contra coletivos
As empresas de ônibus da Capital garantem manter a tabela horária normal de suas linhas nesta quinta-feira, mesmo com a previsão de protestos em Porto Alegre – com ponto de encontro na prefeitura, às 18h.
Contatadas pela reportagem de ZH, Carris, STS e Conorte afirmaram que vão manter suas operações, prevendo que há possibilidade de ter de fazer desvios nas rotas tradicionais, dependendo do trajeto que será executado pelos manifestantes. A reportagem ainda não conseguiu contato com a Unibus.
>>> Em página especial, leia todas as notícias sobre as manifestações
Além de orientar os motoristas, os 200 agentes de fiscalização vão estar de olho na circulação de ônibus e táxis-lotação. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, se as empresas não apresentarem justificativas para falta de ônibus e lotações, serão multadas por descumprir a tabela de horário.
Confira o que informaram as empresas de ônibus, por suas assessorias de imprensa:
Carris
"Vamos seguir as medidas recomendadas pela EPTC. Se necessário, faremos desvios nas rotas onde o trânsito estiver interrompido. Se houver depredação, provavelmente recolheremos os carros"
STS
"Estamos operando normalmente, inclusive no horário da manifestação. Possivelmente, teremos de fazer desvios, mas isso dependerá da manifestação."
Conorte
"Vamos manter nossas linhas, itinerários e horários normais. Podem ocorrer atrasos por conta da manifestação."
Segundo a EPTC, o serviço só será interrompido se houver ataques contra coletivos. A Metroplan informa que as empresas de transporte metropolitano vão operar normalmente cumprindo acordo feito durante reunião realizada nessa semana. Caso seja registrado algum ato de vandalismo, os veículos serão recolhidos.
Lotações e táxis também funcionarão normalmente. A Trensurb informou que as operações funcionam normalmente durante todo o dia. Horários dos trens podem ser conferidos clicando aqui.
Comércio de rua
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) enviou um comunicado na manhã desta quinta-feira aconselhando lojistas do Centro Histórico da Capital a fecharem os estabelecimentos por volta das 17h. O Mercado Público, que normalmente fecha por volta das 19h, encerra as atividades desta quinta-feira às 18h.
Supermercados
Conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os estabelecimentos abrirão normalmente. No entanto, os responsáveis podem determinar o fechamento caso percebam alguma ameaça às lojas.
Coleta de lixo
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) começou a recolher 80 contêineres de lixo doméstico a partir das 9h, para evitar depredações. O órgão solicita que moradores dos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa não depositem lixo nas ruas após o horário informado. Na manhã de sexta-feira, os equipamentos deverão estar em seus lugares.
Receita Federal
A Receia Federal informou que não haverá atendimento em suas unidades em Porto Alegre após as 16h. Os contribuintes que possuíam horário agendado para atendimento estão recebendo avisos da Receita. Para novo agendamento, o contribuinte deve acessar a página do órgão.
fonte: zero hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário