25 de agosto de 2014

TERMINAL VIANOVA EM CANOAS MUDA PARA GUILHERME SHELL

Linhas intermunicipais de Canoas recebem alteração no itinerário

Publicação 22.08.2014 às 04:08
Fonte: Evelyn Heinrich/ Com supervisão Comunicação Metroplan
Alteração de linhas
Alteração de linhas
Divulgação/ Metroplan
A partir de segunda-feira(25), estão previstas alterações de itinerário nas linhas intermunicipais em Canoas. Segundo o gerente operacional da empresa Vianova, Rogério Moraes, “o objetivo principal da alteração é agilizar as viagens para diminuir sensivelmente os atrasos de viagens e otimizar o sistema operacional”. A demanda de veículos na Avenida Victor Barreto, até a área central do município, deve ser reduzida com a mudança.  O trecho alterado será a partir da Avenida Dr. Barcelos. Os ônibus não seguirão mais até o Terminal Triângulo Sul, na Avenida Victor Barreto, próximo à BR 116. De acordo com pesquisa de embarque e desembarque realizada para avaliação das alterações, não haverá prejuízos significativos aos usuários. A alteração vale para as 47 linhas de ônibus da empresa.

Cerca de oito mil usuários serão atingidos com a mudança diariamente.

FONTE METROPLAN

12 de agosto de 2014

Nova linha NOVA SANTA RITA X PORTO ALEGRE X Via BR-448

Linha entre Nova Santa Rita e Porto Alegre começa a operar a partir de amanhã pela Rodovia do Parque

Publicação 12.08.2014 às 11:08
Fonte: Cristina Adami
Rodovia do Parque
Rodovia do Parque
divulgação

A  cidade de Nova Santa Rita vai contar com uma nova linha de ônibus direta até a Capital,  através da BR 448, a partir desta quarta-feira (13/08). A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional definiu a transferência de horários de linhas metropolitanas das modalidades seletivo, executivo  e semi direto da BR 116 para a BR448. A  Viação Montenegro está operando desde  a inauguração da rodovia  Agora, os usuários do transporte coletivo podem contar com  uma nova  linha que será operada pelo consórcio Vianova.

De acordo com o gerente operacional do consórcio, Rogério Moraes, a empresa se adequou ao projeto da Metroplan para o eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre. A linha vai funcionar diariamente, em quatro horários em caráter experimental. A tarifa será de R$4,35 e o tempo de viagem deve ser de uma hora. " Ainda não sabemos quantos usuários serão beneficiados", afirma o gerente operacional do consórcio Vianova. Para chegar até Porto Alegre os usuários do transporte coletivo de Nova Santa Rita só tinham uma opção, descer no município de Canoas e pegar o trem.

Segundo o superintendente da Metroplan, Oscar Escher,  “nós esperamos que, com a redução no tempo de viagem e com mais linhas ligando as cidades, as pessoas deixem de usar o carro particular e passem a usufruir do transporte público”, projeta Escher. As mudanças no tráfego com as duas BRs estão em análise pelos técnicos da Fundação.

Outro compromisso assumido pelo consórcio Vianova é de instalar até setembro deste ano, a tecnologia do reconhecimento facial na frota que conta com 24 ônibus.



Confira horário e itinerário

Itinerário de Nova Santa Rita/ Porto Alegre: Terminal Nova Santa Rita/Av Getúlio Vargas/ Berto Círio/ BR 386/BR448/BR/290/Avenida Castelo Branco/Avenida Mauá/Largo Cairu/Av. Julio de Castilhos/Terminal.

horário de segunda a sexta-feira - 07h20 e 16h30
Sábado- 07h20

Itinerário de Porto Alegre/ Nova Santa Rita: Terminal rua Julio Castilhos/Av. Castelo Branco/BR290/BR448/BR386/Rua do Aterro/Av. Getúlio Vargas/Av. Santa Rita/Terminal Santa Rita

Horário de segunda a sexta-feira -10h30 e 18h00

Sábado - 10h30

Valor da Tarifa: R$ 4,35
 fonte: metroplan

Corredor de ônibus precisa de reparos em Porto Alegre

Com apenas um mês de uso, concreto em corredor de ônibus em Porto Alegre está rachado

Falhas são em pavimento da faixa dos ônibus na Avenida Padre Cacique, que deverá ficar sem uso por dois meses

