27 de outubro de 2013

Transporte metropolitano no RS terá novo modelo licitatório


Publicação 28.08.2013 às 02:08
Fonte: Correio do Povo
Oficina Sistema Integrado de Transporte: Licitação
Oficina Sistema Integrado de Transporte: Licitação
Flávio Anele

O governo do Estado iniciou nesta quarta-feira um processo para criar um novo modelo de transporte público metropolitano. “Tendo em vista o investimento que vai haver – em corredores de ônibus e modais de transporte (BTR, Catamarã , bicicletas e futuro metrô) – isso requer um reestudo de toda malha viária e do tipo de transporte, além de um investimento muito grande em tecnologia, destacou o secretário de Obras do Estado, Luiz Carlos Busato, em entrevista à Rádio Guaíba. Novas licitações devem ser lançadas até o final de 2014. “As licitações não serão mais por linhas, mas por bacias”, explicou Busato. “Pretendemos iniciar esse processo com 50 quilômetros de monitoramento de ônibus a partir do ano que vem”, projetou.


No Rio Grande do Sul há quatro regiões metropolitanas: Caxias do Sul, Porto Alegre, Litoral Norte e Rio Grande – esses dois últimos recebem denominação de aglomerados urbanos. “O processo mais intenso e mais complicado está em Porto Alegre. Claro que recém foi criada a região Metropolitana de Caxias, na Serra. Essa é uma região que requer cuidado especial e início de estudo”, esclareceu Busato. “Rio Grande vem sofrendo um grande processo de transformação tendo em vista o pólo naval, então também têm que ser feitas mudanças estruturais muito grandes. No litoral há muito tempo não se faz uma obra estruturante. Nós estamos projetando a avenida do litoral que vai ligar desde Torres até o Sul do litoral”, informou o secretário.


O secretário lembrou que essas mudanças requerem “investimentos pesados” em obras viárias. “Há muito tempo se quer fazer uma renovação das concessões, mas de nada adiantaria renovar uma a uma, porque acabaríamos tendo a mesma coisa que temos hoje”, advertiu.


Na região metropolitana de Porto Alegre – onde o principal modal de transporte é o rodoviário – todas as linhas de ônibus passarão por licitação. “Hoje nós temos, chegando ao Centro de Porto Alegre, 22 empresas que trabalham 1,2 mil linhas em 2,1 mil veículos. São quase 500 mil passageiros por dia”, informou Busato. “Muitas delas são ônibus metropolitanos que entram em Porto Alegre e não podem pegar passageiros a partir do momento que cruzam a divisa com Porto Alegre, ou seja, fazem o mesmo trajeto que um ônibus urbano, o que ocasiona uma intensa movimentação no Centro sem necessidade”, opinou.


O governo do Estado pretende integrar o transporte na região metropolitana de Porto Alegre. “Não vai haver mais ônibus vazio, circulando em Porto Alegre, sem necessidade”, anunciou o secretário “Isso vai poder ocorrer com implantação do bilhete único”, explicou Busato. O projeto do executivo estadual é que com uma única passagem seja possível utilizar ônibus, metrô, barco e bicicleta.

Grupo Sinos 



Gupo Sinos



Rádio Gaúcha  

Obras de R$ 240,5 milhões para corredores de ônibus só a partir de 2014

Publicação 26.08.2013 às 08:08
Fonte: Jornal NH

 
 Desde outubro de 2011 sete municípios da região, incluindo Porto Alegre, têm à disposição R$ 240.595.365,45 para investir em corredores integrados de ônibus BRT. Os recursos obtidos pela Metroplan por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade do governo federal irão possibilitar a adequação das vias por onde passarão as faixas exclusivas para ônibus.

Entretanto, os projetos básicos ainda estão sendo finalizados e as obras devem começar, na prática, em 2014. Mas segundo o diretor-superintendente do órgão, Oscar Escher, a meta é aprovar até outubro os projetos por meio de audiências públicas com as comunidades impactadas. A demora em finalizar o trabalho preliminar foi ocasionado por readequações nos projetos. A proposta engloba iniciativas também em Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

“Vamos licitar as obras até o final do ano por RDC (Regime Diferenciado de Contratações)”, adianta Escher. O superintendente destaca,ainda, a necessidade de incluir obras complementares, como trincheiras em Cachoeirinha, eliminando alguns cruzamentos na Avenida General Flores da Cunha.

A ideia da Metroplan é também acrescentar a perimetral oeste no pacote. Uma via ligando São Leopoldo e Estância Velha, como se fosse uma extensão da Avenida Tomas Edison. Paralelamente às obras dos corredores, a Metroplan pretende lançar em breve os editais para contratar a operação do sistema dos corredores metropolitanos.

