30 de maio de 2014

Novo trem da Trensurb chega a Porto Alegre

Veículo tem possibilidade de ser acoplado e operar com outra composição

29/05/2014 | 06h27
O primeiro dos 15 novos trens da Trensurb chegou a Porto Alegre na noite desta quarta-feira, após sete dias de viagem. O veículo veio de São Paulo e está dividido em quatro partes, que foram transportadas em caminhões. 

A partir das 7h desta quinta-feira, os carros que compõem o trem serão içados por um guindaste e colocados em trilhos. Até que comece a operar, o veículo será testado dentro da oficina, do pátio da empresa e, só depois desse procedimento, passará a circular na via, sem passageiros, num trecho do elevado em Novo Hamburgo. Somente em outubro deve começar a operar comercialmente. 

As 15 novas composições adquiridas junto ao consórcio FrotaPoa, são a primeira aquisição de frota desde a inauguração da linha. Conforme a Trensurb, elas têm gasto energético cerca de 30% inferior aos trens atuais, além de ar-condicionado automatizado, painéis com mapa dinâmico da linha, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas e possibilidade de acoplamento _ tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico.

Até janeiro de 2015, todos os 15 trens serão recebidos pela Trensurb com intervalos de 15 a 20 dias entre cada entrega.

fonte: Zero Hora

Mais de 60 linhas de ônibus serão desviadas em POA durante a Copa


Alterações ocorrem nos cinco dias de jogos no Beira-Rio

Alterações ocorrem nos cinco dias de jogos no Beira-Rio<br /><b>Crédito: </b>  Anselmo Cunha / PMPA / CP
Alterações ocorrem nos cinco dias de jogos no Beira-Rio
Crédito: Anselmo Cunha / PMPA / CP
Mais de 60 linhas de ônibus com terminal na avenida Borges de Medeiros e avenida Senador Salgado Filho serão desviadas em razão dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. As alterações ocorrerão nos cinco dias de partidas no Beira-Rio: 15, 18, 22, 25 e 30 de junho.

Os desvios serão pela avenida João Pessoa, acesso sob o Viaduto; avenida Loureiro da Silva; rua General Lima e Silva; rua Coronel Fernando Machado; avenida Borges de Medeiros (sentido bairro-Centro); e Salgado Filho, retornando pela avenida João Pessoa. Na sequência, o itinerário é normal.

Cerca de 27 Linhas de ônibus da zona Sul – que normalmente passam pela área do estádio Beira-Rio – terão desvio no sentido Centro-bairro. A partir da avenida Borges de Medeiros (sentido bairro-Centro), a linha usará as seguintes ruas e avenidas: Salgado Filho, Avaí, Loureiro da Silva, José do Patrocínio, Rua da República, Praia de Belas, Botafogo, Érico, Gastão H Mazeron, Cascatinha, Carlos Barbosa, Moab Caldas, Divisa, Comandaí, Butuí e Icaraí. A partida daí segue o itinerário normal.





No sentido bairro-Centro, os desvios serão pelas ruas e avenidas: Icaraí, Inhanduí, Comandaí, Divisa, Moab Caldas, Niterói, Gomes Carneiro, Cel Neves, Carlos Barbosa, Cascatinha, Érico, José de Alencar, Borges ou Praia de Belas, Borges de Medeiros e Salgado Filho.





Linhas alteradas: 

110 – Restinga Nova
110.1 – Restinga
111 – Restinga Velha
111.2 – Rest .Velha/ Hípica
149 – Icaraí
149.1 – Icaraí/ Taquary
165 – Cohab
170 – Jd. das Palmeiras
171 – Ponta Grossa
173 – Camaquã
176 – Serraria/ Rodoviária
176.1 – Serraria/ Ouriques
177 – Menino Deus
178 – Praia de Belas 179 – Serraria
179.2 – Serraria/ Osv. Cruz
180 - Diário
184 – Juca Batista
186 – Liberal
187 – Padre Réus
187.1 – Pe. Réus/ Massot
188 – Assunção
R1 – Jd. Vila Nova
R3 – Esperança
R5 – Ponta Grossa
R81 – Campo Novo
R84 – Juca

