20 de fevereiro de 2017

Vicasa compra mais 4 ônibus

Veículos (3 deles) possuem motor traseiro e suspensão a ar

Do Canoas Bus
Depois dos 6 Apaches e do Mega BRT, além de diversos ex Transcal, a Vicasa voltou a adquirir ônibus de segunda mão, dessa vez a empresa arrematou 3 Viales ano 2009 com chassi O-500M, os veículos possuem bancos estofados com encosto alto e suspensão a ar, são os primeiros ônibus de motor traseiro na empresa desde o 3553, importado em 2006.
O outro veículo é um Torino com chassi Mercedes-Benz OF-1722M ano 2011.



Vips começam a rodar e são os primeiros da encarroçadora Caio na Região Metropolitana desde 2006

Em 2006 a VIMSA de Montenegro adquiriu alguns pequenos Apache Vip SC com chassi OF-1722M, houve também uma única compra por meio de licitação na capital em 2008, mas é a primeira vez em 11 anos que alguma empresa se arrisca a trazer veículos da marca para a operar no transporte Metropolitano ou mesmo urbano na RMPA. Confira a tabela completa com prefixos e detalhes dos novos ônibus da Vicasa em Tabelas de frota.

Busato cobra renovação na frota da Sogal

Prefeitura de Canoas enviou notificação à empresa de transporte coletivo após constatar 60 veículos acima da idade permitida

Do Canoas Bus
A empresa de ônibus Sogal terá que apresentar um plano de renovação da frota para a prefeitura de Canoas num prazo de 30 dias, 56 ônibus terão de ser substituídos. Segundo a prefeitura, não é porquê o contrato termina em novembro de 2018 que pode ser descumprido. A idade máxima permitida dos veículos hoje é de 10 anos, a empresa possuí 56 unidades com o tempo estourado, anos 2001 (2), 2002 (4), 2003 (18), 2004 (20) e 2006 (16) em circulação.

O responsável Marlon Casagrande afirmou que um dos motivos pela qual a renovação foi atrasada foi a insegurança em relação à migração de passageiros para o Aeromóvel. A prefeitura fez ainda recomendações como recuo da catraca e ar-condicionado nos novos ônibus.

Aumento à vista

Em abril completa um ano de aumento na tarifa urbana, e a mesma deve ser reajustada novamente em 2017 no mesmo mês, algumas das causas do aumento são a inflação e o dissídio dos funcionários. A prefeitura planeja fazer o processo de aumento da tarifa transparente como foi em Porto Alegre, para demonstrar à população quanto pesa cada item na planilha de cálculo.

Horários de ônibus voltaram à normalidade

Fim da tabela de verão aumenta horários de ônibus em Canoas

Do Canoas Bus
Desde quarta-feira a SOGAL voltou a operar com a tabela de inverno, com mais horários e linhas. Confira a tabela AQUI

1 de fevereiro de 2017

Nova gestão promete mudanças no transporte coletivo

Marchezan quer tirar cobradores e fim da segunda passagem gratuita


Do Canoas Bus
O prefeito Nelson Marchezan anunciou que os cobradores terão de procurar outra atividade, o plano é extinguir o recebimento de dinheiro para ter um sistema de embarque só com cartões, mais rápido, prático e econômico, assim como nos países de primeiro mundo.Essa questão porém traz à tona um problema social, onde mais de 3,4 mil trabalhadores perderiam seus empregos.Ainda não há previsão e nem confirmação de que se e quando será executado.

Outra mudança cogitada é o fim da segunda passagem gratuita, essa porém não há pronunciamento sobre a mudança.

O prefeito também falou sobre grandes mudanças na estruturação da EPTC e ações para melhorar a imagem da mesma perante à população.