“O que temos hoje são sistemas anteriores a 1989”, lembra. Enquanto isso, de acordo com Escher, a Metroplan estará mapeando inclusive as linhas municipais e estudando uma nova estrutura para integração das linhas, por um sistema de bacias.
Metroplan

BOOK SOGAL 069







FOTO DA SEMANA

SOGAL 058 FICA COM A FOTO DA SEMANA, PELO BUSDOOR APRESENTADO E REGISTRADO NO PASSE LIVRE DO DIA 12/10 DIA DA CRIANÇA.


Gestores assinam acordo para implantar Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana

Fonte: Cristina Adami

 
Um acordo de cooperação técnica  para operacionalizar as ações do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana vai ser assinado na próxima semana, entre os gestores públicos do município, Estado e do governo federal . O objetivo é promover a integração entre os poderes para o desenvolvimento de estudos, projetos, ações e formar, ainda neste ano, o Consórcio Metropolitano de Gestores Públicos, previsto no PITmurb (Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana).

O Consórcio terá a função de planejar, gerenciar financeiramente e controlar os serviços de transportes na região metropolitana. A Secretaria de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional realizaram diversas oficinas e seminários apresentando na íntegra o Plano Integrado de Transporte. Projeto reconhecido pelo Ministério das Cidades como instrumento de planejamento estratégico e operacional para o sistema de transporte da RMPA – Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para o Secretário de Obras, Luiz Carlos Busato, a tônica das negociações é garantir a interoperabilidade e a integração tarifária entre os sistemas. " A repercussão vai afetar todos os agentes do setor", ressalta.

O documento assinado, prevê ainda em 2013, além do consórcio, a consolidação da rede estrutural multimodal integrada. Para o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, serão detalhados os arranjos operacionais das redes de linhas troncais e tronco alimentadas. A tipologia, o controle e monitoramento da frota serão propostos, assim como, a definição das bacias operacionais, o modelo tarifário e a solução para os diversos sistemas de bilhetagem eletrônica.

O acordo prevê que o edital de licitação deve ser preparado até dezembro de 2013 e a licitação lançada no início do ano que vem. O documento será assinado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, pelo Município de Porto Alegre, Empresa deTrens Urbanos de Porto Alegre S/A, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Empresa Pública de Transporte e Circulação e Conselho de Desenvolvimento Metropolitano.

fonte: metroplan

26 de outubro de 2013

Prefeitura e Estado discutem modelo de licitação conjunta para Zona Norte da Capital

Fonte: Rádio Gaúcha

A licitação para o transporte público de Porto Alegre deve iniciar, como prometido pela prefeitura, ainda em 2013. As linhas das zonas Sul e Leste serão as primeiras que receberão propostas de empresas e consórcios interessados em explorar o serviço. Já para a Zona Norte, ainda não há previsão de lançamento do edital.

A confirmação da construção do metrô na Capital vai modificar a relação dos passageiros com os modais oferecidos. No entanto, como os termos e prazos da obra ainda não foram definidos, a análise em relação às mudanças na região precisará de mais tempo. Além disso, como há intenso fluxo de coletivos vindos da Região Metropolitana pela área, a licitação deve prever a convivência entre as linhas municipais e as de outras cidades.

Zona Norte
Para que a avenida Assis Brasil tenha o uso otimizado, os corredores de ônibus precisam dar fluidez ao trânsito de coletivos municipais que atendem a região. Também é preciso pensar que a via, por ser uma das principais ligações de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada à Capital, recebe linhas dessas cidades e que acabarão tendo que compartilhar os caminhos exclusivos.

- Temos que definir as datas do metrô para construirmos a licitação da bacia norte. Estamos trabalhando para isso - relata o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

O assunto já é discutido entre a EPTC e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O objetivo é chegar a um denominador comum, evitando que os corredores ou a via utilizada pelos veículos sejam sobrecarregados.

- Ainda estamos pensando na melhor uma estratégia maior, onde os 32 municípios da Região Metropolitana estejam integrados - afirma o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

O início das operações do metrô, que deve transportar 325 mil passageiros por dia, e a implantação de linhas troncais irão reduzir o número de ônibus da Grande Porto Alegre circulando pela região central. Duas estações devem receber a demanda de passageiros e redistribuir para outros coletivos que irão até o centro. São elas as Estações Triângulo e Cairu.

Zonas Leste e Sul
O prazo para o lançamento da licitação segue sendo o mês de dezembro deste ano. No entanto, ainda há uma pendência. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) segue analisando a metodologia de cálculo da tarifa de ônibus praticada na capital. O órgão evita dar prazo para a conclusão dos trabalhos. A prefeitura deve aguardar até a decisão.