As linhas que utilizam a avenida Diário de Notícias também terão alterações. Neste caso, o desvio do itinerário, no sentido Centro-bairro, ocorrerá pelas vias Borges de Medeiros (sentido bairro-Centro), Salgado Filho, Avaí, Loureiro da Silva (sentido bairro-Centro), retorno Receita Federal, Loureiro da Silva (sentido Centro-bairo), José do Patrocínio, República, Praia de Belas, Botafogo, Érico Veríssimo, Gastão H. Mazeron, Cascatinha, Carlos Barbosa, Moab Caldas, Divisa, Comandaí, Butuí, Icaraí (sentido bairro-Centro), Chuí (sentido bairro-Centro), retorno esq. Diário de Notícias, Chuí (sentido bairro-Centro) e Icaraí (sentido bairro-Centro).

E no sentido bairro-Centro, os desvios serão pelas vias Icaraí (sentido bairro-Centro), Chuí (sentido bairro-Centro), retorno à esquerda com a Diário de Notícias, Chuí (sentido bairro-Centro), Icaraí (sentido Centro-bairro), Inhanduí, Comandaí, Divisa, Moab Caldas, Niterói, Gomes Carneiro, Cel. Neves, Carlos Barbosa, Cascatinha, Érico, José de Alencar, Borges de Medeiros ou Praia de Belas e Salgado Filho

Linhas alteradas:

110 – Restinga Nova
165 – Cohab
168 – B. Novo/ Tristeza
188 – Assunção

Outras três linhas também sofrerão com desvios na região da avenida Diário de Notícias. As vias utilizadas no sentido Centro-bairro serão Borges de Medeiros (sentido bairro-Centro), Salgado Filho, Avaí, Loureiro da Silva (sentido bairro-Centro), retorno Receita Federal, Loureiro da Silva (sentido Centro-bairro), José do Patrocínio, República, Praia de Belas, Botafogo, Érico Veríssimo, Gastão H. Mazeron, Cascatinha, Carlos Barbosa, Moab Caldas, Divisa, Comandaí, Butuí, Icaraí, Chuí e Diário de Notícias.

No sentido bairro-Centro, o desvio será pelas vias Diário de Notícias, Chuí, Icaraí, Inhanduí, Comandaí, Divisa, Moab Caldas, Niterói, Gomes Carneiro, Cel. Neves, Carlos Barbosa, Cascatinha, Érico, José de Alencar, Borges ou Praia de Belas e Salgado Filho

Linhas alteradas: 

179 – Serraria
R5 – R.Ponta Grossa
R84 – R. Juca Batista





A maioria das linhas da Zona Leste e todas da Zona Norte e Transversais não sofrerão alterações. Mas durante os cinco dias de jogos da Copa do Mundo, que ocorrerão em Porto Alegre, pelo menos dez vias ficarão interditadas para facilitar o acesso ao estádio Beira-Rio.

Vias interditadas:

• Av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Ipiranga e a Padre Cacique, nos dois sentidos da circulação;
• Av. Padre Cacique, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos;
• Av. Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro. Sentido Centro-bairro;
• Av. Aureliano Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias. Sentido rótula-Borges;
• Rua Monroe. Toda a via;
• Rua Otávio Dutra, entre a Padre Cacique e a rua Silveiro;
• Rua Dona Amélia. Toda a via;
• Rua Gen. Oliveira Freitas. Toda a via;
• Rua Miguel Couto, entre a Padre Cacique e a Silveiro;
• Rua Barão do Cerro Largo, entre a Padre Cacique e a rua Antenor Lemos.





Fonte: Bruna Cabrera / Correio do Povo

28 de maio de 2014

Paradão Golden Center será ampliado e linhas serão divididas

Ônibus novos ainda não chegaram, porém novidades a cerca do paradão serão percebidas nos próximos dias

Canoas - 28/05/2014, Como no corredor da Assis Brasil, as linhas serão divididas em grupos, que irão parar em determinados pontos do paradão para embarque e desembarque.
Em abril entrou em operação o corredor de ônibus, os usuários aprovaram a novidade, com algumas reclamações a cerca dos usuários das L1, L2, L3 e Nazário/São João, porém com otimização no tempo do trajeto, o corredor deu mais mobilidade á área central, liberando a faixa da direita  que antes era ocupada por taxistas, contêineres, estacionamentos, carga/descarga etc ... a ser ocupada apenas por ônibus e as demais, pelos outros veículos.
Além dessas alterações, o aumento dos pontos da prefeitura e fundação, agora é a vez do paradão, que deve ter as mudanças observadas nos próximos dias.