Carris passa a ter nova gestão com missão de voltar a gerar lucro

Marchezan dá posse à nova diretoria da Carris


Do Canoas Bus
O prefeito Nelson Marchezan Júnior apresentou na manhã desta terça-feira, 31, os novos diretores da Carris. Em visita à sede da companhia, ele deu posse ao presidente, Luis Fernando Ferreira, ao diretor técnico, Flávio Caldasso Barbosa, e à procuradora-geral, Jacqueline Simões. O grupo também conversou com os funcionários e conheceu os departamentos e como funcionam as rotinas de operação e monitoramento do transporte público operado pela empresa.
 
Os novos diretores foram selecionados a partir do Banco de Talentos (www.bancodetalentospoa.com), uma plataforma inédita de seleção de profissionais para a administração municipal. Marchezan ressaltou a qualidade técnica da nova diretoria, que tem a missão de recuperar as finanças da empresa e a autoestima dos funcionários. “Estamos fazendo um processo de seleção muito cauteloso, estruturado, organizado, para que a gente consiga colocar nos cargos chaves da prefeitura pessoas extremamente qualificadas e que possam contribuir, no seu máximo potencial, com a gestão pública e na construção de um novo tempo para Porto Alegre. Então, eu tenho convicção de que essas são as melhores pessoas para administrar a Carris neste momento e fazer a companhia superar as dificuldades”, salientou o prefeito. 
 
A escolha dos novos diretores foi aprovada por representantes dos funcionários da empresa. A pregoeira Elizabeth Wierzchowski lembrou que durante os 13 anos trabalhando na empresa, é a primeira vez que vê um administrador assumir o cargo de presidente. “É alguém que tem preparo e conhecimento para olhar o que precisa ser reformulado, sob o ponto de vista administrativo. Vai ver tudo o que precisa ser refeito, repensado, e dar sustentação para essas ações e apoio e bom exemplo aos funcionários”, afirmou. A cobradora Karina Manke Lemos também elogiou o currículo dos novos diretores e disse que os trabalhadores estão dispostos a participar ativamente da reestruturação da Carris. 
 
O novo presidente, Luis Fernando Ferreira, destacou que essa disposição e o envolvimento dos funcionários é fundamental para recuperar a empresa e oferecer um serviço de transporte público cada vez melhor para os usuários. “Temos que reverter o resultado da Carris. Nós acreditamos que isso é possível, que é uma empresa viável, que pode ser autossustentável e não depender da injeção de dinheiro da prefeitura, que também tem suas dificuldades financeiras já instaladas. Nosso objetivo é, na operação da companhia, fazer com que ela gere os próprios recursos para que possa ter um funcionamento melhor e  oferecer um serviço de qualidade”, concluiu.
 
Os novos diretores

Presidente - Luis Fernando Ferreira é economista formado pela UFRGS, com MBA em Varejo pela USP, Master of Bussiness Administration em Cleveland (EUA) e Conselheiro da de Administração com certificação do Instituto Brasileiro de Governança Cooperativa. Ferreira tem sólida atuação na direção de empresas multinacionais de médio e grande portes; elaboração e execução de planos estratégicos e operacionais; redesenho financeiro de empresas, incluindo renegociação de dívidas; elaboração de orçamentos, políticas comerciais, objetivos de receita e rentabilidade de negócios.

Diretor técnico - Flávio Caldasso Barbosa é graduado em Engenharia Civil pela PUC-RS, pós-graduado em Planejamento e Regional pela UFRGS e mestre em Planejamento de Transporte e Engenharia de Tráfego e Logística pela UFRJ. Barbosa possui grande experiência no transporte coletivo da região metropolitana, tendo participado do planejamento e da implantação do eixo Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo, além do Trensurb.

Procuradora-geral da Carris - Jaqueline Simões é advogada e especialista em Direito Empresarial. Graduada pela Uniritter, Jacqueline também se formou em Direito Privado na Universidade Panthéon-Assas, em Paris, França. A advogada possui, ainda, experiência em negociação sindical, relações trabalhistas, recursos humanos e sindicatos patronais; e ampla experiência na área trabalhista.

Fonte: Carris