28 de fevereiro de 2014

Janiz adquire ônibus Versatile Gold

Depois de anos com Marcopolo, Janiz se rende a experimentar Comil.

Erechim - 28/02/2014 às 23:17.
A Janiz de Canoas, acostumada a comprar Marcopolo, está com uma renovação de frota um tanto curiosa, está trazendo Comil, trata-se do Versatile Gold comprado pela empresa, por enquanto foi visto apenas um no pátio da Comil em Erechim-RS onde fica a fábrica da mesma. Outro detalhe é o veículo ser Euro V, a Janiz possuía apenas um veículo com essa tecnologia, vulgo 1090, agora o novo com prefixo 1100 nos deixa na expectativa pra ver quantos são.

Passe Livre nos ônibus de Porto Alegre nesse Domingo.

A EPTC decretou Passe Livre nos ônibus municipais da capital nesse Domingo de carnaval 2/03. Aproveite a cidade!

Porto Alegre - 28/02/2014 às 23:05
Na capital o domingo de carnaval será de passe livre nos ônibus municipais. Linhas especiais da Cia Carris levarão as pessoas até o complexo do Porto Seco onde acontecem os desfiles, a exemplo é o T6.1. Veja a programação completa no Facebook do Canoas Bus clicando AQUI.




Diminuição da tarifa do transporte metropolitano é adiada pela terceira vez


Prefeitura de Canoas informou que projeto levaria a aumento de R$ 0,85 nas passagens de integração

Prefeitura de Canoas informou que projeto levaria a aumento de R$ 0,85 nas passagens de integração<br /><b>Crédito: </b> Laira Souza/Especial CP
Prefeitura de Canoas informou que projeto levaria a aumento de R$ 0,85 nas passagens de integração
Crédito: Laira Souza/Especial CP
A implantação da Tarifa Única no transporte rodoviário do eixo Norte da Região Metropolitana foi adiada pela terceira vez. A implantação, que deveria ter sido iniciada nesta quinta-feira, desta vez foi interrompida devido ao pedido da Prefeitura de Canoas, que alega haver um erro na resolução do projeto. Desta forma, a Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul suspendeu por 15 dias a implantação.

Segundo o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o projeto acaba refletindo em um aumento de R$ 0,85 no valor pago pelos passageiros que usam o sistema de integração no Município. Dos atuais R$ 3,50 para utilização de trem e ônibus, o passageiro passaria a pagar R$ 4,35. Segundo Jairo, o aumento também afetaria os usuários da integração Unisinos, que também passarão a ter acréscimo de tarifa caso o projeto entre em vigor como está.

O Superintende da Metroplan, Oscar Escher explica que existe um contrato entre as empresas de ônibus que fazem transporte integrado e a Trensurb e, que este acordo, proporciona descontos nas passagens integradas. Recentemente, as empresas, por motivos financeiros, teriam pedido a suspensão destes descontos, para passarem a cobrar a tarifa integral. Segundo Escher, estes acordos não se relacionam com as tarifas propostas
pela Metroplan para os trechos intermunicipais. Nesta sexta acontece uma nova reunião entre Estado, Metroplan e prefeitura, para novos esclarecimentos e definições sobre a implantação da tarifa.

O valor único no eixo norte, que entraria em vigor em 13 de janeiro, foi transferido para 12 de fevereiro, a pedido da Agergs, para que a Agência pudesse avaliá-lo. Depois, a própria Metroplan propôs o adiamento, para 27 de fevereiro, para que as empresas de ônibus pudessem se preparar e as mudanças fossem amplamente divulgadas aos usuários.



Fonte: Laira Souza/Correio do Povo

Daí o Canoas Bus lhe pergunta. O que tem a ver o serviço de Integração que é feito pela VICASA e SOGAL em Canoas, única cidade que a empresa não vai baixar a passagem em linha alguma com a diminuição da passagem nas outras cidades?

Ônibus voltam a circular em Porto Alegre

Porto Alegre - 28/02/2014 - 12:50
 As empresas de ônibus que estavam com seus ônibus na garagens já estão nas ruas

A demissão por Justa causa de dois motoristas e um cobrador das empresas Trevo e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC) provoca nova paralisação dos rodoviários na manhã desta sexta-feira em Porto Alegre. Manifestantes prometem voltar ao trabalho ao meio-dia e discutem a realização de operação-tartaruga nos corredores de ônibus.

Agora com os ônibus nas ruas, os trabalhadores disseram que se não forem readmitidos os funcionários demitidos, voltaram com a paralisação após o carnaval.

À tarde pode haver operação-tartaruga


Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


Porto Alegre - 28/02/2014

Manifestação é realizada contra a demissão de motoristas e cobrador de duas empresas

A demissão por justa causa de dois motoristas e um cobrador das empresas Trevo e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC) provoca nova paralisação dos rodoviários na manhã desta sexta-feira em Porto Alegre. Manifestantes prometem voltar ao trabalho ao meio-dia e discutem a realização de operação-tartaruga nos corredores de ônibus.