Carris perderá duas linhas após licitação do transporte público

Empresa vai ceder cinco trajetos e receber outros três percursos, com isso aumentará sua participação no transporte da capital

Empresa vai ceder cinco trajetos e receber outros três percursos<br /><b>Crédito: </b> PMPA Divulgação / CP
Empresa vai ceder cinco trajetos e receber outros três percursos
Crédito: PMPA Divulgação / CP
A licitação do transporte coletivo em Porto Alegre prevê que cinco linhas deixem de ser da Carris e três outras anexadas pela companhia ao fim do processo. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), gerenciada pela Prefeitura, os serviços das linhas 431 (Carlos Gomes), 473 (Jardim Carvalho-Salso), 476 (Petrópolis-PUC), 510 (Auxiliadora) e 525 (Rio Branco) serão prestados por outras empresas. A Carris, no entanto, deve ficar com as linhas 314 (Restinga-PUC), 286 (Belém Velho, Cristal, Ufrgs) e 520.1 (Triangulo/24 de Outubro/PUC). Não há ainda informações sobre mudanças nos itinerários.

Por meio da assessoria de imprensa, a Carris informou que a mudança é positiva para a companhia. Um dos objetivos é atender a demanda de ônibus na zona sul de Porto Alegre. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappelari, a mudança nas linhas vai dar à Carris um perfil de execução de linhas transversais, que são aquelas que percorrem várias áreas da cidade.

A expectativa da EPTC é de que a nova distribuição esteja em operação em novembro de 2015. Na próxima semana, empresas interessadas na prestação do serviço entregarão propostas.
 


Fonte: Eduardo Paganella/Rádio Guaíba

RODOVIÁRIA de Novo Hamburgo arca com prejuízos


Com administração municipal, terminal amarga prejuízo assim como outros no Estado e não há interessados em assumir o local

Mesmo modelo, rodoviária de Novo Hamburgo arca com prejuízos Diogo Fernandes/PMNH
Com receita superior a R$ 24 mil, terminal do Vale do Sinos não tem interessados na concessãoFoto: Diogo Fernandes / PMNH
Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a situação não é diferente da imensa maioria das rodoviárias gaúchas. O prejuízo financeiro é o principal problema enfrentado pelo concessionário, que no caso hamburguense, é o próprio município. Para não ficar sem rodoviária, a prefeitura, via Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), assumiu a responsabilidade pela administração até que apareça algum empresário interessado. A questão é, que nas últimas licitações, não houve candidatos.
— Como alguém vai se interessar por um negócio que só dá prejuízo? — questiona o presidente da Comur, Lino De Negri.

Embora a maioria das licitações fracassadas, que ficaram desertas, pertençam à categoria 4 (com arrecadação de no máximo R$ 7 mil), há casos de estações classificadas na melhor das categorias, a 1, com receita superior a R$ 24 mil. É o caso da rodoviária de Novo Hamburgo.
Funcionando em um prédio considerado modelo e respeitando todas as exigências do Daer, a estação atende diariamente 2 mil pessoas. O terminal foi inaugurado em 2003 e hoje, com uma estação da Trensurb acoplada, o movimento de passageiros aumentou, embora ainda seja considerado pequeno em comparação com outras rodoviárias do Estado. Segundo De Negri, a falta de linhas para atender itinerários importantes, como Cachoeira do Sul, Litoral Sul e algumas cidades da Serra, prejudicam o negócio.
— O Daer precisa reavaliar os destinos oferecidos. É inadmissível que uma cidade do tamanho e importância de Novo Hamburgo tenha uma rodoviária que dê prejuízo no lugar do lucro — afirma.
A solução para o problema, assim como das demais rodoviárias que estão capengas financeiramente, segundo o Daer, pode estar no plano diretor que está sendo gestado. 

fonte: Zero Hora

27 de maio de 2014

Novo Viale DD Sunny da Carris já está em Porto Alegre (8503)