12/08/2014 | 05h04
Com apenas um mês de uso, concreto em corredor de ônibus em Porto Alegre está rachado Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Em dois quilômetros da Avenida Padre Cacique, cerca de 7% do pavimento terá de ser refeito atrapalhando trânsito na áreaFoto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Reparos no corredor de ônibus da Avenida Padre Cacique, uma das obras da Copa, em uso há pouco mais de um mês, devem dificultar o deslocamento na zona sul da Capital. Desde a manhã desta segunda-feira, equipes do consórcio formado pelas empresas Toniolo e Sultepa trabalham para consertar trincas no concreto.
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As falhas foram detectadas pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Durante as obras no corredor, liberado à circulação dos coletivos em 21 de junho, os ônibus serão desviados para a via, com os demais veículos, e as paradas serão deslocadas para a calçada. As principais alternativas para evitar a Padre Cacique são a Avenida Edvaldo Pereira Paiva e a Terceira Perimetral.
Conforme o diretor da Divisão de Obras e Serviços Especiais (Dope), engenheiro José Carlos Keim, as trincas foram causadas por retrações no concreto.
— Pode ocorrer quando o corte da placa não é feito no tempo adequado. Fatores climáticos também interferem — afirmou.
O engenheiro acrescentou que a liberação do tráfego no corredor obedeceu o prazo técnico e não influi no surgimento de trincas, que podem aparecer depois.
As intervenções serão feitas entre os viadutos Dom Pedro I e Abdias Nascimento (Pinheiro Borda). Em dois quilômetros, 7% do pavimento será refeito, em até 60 dias. Ainda conforme Keim, é pouco provável que a falha volte a aparecer nos trechos corrigidos. O engenheiro não descarta, contudo, que sejam necessários consertos em outros corredores.
fonte: zero hora

8 de agosto de 2014

Transporte público de Porto Alegre perdeu 2,5 milhões de usuários mensais em dez anos


Em contrapartida, a Capital ganhou mais 200 mil carros no mesmo período

 Faixa exclusiva na Avenida Brasil permitiu aos ônibus aumentarem em cinco vezes a velocidade<br /><b>Crédito: </b> Anselmo Cunha / PMPA / CP
Faixa exclusiva na Avenida Brasil permitiu aos ônibus aumentarem em cinco vezes a velocidade
Crédito: Anselmo Cunha / PMPA / CP
Há uma década, a Capital dos gaúchos tinha mensalmente 2,5 milhões de usuários a mais do que hoje. Nos últimos sete anos 200 mil carros a mais foram emplacados em Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que em 2011 implantou a segunda passagem gratuita, passou agora a apostar nas faixas exclusivas para ônibus a fim de privilegiar o transporte público, mesmo que isso faça os congestionamentos de carros aumentarem.

No ano de 2004 a média mensal de usuários do transporte público da Capital era de 27,5 milhões. O total caiu para 25,6 milhões em 2007. Em 2011, ano da implantação gratuidade na segunda passagem, chegou a 27 milhões. A média do ano passado ficou em 26,8 milhões. Os dados são da EPTC. A média parcial de 2014, conforme o sindicato das empresas de ônibus é de 25,1 milhões, quase 2,5 milhões a menos que no início da década passada.

Nesse período a população de Porto Alegre cresceu pouco, passando de 1.416.363 habitantes para 1.467.816. Ainda assim, são quase 60 mil habitantes a mais, segundo estimativas populacionais do IBGE.

Dados do Detran confirmaram que o aumento do número de carros foi bem maior. Os números disponibilizados são a partir de 2007, quando a Capital tinha frota de 591.598 veículos. Hoje são 792.854, ou seja, 200 mil carros a mais nas ruas.

Faixa exclusiva na av. Brasil permitiu aos ônibus aumentarem em cinco vezes a velocidade

De acordo com o diretor-presidente da EPTC, os resultados das primeiras avaliações do uso do corredor exclusivo para ônibus estão acima da expectativa. Na avenida Brasil, onde a faixa começou a operar na segunda-feira, os coletivos que percorriam o trecho a uma velocidade média de 4,5km/h em horário de pico, passaram a trafegar a 25km/h, comemorou.

Caso se mantenha a expectativa, o tempo de viagem dos veículos de transporte coletivo deve ser reduzido em mais do que os 12 minutos esperados, disse. “A tendência é que a gente possa resgatar passageiros… que o suário do transporte tenha tempo adequado, viagens rápidas para que ele possa novamente ser atraído pelo transporte coletivo”, comentou.
fonte: correio do povo

1 de agosto de 2014

Acidente entre ônibus da planalto e caminhonete deixa um morto

Motorista envolvido em acidente na RSC-287 morre no Husm

José Luiz Marques de Miranda, 59 anos, morreu na tarde de sexta-feira

Motorista envolvido em acidente na RSC-287 morre no Husm Ronald Mendes/rbs
Foto: Ronald Mendes / rbs
O motorista da caminhonete Ford Courier, envolvida em uma colisão com um ônibusda Planalto na tarde desta sexta-feira, morreu cerca de duas horas após o acidente.
José Luiz Marques de Miranda, 59 anos, estava sozinho na caminhonete no momento da colisão. Ele viajava pela RSC-287 no sentido Porto Alegre-Santa Maria, quando colidiu com o ônibus, que vinha no sentido contrário. De acordo com a ocorrência, Miranda teria ultrapassado outro ônibus e ainda estaria na pista contrária na hora do acidente, próximo do Posto Fuzzer, em Restinga Seca.
Miranda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mas morreu cerca de duas horas.
fonte: rbs