Leia maisManifestantes bloqueiam saída de ônibus em garagem da zona sul
À tarde pode ter operação-tartaruga, afirmam rodoviários paralisados em Porto Alegre Ronaldo Bernardi/Agencia RBSO cobrador Carlos Muller, do comando de greve da VTC, afirma que as demissões foram injustas. Segundo ele, a do motorista da VTC teria ocorrido por uma discussão com um fiscal devido à falta de condições de um veículo:

— Já as outras duas (de um cobrador e um motorista da Belém Novo) ocorreram sem justificativa. O cobrador, que é líder sindical, teve um atestado médico negado pela empresa. No período de greve, ele esteve doente e, como o plano estava suspenso, teve que procurar um médico particular.

Conforme Muller, o acordo coletivo da categoria dá preferência a atestados de médicos do plano de saúde da empresa, mas não restringe a procura por outros profissionais. O motorista da Belém Novo demitido, Cedenir Bernardi,  afirma que estava há sete meses na empresa e, apesar de ter a ficha limpa, foi desligado na última terça-feira.

O funcionário demitido após apresentar atestado é Jorge Adriano Braga Leite, cobrador e participante do comando de greve na empresa. Segundo ele, a empresa não aceitou o atestado que comprovaria a sua enfermidade, uma infecção respiratória. Ambos os trabalhadores alegam que as demissões têm relação com a greve da categoria realizada no início do mês e que durou cerca de 15 dias.

ContrapontoO consórcio STS se manifestou a respeito das três demissões alegando que os profissionais não apresentavam o perfil requerido pelas empresas. No caso do cobrador da Belém Novo, o funcionário teria sofrido três suspensões e uma advertência, o que justifica a demissão. Já o motorista, da mesma empresa, estaria em treinamento e foi reprovado. Ainda, o profissional da VTC teria tido o comportamento reprovado por usuários e agredido, verbalmente, um fiscal.

Confira nota na íntegra:
"Empresa Belém Novo
Foi demitido um cobrador que tinha um histórico de faltas não justificadas com frequência. 
O colaborador havia recebido três suspensões de 3 dias; uma de 2 dias e uma advertência por escrito, alertando sobre seu comportamento não responsável.
Ele folgou no último sábado e domingo Não veio trabalhar na segunda, comparecendo ao trabalho na terça à tarde com um atestado médico particular.
Na avaliação da empresa, um colaborador com esse perfil deveria ser demitido. Foi o que aconteceu na última quarta.
Além deste, trabalhador foi dispensado outro, com 7 meses de empresa, na última terça-feira. Ele atuava como garagista, estava fazendo treinamento para motorista e foi avaliado (pelo monitor) como ainda não apto para exercer a atividade. Esse colaborador já recebeu suas parcelas recisórias.
Viação Teresópolis Cavalhada – VTC
O colaborador foi demitido por não ter uma boa ficha disciplinar, com várias reclamações de usuários na EPTC. Na última quarta-feira ao encerrar seu turno, ofendeu seu superior com palavras de baixo calão. A empresa, não compactuando com esta atitude – somada ao seu histórico anterior – decidiu rescindir seu contrato de trabalho. Além disso, o referido não era grevista ou piqueteiro.
A empresa salienta que todos os seus colaboradores estavam no horário, hoje, para desempenhar seu trabalho. 
As empresas lamentam esta atitude ilegal e radical que só penaliza os trabalhadores que utilizam o transporte coletivo da Zona Sul de Porto Alegre.
"

Manifestação

Desde a madrugada, um grupo de manifestantes bloqueia a saída de ônibus da VTC, na Avenida Cavalhada, em Porto Alegre. O primeiro carro, que deveria ter saído por volta das 4h30min, não deixou a garagem. Duas garagens das empresas Viação Belém Novo, nos bairros Belém Novo e Vila Nova, também estão bloqueadas.
fonte: ZERO HORA

Empresa de ônibus VTC do STS de Porto Alegre tem seus ônibus na garagem

Manifestantes bloqueiam saída de ônibus em garagem da zona sul de Porto Alegre

O motivo seria a demissão de um funcionário na VTC, localizada na Avenida Cavalhada

Manifestantes bloqueiam saída de ônibus em garagem da zona sul de Porto Alegre Diogo Zanatta/Especial
Foto: Diogo Zanatta / Especial
Um grupo de manifestantes bloqueia a saída de ônibus da VTC, na Avenida Cavalhada, em Porto Alegre. O primeiro carro, que deveria ter saído por volta das 4h30min, não deixou a garagem.
Segundo Rodrigo Almeida, 33 anos, integrante da comissão de negociação e do comando de greve dos rodoviários, o motivo do protesto é a demissão de um funcionário da empresa. A previsão é que eles sigam no local até as 12h.
— Depois, eles (a empresa) têm 72 horas para nos dar um retorno (sobre a causa do desligamento e readmissão do funcionário). Senão, nós vamos parar totalmente — declarou Almeida.
Duas garagens das empresas Viação Belém Novo, nos bairros Belém Novo e Vila Nova, também estão bloqueadas.
ZERO HORA

27 de fevereiro de 2014

Licitação é mais uma vez adiada

Justiça adia publicação do edital de licitação dos ônibus de Porto Alegre para o final de março

Desembargador interrompeu as férias para analisar pedido da prefeitura

O Tribunal de Justiça prorrogou por 30 dias o prazo para a publicação do edital para licitação do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. Inicialmente prevista para 5 de março, a publicação deve ficar para o final do mês.