O turismo na capital se intensifica com a copa, e a linha turismo da carris também, chegou ontem o novo Viale DD Sunny da Carris com chassi O-500U operará a linha do centro histórico e tem configuração idêntica aos dois últimos, porém na cor bordô, em breve fotos.
Com isso a frota de veículos da linha turismo de Porto Alegre é ampliada para 4 veículos. (8500 ao 8503)

Carris anuncia compra de 50 novos ônibus por 40 milhões

Licitação que deve sair em breve, prevê ônibus climatizados e tamanhos de (15) 21m, (20) 18m e (15) 13,2m

Mais recentes aquisições foram entregues à população em 2013  Foto: Cristine Rochol/PMPA
Mais recentes aquisições foram entregues à população em 2013  Foto: Cristine Rochol/PMPA
Cinquenta ônibus novos estarão circulando em breve nas linhas da Carris. A aquisição, que representa um investimento de R$ 40 milhões, será realizada com o objetivo de adequar a empresa ao padrão da licitação do transporte público de Porto Alegre. Desta forma, todos os veículos serão climatizados e comportarão maior quantidade de pessoas do que os que estão atualmente em circulação.
O edital de abertura da licitação para a compra dos novos ônibus deve ser publicado nos próximos dias. Além de adequar a empresa às necessidades do novo sistema, o investimento atende ao texto da lei municipal que determina a necessidade de renovação constante da frota.
Embora não participe do processo de licitação do transporte público da Capital por ser uma empresa da Prefeitura de Porto Alegre, a Carris também terá alteração em suas linhas. Após a concorrência pública, a Companhia aumentará a participação no sistema.
“Vamos passar a atender também a população da zona Sul da Capital, o que é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. Vamos deixar de operar algumas radiais, que são linhas com terminal no Centro, e assumir outras transversais, que são os nossos Ts”, afirma o diretor-presidente Sérgio Zimmermann.

Taxistas avaliam entrar em greve na copa em função de uniformes


Sindicato da categoria entrou com uma ação na Justiça para reverter a decisão

Taxistas avaliam parar atividades na Copa em função do uniforme  Crédito: André Ávila
Taxistas avaliam parar atividades na Copa em função do uniforme Crédito: André Ávila
Os taxistas de Porto Alegre poderão paralisar suas atividades durante a Copa do Mundo, caso a obrigatoriedade da camisa azul no uniforme seja mantida pela Justiça. O sindicato da categoria entrou na semana passada com uma ação na Vara da Fazenda Pública para reverter a decisão. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi), Luiz Nozari, disse nesta segunda que se o recurso for negado, os taxistas poderão realizar protestos e paralisação durante os dias de jogos da Copa do Mundo na Capital.
Nozari afirmou que é favorável a padronização do uniforme, mas destaca que a lei original não fala em cor. “Estamos pedindo que os taxistas que compraram camisetas azuis que guardem as notas e cobrem da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ressarcimento caso a Justiça acate a decisão”, destacou. Na manhã desta segunda, em diversos pontos da Capital como o da Estação Rodóviária, e os pontos de táxi da avenida Borges de Medeiros e da rua dos Andradas, os motoristas de táxi estavam com a camisa azul exigida pela EPTC.
O gerente de fiscalização de trânsito da EPTC, Paulo Gumercindo Machado, informou que não serão feitas abordagens na rua para verificar quem está sem o uniforme. “Não vamos fazer caça às bruxas. A fiscalização programada será realizada nos finais dos pontos de táxi e na Estação Rodoviária”, acrescentou. Em Porto Alegre, segundo a EPTC, mais de 10 mil profissionais conduzem os 3.920 táxis.
O uso de bermudas para os condutores foi liberado, porém as mulheres taxistas estão proibidas de trabalhar usando saia. Os taxistas devem utilizar uniforme composto por camisa social (manga curta ou longa) ou camisa polo na cor azul e calça social, jeans ou bermuda em cor escura. As peças devem ser lisas, sem estampas, manchas ou descolorações. Também não é permitido o uso de chapéus ou bonés. O taxista pode optar ainda entre calçados fechados e sandálias.

24 de maio de 2014

Estruturas temporárias atrasadas em Porto Alegre


Comitê Gestor da Copa esperava divulgar lista das empresas nesta sexta.
Governo do RS diz que instalação dos equipamentos não está ameaçada.