Um questionamento da prefeitura enviado ao Tribunal de Justiça (TJ) sobre a aplicação da Lei de Licitações sugere que o lançamento do concurso deveria ocorrer 15 dias úteis após realização de audiência pública, que está marcada para esta quinta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores.

Conforme o período citado pela administração municipal, disposto no artigo 39 da Lei de Licitações, a data de publicação do edital pularia para o dia 24 de março. Entre as polêmicas do edital está a previsão de que 100% dos ônibus não tenham sistema de ar-condicionado. Com isso, a prefeitura conseguiria reduzir o preço da passagem em até R$ 0,10 por bilhete. Hoje, 36% dos 1,7 mil coletivos que circulam na Capital possuem os equipamentos de refrigeração.

No dia 6 de fevereiro foi a vez do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinar 60 dias para lançamento do pleito e, sua conclusão, em 120. Foi definido ainda pela corte a exclusão do cálculo tarifário os veículos que excedam 10% da frota operante.

O que diz o artigo 39 da Lei de Licitações:Sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 (cem) vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alínea "c" desta Lei, o processo licitatório será iniciado, obrigatoriamente, com uma audiência pública concedida pela autoridade responsável com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis da data prevista para a publicação do edital, e divulgada, com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis de sua realização, pelos mesmos meios previstos para a publicidade da licitação, à qual terão acesso e direito a todas as informações pertinentes e a se manifestar todos os interessados.
ZERO HORA

25 de fevereiro de 2014

Conheça o sistema de Transporte de NOVA SANTA RITA


CB lança novo sistema de Transporte, CONFIRA!

Nova Santa Rita - 26/02/2014.
Canoas Bus.
Depois de conhecer o sistema canoense, o Canoas Bus lhe convida a conhecer como funciona o sistema de Transporte de seu antigo distrito, emancipada em 1992, Nova Santa Rita lhe aguarda! Para conhecer seu transporte clique AQUI!

FALTA 1 SEMANA!

Edital para Licitação das linhas de ônibus de Porto Alegre deve ser lançado no dia 5 de março, daqui uma semana, será que depois de tantos anos, vamos ter o transporte da capital licitado? E mais ainda... bem licitado?

Porto Alegre - 25/02/2014 às 23:20.
Canoas Bus
A prefeitura de Porto Alegre promete lançamento do edital de licitação para as linhas urbanas do transorte coletivo da capital gaúcha, essa licitação que está há décadas para ocorrer parece que agora finalmente sairá! Depois da intervenção do MP parece que tudo começou a andar, também, não era pra menos... Com multa de 5 mil por dia de atraso após a data a prefeitura de Porto Alegre e a EPTC se vêem obrigadas a lançarem o edital, edital que segundo as mesmas haverá falhas como a não previsão do impacto do futuro metrô no sistema e Integrações.
Outro ponto polêmico que está sendo decidido nos OPs (Orçamento Participativo) é o uso de ar-condicionado na frota, que foi prevista extinção pelo prefeito para baratear em 10 centavos o custo da tarifa, entenda sr. prefeito! A população quer um bom sistema, e não se importa muito em pagar a mais por isso, o que a população se importa, é de pagar muito a mais como vem sido visto nos últimos anos, e não receber um serviço de qualidade.

Canoas Bus estará acompanhando todos os paços da Licitação de Ônibus da capital e estará trazendo sempre as últimas informação sobre a mesma.

Att. Canoas Bus

23 de fevereiro de 2014

Novos Local

Vejam a foto dos novos Local, é um lote de cerca de 40 carros, vejam a foto da Sênior 1012 e do Viaggio 1050 G7 2272.
1012

2272 Local


NOVAS FOTOS NORTRAN

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22 de fevereiro de 2014

Fim de tabela de verão

Trens operaram conforme grade horária de verão desde 26 de dezembro.

Na próxima segunda-feira, 24, as composições da Trensurb voltam a circular conforme a grade horária normal. A operação seguiu tabela de verão desde 26 de dezembro, de segunda a sábado, adequando a oferta de trens à demanda reduzida do período. A grade normal tem um trem a mais circulando do que a grade de verão nas horas de pico e intervalo mínimo de 3 minutos entre viagens no trecho e período de maior fluxo no sistema - das 7h16 às 7h25, entre as estações Mathias Velho e Mercado.
Veja as tabelas horárias que voltam a vigorar de segunda a sábado a partir do dia 24, clicando aqui. A grade de domingos e feriados não terá alterações.
- See more at: http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3998&PHPSESSID=ee983b823fe181e971102ae75d835fa9#sthash.gYFR7voE.dpuf

Acordo do PITMurb é assinado

Acordo de cooperação técnica do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana é assinado

Publicação 19.02.2014 às 06:02
Fonte: Evelyn Heinrich/ Anna Magagnin/ Com supervisão Comunicação Metroplan
Conselho assina termo de cooperação técnica
Conselho assina termo de cooperação técnica
Palácio Piratini/Caroline Bicocchi

Prefeitos e associações de 32 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre realizaram, nesta quarta-feira (19), no Palácio Piratini, a 4ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM). No encontro, mediado pelo governador Tarso Genro, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana.

O acordo prevê o desenvolvimento de estudos, projetos e ações necessárias para a formação do Consórcio Metropolitano de Gestores Públicos, que integra o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana.  A previsão é de que em 45 dias sejam acertados os detalhes e as regras de gestão e funcionamento do sistema, inclusive as diretrizes do sistema integrado de transportes.

O Secretário de Obras, Luiz Carlos Busato, falou sobre o Pacto da Mobilidade (PAC 50). Projeto que prevê investimentos de R$ 210 milhões em três grandes obras da RMPA: Estrada Grande (Eldorado e Guaíba); a obra interligando Protásio Alves e Caminho do Meio (Porto Alegre, Alvorada e Viamão) melhorias na Avenida Castelo Branco e a construção da Perimetral Metropolitana.

Os investimentos na ERS118 foram expostos, assim como o reassentamento das pessoas que moram na faixa de domínio. Restam apenas 80 famílias sem o aluguel social, que as ajudará a encontrar uma nova moradia. A conclusão das obras está prevista para 2015, segundo o secretário de Habitação, Marcel Frison. A desapropriação de famílias ainda é um desafio para a ERS010. O presidente do CDM e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância de avançar nas obras.

O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, apresentou o Plano Estratégico da RMPA, “após 40 anos de Região Metropolitana, estamos avançando na efetividade”.  Jairo Jorge fechou a reunião com o anúncio da comissão que trabalhará para o fechamento do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano. A comissão é formada pelos prefeitos: José Fortunati (Porto Alegre), Faisal Karam (Campo Bom), Gilmar Rinaldi (Esteio) e Jairo Jorge (Canoas); e pelos os  secretários: Jorge Branco, Odir Tonollier e Luiz Carlos Busato.

fonte: metroplan

Licitação do transporte coletivo de Porto Alegre poderá incluir as linhas metropolitanas

Publicação 20.02.2014 às 09:02

Fonte: Cristina Adami
EPTC e Metroplan avançam na integração do transporte
EPTC e Metroplan avançam na integração do transporte
Evelyn Heinrich/ Metroplan

A integração do transporte metropolitano com urbano foi pauta  de uma  reunião na última terça-feira (18/02) entre os representantes da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e  a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).  A matéria foi discutida na última reunião do Conselho Estadual de Transporte Metropolitano, que deveria votar  sobre  o uso dos ônibus metropolitanos para o embarque e desembarque de passageiros em Porto Alegre. A solicitação foi feita pela EPTC, durante a greve dos rodoviários.

O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari,  afirmou ao superintendente Oscar Escher, que vai incluir  no edital de licitação das linhas de transporte coletivo de Porto Alegre a integração com as linhas metropolitanas. A prefeitura pretende  fazer uma pesquisa para avalizar a opinião dos usuários. O assunto  vai ser debatido  nos encontros do Orçamento Participativo, que está definindo o modelo a ser licitado. A Metroplan deverá participar das reuniões.

De acordo com o superintendente, Oscar Escher,  a EPTC também deverá  fazer a renovação do convênio  com o  catamarã e  ressarcir a Metroplan em R$ 30mil reais, O valor  corresponde ao percentual do total dos R$ 70mil reais que serão investidos nos estudos de batimetria (medição da profundidade do rio) e sinalização para a travessia do Catamarã no BarraShopiingSul.

fonte: metroplan

21 de fevereiro de 2014

Trensurb, manutenção de dar inveja!


Não é de ontem que estão em circulação os 25 Trens da Trensurb, os velhinhos já estão completando seus 30 anos, e cada ano que passa estão melhores... Também, com uma manutenção como a da Trensurb, sempre com trens em ótimo estado, estão as composições ainda novas, agora com a chegada de mais trens para o sistema, a Trensurb tem a primeira compra depois de 30 anos e o desafio de manter em ótimo estado também as novas composições, vejam a marca da empresa.

Empresa registrou marca histórica no índice de quilometragem média entre falhas dos trens em 2013: 7.089 – número 50,7% maior que o recorde anterior.

A Trensurb registrou a marca histórica de 7.089 quilômetros rodados no índice médio entre falhas dos trens (em inglês, mean kilometers between failures ou MKBF) no ano de 2013, um aumento de 50,7% em relação ao recorde anterior, obtido em 2012. O valor representa a distância média que os trens percorreram sem apresentar problemas que pudessem impedir sua circulação e, consequentemente, o transporte de usuários.