Laion EspíndulaDo G1 RS
Atraso na montagem das estruturas temporárias motivou críticas da Fifa  (Foto: Laion Espíndula/G1)Atraso na montagem das estruturas temporárias motivou críticas da Fifa (Foto: Laion Espíndula/G1)
Prevista para ser divulgada nesta sexta-feira (23), a lista das empresas que aderiram ao projeto de incentivos fiscais para financiar as estruturas temporárias do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para a Copa do Mundo ainda não está fechada. O atraso, no entanto, não ameaça a instalação dos equipamentos nos arredores da sede de cinco jogos a 20 dias do início do evento, como garante o governo estadual.
De acordo com o Comitê Gestor da Copa no Rio Grande do Sul (CG Copa), pendências impediram o Internacional, responsável pela captação das empresas, de fechar os contratos. O órgão vinculado ao governo estadual diz que não vai estabelecer um novo prazo para finalizar a captação de recursos, mas descarta riscos ao projeto.
O atraso na instalação das estruturas temporárias foi motivo de críticas do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em visita ao Beira-Rio na últimas quarta-feira. Após passar quase três horas reunido com dirigentes do Internacional, membros do Comitê Organizador Local (COL) e o prefeito José Fortunati, o francês disse que "ainda há muito a fazer em Porto Alegre".
"Não podemos perder um minuto ou a qualidade para fãs e equipes de TV será comprometida na Copa 2014", escreveu no Twitter.
O prazo para a entrega das estruturas temporárias é 1º de junho. O objetivo dos organizadores é formar um consórcio com 12 empresas para financiar R$ 25 milhões necessários para a montagem da área de apoio ao redor do estádio. Pelo menos oito empresas já aderiram ao projeto e outras duas estariam em negociação. Os outros R$ 5 milhões virão de equipamentos adquiridos pelo poder público, com a condição de que fiquem como legado.
O que são as estruturas temporárias
As estruturas temporárias vão abrigar, no entorno do Beira-Rio, as áreas de imprensa, voluntários, convidados, tecnologia da informação e segurança, entre outras, necessárias para a organização da Copa. Fazem parte das despesas, por exemplo, gastos com assentos, tendas, plataformas, passarelas, cercas, iluminação, cabos, mobiliário e divisórias. A maior parte dos itens será desmontado depois do Mundial.
Por contrato, o Internacional, como dono do estádio, seria responsável por arcar com os custos das estruturas temporárias, mas o clube anunciou que não pagaria a conta. No final de março, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que concede incentivos fiscais para as empresas que financiarem as estruturas temporárias, até o limite de R$ 25 milhões. As empresas que aderirem ao programa receberão desconto no ICMS no valor total investido.
Impasse e polêmica
O impasse sobre quem pagaria a conta durou alguns meses, a ponto de ser alvo de preocupação pública da Fifa. A entidade poderia até pagar pela instalação dos equipamentos necessários ao redor do Beira-Rio e cobrar o Internacional após a Copa do Mundo. O texto consta do aditivo assinado pelo então presidente do Inter, Vitorio Piffero, e Jérôme Valcke. Em meio ao embróglio, o presidente do clube, Giovanni Luigi, chegou a colocar em dúvida a realização da Copa em Porto Alegre.

fonte::http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/05/jornalistas-da-australia-e-franca-conhecem-beira-rio-em-porto-alegre.html
fontef

23 de maio de 2014

Reforma nas 13 estações mais antigas da trensurb incluí pintura e instalação de piso tátil

Serviços incluem pintura e instalação de pisos táteis em 13 estações. Previsão é de que pintura esteja concluída antes do período da Copa do Mundo.
Desde outubro de 2013, estão em andamento obras de manutenção predial em 13 estações da Linha 1 da Trensurb, entre Mercado e São Leopoldo. Os trabalhos incluem pintura interna e externa dos espaços e a colocação de pisos táteis delimitantes, que servem para orientar pessoas com algum tipo de deficiência visual, em lugar das antigas faixas amarelas pintadas. A estimativa é de que todas as estações estejam devidamente pintadas até o dia 30 deste mês, antes do período da Copa do Mundo.