André Rainys, chefe do Setor de Oficina da Trensurb, relata que, a cada ano, o indicador tem apresentado melhora, ou seja, os trens rodam por mais tempo sem apresentar problemas técnicos. Respectivamente, em 2011 e 2012, o índice MKBF medido foi de 3.497 quilômetros e 4.704 quilômetros. “Apostamos fortemente na manutenção preventiva, reforçando e qualificando nossas equipes. Além disso, buscamos uma maior integração preventiva e corretiva, a fim de reduzir o tempo médio de reparo da frota”, explica Rainys.

A Trensurb possui atualmente 25 trens unidades elétricos (TUE’s), série 100, em revezamento na operação – hoje, nos horários de pico, 22 TUE’s circulam no sistema. As composições utilizadas no metrô são revisadas periodicamente pelas prestadoras de serviço Strutural e MPE, de forma integrada aos setores responsáveis da empresa metroviária.

São cerca de 70 profissionais envolvidos no processo de manutenção, entre empregados do metrô e das prestadoras de serviço. Para tanto, a Trensurb conta com duas oficinas e três etapas especializadas para checagem de equipamentos e componentes: a empresa contratada Strutural realiza checagens diárias nos veículos e a manutenção leve – preventiva –; já a pesada – completa –, fica por conta da prestadora de serviço MPE. Caso o trem não apresente problemas excepcionais, entrará em uma dessas duas últimas categorias a partir da quilometragem rodada na via – preventiva a cada 5 mil, 15 mil e 33 mil quilômetros e pesada em intervalos de aproximadamente cinco anos, com uma média de 600 mil quilômetros de operação.

As manutenções leve e pesada contemplam dezenas de atividades previstas nos contratos firmados com as prestadoras de serviço, incluindo mais de mil itens de materiais. Na manutenção leve são realizadas inspeções nos equipamentos e caso seja necessária alguma substituição, o componente ou equipamento inteiro é substituído. Esse item substituído é encaminhado para a oficina de manutenção pesada onde é analisado e, caso possa ser recuperado, é submetido a um processo de manutenção profunda. Após, retorna para fazer parte dos materiais disponíveis à manutenção leve. Dessa forma, o ciclo de manutenção é fechado.

Foto: Júlia Soares/Trensurb
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SIM e tri passam a ser aceitos nos Ônibus urbanos de Esteio


Aderindo ao sistema SIM, o usuário tem mais segurança, praticidade e comodidade no dia-a-dia. 

A partir do próximo sábado, 22/02, inicia a bilhetagem eletrônica nos ônibus do município de Esteio. Isso significa as pessoas que já utilizam os cartões SIM, TRI e TEU para utilizar o metrô também poderão usá-los nos ônibus urbanos da cidade.
A Trensurb continuará comercializando o bilhete de integração entre trem e ônibus na cidade de Esteio até a data a ser definida pela empresa.
Vale-transporte
A partir de 15/03 o bilhete de Vale-Transporte Integração Esteio/Sapucaia só poderá ser adquirido através de créditos nos cartões SIM, TRI e TEU. Os bilhetes serão aceitos até data a ser definida pela Trensurb; após essa data, o vale-transporte será realizado exclusivamente através de bilhetagem eletrônica.

Foto: Luiz Soares, da Trensurb.

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19 de fevereiro de 2014

Catarinense Santo Anjo é adquirida por gaúchos SOGIL e Primavera


O valor do negócio não foi revelado

A empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão (SC), foi adquirida por três empresários do ramo rodoviário do Rio Grande do Sul. Com 51% do transporte rodoviário entre os dois Estados a partir de seus 72 ônibus, a companhia atua forte também no transporte de cargas na região sul e São Paulo com 110 caminhões e emprega 700 funcionários. Sérgio Tadeu Pereira, um dos novos controladores com o filho Carlos Henrique e Jânio Frantz, revelou ao jornal Zero Hora que o objetivo mais a curto prazo é renovar a frota. A transação, negociada durante seis meses e fechada agora com assessoria do escritório Martinelli Advocacia Empresarial, não teve o valor divulgado por Pereira, “até por passivos existentes”. “No início, os gaúchos, que vão tratar o negócio independentemente das companhias do setor onde atuam hoje, não pretendiam incluir a parte relativa à carga, mas foi condição da família Damiani, que controlava a empresa”, relata o jornal.

Fonte: http://www.amanha.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6180%3Acatarinense-santo-anjo-e-adquirida-por-gauchos&catid=36%3Ahome-3&Itemid=134

SIM! Você poderá ter um só cartão Para Metropolitanos e Urbanos da capital em breve!

Metroplan pretende finalizar sistema de integração de bilhetagem até metade do ano


Fonte: Rádio Gaúcha
Bilhetagem eletrônica
Bilhetagem eletrônica
Rádio Gaúcha

O que poderia ser uma alternativa a greve dos rodoviários, ainda está longe de se tornar realidade. A integração da bilhetagem eletrônica entre a frota de ônibus metropolitano com o sistema TRI de Porto Alegre ainda depende de várias etapas pra entrar em vigor.

Segundo a Metroplan, até junho serão concluídos ajustes no sistema TEU, o que tecnicnamente, permitirá o uso do TRI em ônibus da região metropolitana que passam pela capital gaúcha. Mas para que isso ocorra, ainda são necessários ajustes burocráticos entre as prefeituras, empresas e Metroplan. Segundo a entidade, as prefeituras já receberam uma minuta de um consórcio intermunicipal, que reúna todas as operadoras de transporte em um sistema universal.

A proposta está sendo debatida no Conselho Deliberativo Metropolitano. "Quando se tornar realidade, será possível o embarque de passageiros de qualquer sistema nos ônibus metropolitanos", afirma o diretor de transportes da Metroplan, Marcos Damiani .

Até o momento, cinco municípios já possibilitam a integração das bilhetagem entre linhas municipais e intermunicipais que operam com o TEU: Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Viamão e Alvorada. A região metropolitana tem 1.200 linhas e  2.100 ônibus que atendem, por dia,  485 mil passageiros.
Fonte: Metroplan

Metroplan assina contrato com a empresa que vai fazer a sinalização do Guaíba para o Catamarã da Zona Sul



Fonte: Cristina Adami/ Arte - Mariana Borges
traçado catamarã zona sul
traçado catamarã zona sul
arte/ comunicação

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional assinou hoje (17/02) o contrato com a empresa que ganhou a licitação para fazer a batimetria (medição de profundidade e averiguações do terreno do Guaíba) e o projeto de sinalização. Os estudos  serão entregues à Marinha,  pré-requisito para que, em breve, a travessia se torne realidade. O objetivo é ampliar o trajeto do Catamarã entre Guaíba e a Zona Sul de Porto Alegre.


A STE Engenharia, de Canoas, em conjunto com uma empresa do Rio de Janeiro, ganhou a licitação de R$ 70 mil para realizar o estudo. De acordo com o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, os estudos devem ser concluídos em duas semanas. Escher, reforça que a autarquia já desenvolve estudos para que futuras expansões do serviço de transporte fluvial no Guaíba demorem menos para sair do papel. 

De acordo com a  Metroplan, a tarifa do catamarã deverá custar R$ 7,30 do BarraShoppingSul até o Centro de Porto Alegre e de Guaíba para Porto Alegre.

Eldorado do Sul também quer linha hidroviária com a Capital
Município solicitou abertura do processo licitatório

O município de Eldorado do Sul solicitou à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional a abertura de um processo licitatório para concessão de uma linha hidroviária, entre o município e a Capital.O objetivo é reativar a antiga hidrovia que existia na década de 60.

A implantação da linha hidroviária é uma das alternativas para a mobilidade urbana. O prefeito de Eldorado do Sul, Sergio Munhoz, estima reduzir o fluxo de veículos que trafegam na BR290. A expectativa, com a nova linha, é transportar 30 mil passageiros, por mês, retirando de circulação, em torno de 70 veículos, diariamente. O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, acredita que a linha seja licitada no primeiro semestre deste ano.

fonte: metroplan

Em Porto Alegre empresas testam Torinos SCANIA e Agrale

Na capital, a empresa de transporte coletivo Viação Alto Petrópolis (VAP) começa a testar um Marcopolo Torino sobre chassi SCANIA F250HB Urbano, o veículo já havia sido testado recentemente na Soul de Alvorada e na Vicasa de Canoas, o seu prefixo atual é 4502.
Outro veículo que será testado é outro Marcopolo Torino, porém este, sobre chassi Agrale 17.0MA, o prefixo é  1700.

Tarifa de ônibus de Porto Alegre começa a ser definida na segunda


Antes de sofrer mudança, preço da passagem na Capital precisa de análise de EPTC, Conselho de Transportes e prefeito


O envio do pedido de reajuste da tarifa de ônibus de Porto Alegre pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) depende da publicação do acórdão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) sobre o dissídio dos rodoviários, decidido na última segunda-feira.
A previsão do TRT é de liberar o documento na sexta-feira. Depois, o processo de formulação e divulgação da nova tarifa deverá durar mais duas semanas.
Assim, a população poderá conhecer a proposta de tarifa técnica entre o final deste mês e o início de março. O novo valor pode entrar em vigor até 10 de março.
É a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que recebe o pedido de reajuste da ATP. Com os documentos em mãos, os técnicos do órgão de trânsito da prefeitura verificarão os dados, especialmente os números referentes ao reajuste de 7,5% no salário dos trabalhadores e demais benefícios, como plano de saúde e vale-refeição. Depois, o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) recebe os dados. A decisão final sobre o preço da passagem caberá ao prefeito da Capital, José Fortunati.