O chefe do Setor de Manutenção Predial e Equipamentos do metrô, José Cláudio Sicco, explica que a iniciativa é fruto de quase um ano de planejamento e mapeamento das principais demandas requeridas para a qualificação das estações, inclusive, antes do período do mundial de futebol no país. Segundo Sicco, o término da instalação das placas táteis deve ocorrer até dezembro deste ano. “O objetivo é qualificar ainda mais as estações, de forma sistemática, para os usuários e empregados. Após as reformas pontuais, nos dedicaremos a realizar manutenção preventiva”. A prestadora de serviços responsável é a SQ Group.

Não estão inclusas no escopo desses trabalhos as estações Esteio, Petrobrás, Aeroporto e Farrapos – que já receberam atualizações, modernizações ou possuem contratos de reforma específicos. Já as cinco novas estações em São Leopoldo e Novo Hamburgo – Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo – possuem contrato de manutenção predial (sobretudo preventiva) à parte, cujo processo licitatório foi vencido também pela SQ Group.

Foto: Luiz Soares/Trensurb
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Estação Industrial da Trensurb passa a se chamar Industrial/Tintas Killing

Contrato já foi assinado

Porto ALegre 23/05/2014
Trensurb e empresa da indústria química firmaram contrato de concessão de uso do direito de nomenclatura da estação em cerimônia realizada no local, na tarde de ontem (22).
Trensurb e Killing S.A. Tintas e Adesivos firmaram contrato de concessão de utilização do direito de nomenclatura da Estação Industrial do metrô. A cerimônia de assinatura do documento ocorreu no próprio local, que passa a ser chamado de Estação Industrial/Tintas Killing, na tarde de ontem (22). Os termos preveem o direito da empresa da indústria química agregar sua marca ao nome da estação por cinco anos mediante o pagamento de R$ 9 mil mensais à Trensurb. A Killing venceu o processo licitatório concluído no mês de março, que também previa concessão de direitos de nomenclatura das outras estações da Linha 1, porém o único lote com oferta foi o da Estação Industrial. Um edital para uma nova licitação será lançado em breve, após a conclusão de uma análise de valores e estratégias que visam reduzir custos de implantação das marcas nas estações.
 
“É um novo momento da empresa em sua relação com o mercado”, declarou o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, durante o ato de assinatura. Kasper afirmou que a iniciativa de se integrar o negócio de transporte com negócios de comércio e indústria locais, inclusive com a divulgação de suas marcas, é algo de praxe em sistemas de transporte no mundo todo e ajuda a garantir a sustentabilidade do metrô, que pratica uma tarifa social, de R$ 1,70, que não é reajustada desde janeiro de 2008. Para o diretor-presidente, “esse é um ato simbólico e muito significativo principalmente pela grande mobilização que tivemos da comunidade de Novo Hamburgo para trazer o trem”. Ele lembrou ainda que, originalmente, a Estação Industrial teria apenas suas fundações executadas como parte do projeto de expansão, mas com o apoio de autoridades e população locais, conseguiu-se garantir sua construção total. Sobre a concessão do direito de nomenclatura, Kasper exclamou: “Que essa parceria seja a primeira de muitas!”.
 
O superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Aldir Seifried, explica que “essa é uma primeira experiência nossa e esperamos que seja uma referência para muitas outras que possamos ter daqui pra frente. Apostamos muito nesse produto [de concessão de direito de nomenclatura] e já estamos discutindo com outros interessados. Brevemente, teremos um novo edital e uma nova licitação”. Conforme Leonardo Hoff, diretor de Administração e Finanças da empresa metroviária, “a Trensurb inicia uma nova fase de parceria com a iniciativa privada, que beneficiará a cidade, com a Killing, que é a maior empresa de Novo Hamburgo”.
 
O diretor-presidente da Killing S.A., Milton Killing, também exaltou a parceria e o fato de sua empresa ser a primeira a agregar a marca a uma estação da Trensurb em Novo Hamburgo. Sobre a expansão da Linha 1 até o município, ele afirmou: “Vamos ter muitos ganhos com esse grande empreendimento de mobilidade”. Prestigiando a cerimônia, o prefeito Luis Lauermann também comemorou a expansão: “Estamos tendo ganhos extraordinários não só em Novo Hamburgo mas em todo o Vale do Sinos”. Em seu discurso, Lauermann classificou, ainda, a parceria entre Trensurb e Killing como um exemplo de relação entre duas empresas “de excelência” em suas áreas de atuação, uma pública e outra privada.
 