Ainda que o dissídio tenha ampliado o peso dos salários dos rodoviários na tarifa, a ATP considera as isenções como o maior encarecedor. A proporção de gratuidades entre o total de usuários é de 32% na Capital — o conjunto é composto por idosos, estudantes, deficientes e acompanhantes, além das promoções como segunda viagem gratuita e domingos e feriados de passe livre.
— O maior impacto não é do custo, e sim da divisão do custo pelas pessoas que vão pagar. Ano a ano, há queda no número de pagantes, e não no número de passageiros. A opção é que, se as isenções são justas, a prefeitura subsidie — defende o gerente-executivo da ATP, Luiz Mario Magalhães Sá.
Com nova licitação, modo de cálculo deverá mudar
Este deverá ser o último ano de uso do atual sistema de calcular a passagem. A licitação — cujo edital deverá ser publicado até o dia 5 de março — mudará a forma de estabelecer a tarifa, hoje focada nos custos. Cidades que adotaram outros modelos, como a cesta de índices (conjunto de indicadores inflacionários), baixaram o valor, como afirma a prefeitura de Florianópolis — com a ressalva de que a capital catarinense assumiu subsídios, coisa que Porto Alegre não faz.
A ANÁLISE, PASSO A PASSO
ATP
A ATP aguarda o acórdão do TRT sobre o dissídio dos rodoviários, previsto para ser publicado na sexta-feira. Caso a previsão se cumpra, a ATP deve enviar o pedido à EPTC na segunda-feira. Diferentemente dos anos anteriores, em 2014 a entidade decidiu que não irá sugerir um valor para a tarifa técnica.
EPTC
Caberá à EPTC definir um valor para a tarifa técnica. Estima-se que isso ocorrerá após uma semana de análise pelos técnicos do órgão de trânsito municipal. Possivelmente até 3 de março, a EPTC abrirá o prazo de sete dias para o Comtu avaliar e se manifestar, período em que a população também terá acesso aos dados.
Comtu
O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) é formado por órgãos da prefeitura, comunidade (aposentados, estudantes e moradores), categorias profissionais ou de classe, além de Brigada Militar, Detran e Metroplan. Os 23 conselheiros terão sete dias para analisar a planilha enviada pela EPTC.
Fortunati
Depois do Comtu, a planilha segue para o prefeito José Fortunati, possivelmente até 10 de março. Cabe ao prefeito definir o valor final da tarifa. Ele não tem um prazo específico para tomar a decisão. No ano passado, Fortunati confirmou o aumento da passagem para R$ 3,05 em 21 de março, depois reduzido para os atuais R$ 2,80.
fonte: ZERO HORA

18 de fevereiro de 2014

Marcopolo começa série de comemorações de 65 anos na festa da uva

Empresa expõe modelos atuais e material histórico. História da encarroçadora faz parte da memória do crescimento da Serra Gaúcha.

ADAMO BAZANI –CBN
No dia 06 de agosto de 1949, os irmãos Nicola – Dorval Nicola, Nelson Nicola, João Nicola e Doracy Luiz Nicola -, davam início às atividades da que hoje é uma das maiores encarroçadoras de ônibus do mundo, sem exageros.
A “Carrocerias Nicola Manufaturas Metálicas S/A”, que em 1974 se formalizaria em Marcopolo S/A Carrocerias e Ônibus, completa em 2014, 65 anos de atividades.
Com uma história intensa e se tornando uma multinacional brasileira, a fabricante de ônibus se expandiu para diversas regiões do mundo. Além do empreendedorismo de Pedro Paulo Belini, ainda hoje presidente da empresa e que entrou na encarroçadora em 1951 , ficando na Nicola mesmo quando a empresa não tinha mais nenhum irmão Nicola em seu quadro societário, e de diversos modelos que foram destaque e criaram tendências no mercado de ônibus, a Marcopolo possui vários marcos.
Um deles é a proximidade com a comunidade de sua cidade de origem, onde mantém as principais plantas fabris até hoje, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, participando de várias atividades tradicionais, como a Festa da Uva.
Desde 1958, na época da Nicola, a empresa participa da festa.
E agora na 30ª Edição da Festa da Uva, que vai de 20 de fevereiro a 09 de março de 2014, a fabricante escolheu a tradicional atividade de Caxias do Sul para dar início às comemorações dos seus 65 anos de operações.
Para isso, a Marcopolo preparou um estande especial com imagens que mostram a história da empresa e dos transportes no Brasil e que revelam uma parte da história do País, dada a importância dos ônibus no dia a dia das pessoas. A encarroçadora também vai exibir modelos de ônibus e minionibus atuais com vistas a novos negócios e para enfatizar a ligação da marca com a Festa da Uva e com as tradições de Caxias do Sul.
Entre os modelos de grande porte estão o Marcopolo Paradiso 1800 DD – Double Decker, ônibus de dois andares rodoviário de alto padrão, e o Marcopolo Viale BRT, ônibus urbano articulado, que segue os conceitos operacionais dos corredores de ônibus modernos do tipo BRT – Bus Rapid Transit – apontados como uma das principais soluções para a mobilidade urbana em todo o mundo, podendo ser integrados às redes de metrô e trens urbanos.
No estande da Visate – Viação Santa Terezinha, empresa urbana de Caxias do Sul, também está exposto umMarcoplo Torino da nova geração, lançado no ano passado, e que traz evoluções ao modelo que está há mais de 30 anos no mercado.
Em nota à imprensa especializada, a Marcopolo explica as principais características do Paradiso 1800 DD e do Viale BRT expostos:
“O Marcopolo Paradiso 1800 Double Decker possui computador de bordo com sistema de telemetria, 28 lugares no piso superior e nove no inferior, ambos com poltronas leito. Conta também com aquecedor de alimento, sistema de ar-condicionado e sanitário com sensor de fumaça. O Viale BRT (Bus Rapid Transit) possui transmissão automática e capacidade para 66 passageiros em pé e 44 sentados”.
Já a unidade de veículos leves da Marcopolo, a Volare, também expõe modelos destinados a diversas aplicações, com destaque, segundo nota da empresa para:
Volare V8 4×4 Escolarbus: é usado pelo Programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes em zonas rurais de todo o Brasil. O veículo tem eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com as opções 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida (alcance do torque máximo do motor em baixa velocidade).
- Volare Business: unidade móvel de atendimento a clientes podendo ser utilizado em feiras e eventos, como na Festa da Uva, para apoio ao estande e local idealizado para reuniões de negócios. Projetado com configuração interna diferenciada, o Volare Business tem, na sua parte traseira, exclusiva sala de reunião com mesa, poltronas executivas, monitor LED de 42 polegadas e armários embutidos. No salão de passageiros, conta com bar personalizado, mesas para atendimentos, monitores de TV – LCD, poltronas de couro, computadores e impressora.
A festa da Uva mostra aspectos da influência dos imigrantes italianos na história do Rio Grande do Sul.
É tradição na Itália realizar festas e reverências à colheita como forma de ligar as pessoas à necessidade de ser grato pelos alimentos e pela prosperidade.
Eram realizadas várias festividades na região da Serra Gaúcha, quando em 1881, as principais foram unificadas na Feira Agro-Industrial.
Além de ser oportunidades de negócios, as feiras também serviam para interesses da comunidade. Em 1898 angariou fundos para ajudar na construção da Catedral de Caxias do Sul.
A cada edição da Feira Agro-Industrial, novidades iam surgindo, desde novos produtos que eram cultivados até lançamentos de tratores e outros maquinários agrícolas.
Diante desta diversidade, para não dispersar a atenção dos visitantes e não prejudicar os negócios, a comunidade decidiu fazer festas temáticas com os principais produtos da Serra Gaúcha. Em 7 de março de 1931, era realizada a primeira Festa da Uva.
Por causa da Revolução da década de 30 e da Segunda Guerra Mundial, a Festa da Uva foi interrompida.
A festa só voltou a ser realizada em 1950. Mas neste ano, a produção vitivinícola já não era mais a principal atividade econômica de Caxias do Sul. Nesta época, já se destacava o setor metalmecânico, do qual a Nicola (depois Marcopolo) fazia parte.
Neste setor também foi grande a participação de famílias italianas.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
fonte: ônibus brasil