Estiveram presentes na cerimônia de ontem: o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper; o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff;  o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Aldir Seifried; o diretor-presidente da Killing S.A. Tintas e Adesivos, Milton Killing; o diretor da unidade de negócios Tintas, Paulo Roberto Moreira; o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann; empregados e gestores da Trensurb e da Killing.
 

 
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Acidente no centro de Canoas deixa 6 feridos

Canoas - 23/05/2014

Carro sobe a calçada e atropela 6
Motorista sobe na calçada e atropela seis pessoas em Canoas Carlos Grochau via Whatsapp/Arquivo Pessoal
Foto: Carlos Grochau via Whatsapp / Arquivo Pessoal
Um motorista dirigindo um Renault Clio vermelho perdeu controle do carro, subiu na calçada e atropelou seis pessoas na Avenida Victor Barreto, em Canoas, por volta das 13h30min. O grupo estava embaixo da passarela da estação Canoas/La Salle do Trensurb, no centro da cidade, uma região de grande circulação de pedestres
De acordo com um bombeiro que estava no local, o acidente poderia ter sido maior, caso o motorista não tivesse batido em uma placa de trânsito pouco antes de atropelar as pessoas.

De acordo com assessoria do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, as seis vítimas do acidente são Evandro Rogério da Silva Pereira, 36 anos, Mara Lúcia Rosa, 47 anos; Alessandra Silva Rodrigues, 20 anos; Géssica Rosa Dutra, 22 anos; Joaquim Passini, sem idade confirmada; Joana Martins; também sem idade confirmada. Não houve vítimas fatais. O condutor foi levado à Delegacia de Polícia.
fonte: zero hora


Linha seletiva entre aeroporto e hotéis será feita pela carris durante a copa

23/05/2014 17:24:22

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Carris fez modificações internas, como espaço reservado para bagagens
Carris fez modificações internas, como espaço reservado para bagagens
Foto: Divulgação/PMPA
Com seis ônibus, itinerário terá cerca de 30 quilômetros até os principais hotéis
Com seis ônibus, itinerário terá cerca de 30 quilômetros até os principais hotéis
Ônibus com espaço reservado para bagagens, assentos acolchoados e com encosto para a cabeça, piso baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e capacidade para acomodar 25 pessoas sentadas. Essas são as principais características da linha especial da Carris S1 – Seletivo Aeroporto-Hotéis, criada com o objetivo de atender os visitantes a partir da Copa 2014.

O novo serviço foi anunciado na manhã desta sexta-feira, 23, na coletiva de apresentação do Plano de Mobilidade para o Mundial, desenvolvido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). "Queremos oferecer um serviço diferenciado ao turista que chega a Porto Alegre. É uma iniciativa inovadora, que permanecerá como um legado do Mundial para Porto Alegre”, define o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.
Como vai funcionar - A linha circular vai dispor de seis ônibus, que tiveram a estrutura interior adaptada pela Carris. As partidas acontecerão desde as 6h da manhã até a meia-noite, a cada 30 minutos, do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O itinerário deverá cobrir os principais hotéis de Porto Alegre, percorrendo, em caráter experimental, um trajeto de cerca de 30 quilômetros, elaborado de acordo com pesquisa prévia realizada com turistas no próprio terminal do aeroporto.
Auxiliares de bordo capacitados em língua inglesa atuarão na linha para melhor orientar, atender os passageiros e realizar a cobrança da passagem. No ano passado, uma turma de colaboradores foi qualificada em cursos de inglês da Escola de Gestão Pública (EGP), preparatórios para a Copa. Para facilitar a identificação, os letreiros dianteiro e lateral do ônibus estão programados para alternar entre informações escritas em português e em inglês. 


/carris /copa_2014

fonte: http://www.carris.com.br/default.php?p_noticia=169644

22 de maio de 2014

Novos TMs da SOUL

Para deixar sua frota das linhas Transversais intermunicipais com 100% de veículos com elevador, a SOUL, de Alvorada, remaneja alguns carros de volta para sua frota, em compensação põe mais novos nas linhas TM, o primeiro carro visto foi o 2602, Viale OF-1722M (Ex SOUL 7229), o que saiu foi o 2607, Svelto IV.
A frota TM da Soul é composta por 15 veículos, veja a relação completa e atualizada dos TMs na relação de frota TM no menu 2, ou ainda pelo link a seguir: RELAÇÃO de frota TM

19 de maio de 2014

Gasolina pela metade do preço nessa 3ª feira

Nesta terça-feira, 35 mil litros de gasolina serão vendidos por um preço muito mais em conta que os R$ 2,90 que, em média, dominam as bombas dos postos de combustíveis gaúchos. A iniciativa, aderida por sete postos do Estado, faz parte da 10ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI).
A intenção é mostrar ao consumidor o quanto os tributos elevam o valor do combustível. Motoristas de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, São Leopoldo e Pelotas são os que poderão sentir a diferença no bolso se chegarem cedo aos postos participantes.
A partir das 8h, cada estabelecimento distribuirá 250 senhas, com direito à compra de 20 litros de gasolina comum por bilhete. O litro do combustível sairá por R$ 1,50, e o pagamento deve ser feito em dinheiro. O presidente do Instituto Liberdade  (IL-RS), Ricardo Sondermann, explica que o abastecimento ocorrerá das 8h30min ao meio-dia.
– A campanha que mais reuniu postos no país foi o Rio Grande do Sul. Isso demonstra a mobilização da classe e o nossa revolta natural com os impostos. Tem motorista que dorme na fila – comenta.
Com base no valor de R$ 3,25 por litro, considera-se que R$ 1,72 correspondem a impostos e contribuições, o que significa um total de 53%.
O DLI é promovido pelo Instituto Liberdade (IL-RS), pela Associação da Classe Média (Aclame) e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro), em parceria com o Instituto de Estudos Empresariais (IEE).
O cálculo dos impostos
ICMS - 25%
Cofins - 17,97%
PIS - 3,41%
Outros (folha salarial dos funcionários e de energia elétrica) - 6,65%
Total - 53,03%
Confira os postos participantes da campanha
Porto Alegre:Posto Dueville - Av. Assis Brasil, 6.853
Abastecedora de Combustíveis SMR - Av. Borges de Medeiros, 2.205
Posto SIM Cidadão - Av. Cristiano Fischer, 1.337
Canoas:Posto Buffon - Avenida Boqueirão, 2.135
São Leopoldo:Posto Phoenix - Avenida João Corrêa, 1.380
Caxias do Sul:Posto SIM Cidadão - Rua 13 de maio, esquina com 18 do forte, 1.004
Pelotas:Posto SIM Modelo - Rua Gonçalves Chaves, 1.119

fonte: zh
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/05/dia-sem-imposto-deve-ter-gasolina-por-metade-do-preco-4504196.html?utm_source=Redes+Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite

18 de maio de 2014

16 de maio de 2014

Gigante engole gigante: Volkswagen compra SCANIA por 6,7 Bi

Scania - Volkswagen
A oferta de 6,7 bilhões de euros (9,2 bilhões de dólares) da Volkswagen pela unidade de caminhões sueca Scania foi aceita pelos acionistas minoritários, em um importante passo para os planos da montadora alemã de criar uma aliança de caminhões para competir no mercado global.
A integração total da Scania com o grupo alemão é vital para os esforços da Volkswagen de alinhar a empresa sueca com a MAN, equiparando o grupo resultante às líderes globais Daimler e Volvo.
A Volkswagen disse nesta terça-feira que vai controlar 90,5% do capital da Scania após os detentores de 27,5% da empresa sueca aceitarem a oferta de 200 coroas (30,48 dólares) por ação, ficando assim acima do mínimo de 90% de aprovação.
O maior grupo automotivo da Europa luta para replicar em caminhões o sucesso de sua estratégia multimarcas em carros de passageiros, segmento no qual faz desde carros de luxo Audi e esportivos Porsche até os mais baratos Skodas.
A aliança liderada pela Volkswagen, e que será chefiada pelo ex-Daimler Andreas Renschler, pretende ampliar a cooperação em áreas como chassis e eletrônicos.
Para financiar a oferta, a Volkswagen pretende vender até 2 bilhões de euros em ações preferenciais, emitir até 3 bilhões de euros em capital híbrido e usar outros 2 bilhões de suas reservas de caixa de 17,7 bilhões de euros.

fonte: http://blogdocaminhoneiro.com/2014/05/volkswagen-finaliza-a-compra-da-scania/