Motorista de ônibus morre atropelado no Rio de Janeiro


Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (18), altura de Bonsucesso. 
Vítima foi atropelada ao descer de ônibus para checar estragos.

Do G1 O motorista de ônibus Francisco Edvaldo da Silva, de 41 anos, morreu atropelado por um outro ônibus na manhã desta terça-feira (18), na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, após uma colisão entre os dois coletivos. O condutor atropelado havia descido do ônibus para checar os possíveis estragos da batida. Depois do desembarque, o motorista do outro ônibus teria acelerado, causando o acidente, segundo informações da Polícia Militar.
De acordo com o Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE), houve uma confusão após a batida, que aconteceu próximo a Faculdade Gama e Souza. A vítima morreu no local. Segundo a Polícia, o motorista que atropelou o companheiro de profissão foi detido e encaminhado para a 21ª DP (Bonsucesso), onde o caso foi registrado.

A família da vítima informou que a empresa de ônibus Viação Bangu está dando todo o apoio. O advogado da empresa permaneceu no IML até às 16h e seguiu para a delegacia para dar andamento ao caso. O enterro será nesta quarta-feira (18), no cemitério São Lázaro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/02/motorista-de-onibus-morre-atropelado-por-coletivo-apos-colisao-na-av-brasil.html

Justiça aprova aumento salarial de 7,5% para os rodoviários em Porto Alegre

Fim do banco de horas deverá ocorrer gradualmente até 31 de julho

A seção de dissídios coletivos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) aprovou, durante sessão no início da tarde desta segunda-feira, o aumento salarial de 7,5% e a extinção do banco de horas para os rodoviários de Porto Alegre. 

As 65 cláusulas votadas pelos desembargadores foram divididas em blocos temáticos e o julgamento se encerrou pouco antes das 16h. Foram discutidos somente os tópicos que geraram divergência entre os votos da relatora e do revisor.

A Justiça ainda definiu que os funcionários terão participação de R$ 10 no plano de saúde e receberão vale-alimentação no valor de R$ 19. A extinção do banco de horas deverá ocorrer gradualmente até 31 de julho.

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A decisão do julgamento dará origem a uma sentença que deve ser acatada de imediato. Os sindicatos, porém, podem recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O dissídio dos rodoviários foi encaminhado para ajuizamento pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) depois de quatro tentativas sem sucesso de acordo em reuniões de mediação no tribunal. 


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