Como o tempo entre o lançamento do edital e a conclusão da seleção deve ser, na melhor das hipóteses, nove meses, haverá tempo para finalizar os corredores de ônibus que receberão os Bus Rapid Transit (BRT), inclusive com a construção das estações. Eles são instalados nas avenidas Protásio Alves, João Pessoa, Bento Gonçalves e Padre Cacique.

Alguns bairros terão sistema misto. Serão ônibus com características de BRTs, mas contarão com cobradores e sairão de vias periféricas às grandes avenidas. Estações especiais serão construídas na altura da parada 21 da Lomba do Pinheiro, na zona leste, e próximo ao Hospital da Restinga, na zona sul.

Carris
As linhas transversais atendidas pela Carris seguirão com a companhia. As únicas linhas que serão canceladas ou modificadas são aquelas que podem se sobrepor aos BRTs.
Estrutura
A estrutura que cada empresa ou consórcio deve oferecer para participar da seleção segue em análise. Ainda não há definição se os veículos terão ar-condicionado. Haverá rastreamento via GPS, possibilitando o monitoramento da EPTC e, posteriormente, o acompanhamento pelos usuários através de aplicativos no celular. Os BRTs terão prioridade em cruzamentos com a instalação de sinaleiras inteligentes
fonte: metroplan
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011 TAMBÉM COM LANTERNA VERDE

Depois do 002 em 2012, o 018 há poucos meses, agora foi a vez do 011 receber lanterna verde, da mesma cor da carroceria, sendo que nesse lote de carros de 2008 era envolta por uma mascara cinza, agora é verde nesses 3 carros, já o 31, do lote 2011 que já era envolto por verde, agora está envolto por cinza, como no lote 2008.

Passe Livre de Finados

Em Canoas o 3º passe livre em menos de 2 meses acontece no sábado dia 2/11/2013 feriado dia de finados, haverá a linha cemitérios e os ônibus urbanos da SOGAL terão a roleta liberada.


''NOVOS BUSDOOR''

Há meses (desde setembro) os busdoor da semana do trânsito e da semana farroupilha estão anexos em diversos carros da frota, não havia postado fotos deles, aqui estão.




23 de outubro de 2013

Trem entre Novo Hamburgo e Canoas só volta a operar nesta quinta

Empresa informa que danos causados por raio foram severos, complicando a recuperação do sistema


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Da Redação

Porto Alegre  - Quem precisou utilizar o trensurb nesta quarta-feira (23) encontrou dificuldades. Devido a um raio que atingiu a estação Esteio, as operações estão totalmente paradas entre a estação São Luiz e Santo Afonso. De acordo com a Trensurb, os trens funcionam normalmente entre as estações Mercado e Mathias Velho. A manutenção da empresa segue trabalhando para restabelecer a rede aérea. Entretanto, a empresa não vai conseguir retomar a operação ainda nesta quarta-feira no restante da linha. A mais recente previsão divulgada pela empresa é que apenas nesta quinta-feira o serviço volte a funcionar normalmente. De acordo com a assessoria de comunicação da Trensurb, 65 mil pessoas foram prejudicadas com a paralisação do serviço.



fonte: diário de canoas

Saídas de ônibus da rodoviária de Porto Alegre são suspensas

Para Metroplan, má gestão dos recursos hídricos teria ocasionado alagamento


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Amilton Belmonte Frota extra

Porto Alegre  - A Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI), responsável por dois terços da frota e dos passageiros transportados no sistema intermunicipal de linhas regulares no Estado, suspendeu por volta das 9 horas desta quarta-feira a saída de ônibus da Rodoviária de Porto Alegre em direção ao Vale do Sinos. Sem enumerar quantas linhas ou o total de coletivos, a entidade, por meio de sua assessoria de imprensa, destacou que a medida foi tomada em parceria com a fiscalização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e que a retomada dos serviços só acontecerá com a normalidade do fluxo de veículos na BR-116. Passageiros que compraram a passagem, mas não puderam realizar as viagens, diz a RTI, terão os valores dos bilhetes ressarcidos.
Os impedimentos na operação do Trensurb entre Canoas e o Vale do Sinos fizeram a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) colocar em ação, junto com as empresas do setor de transporte, um plano de escoamento dos passageiros do trem, com o uso de frota extra de 300 ônibus. “É praxe a cada vez que o eixo Norte do trem pára”, destacou o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher. Todavia, ele confirmou que a impossibilidade de trafegar pela BR-116 no trecho entre Esteio e Sapucaia prejudicou o serviço.
Ocupações não planejadas
Os alagamentos que atingiram Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas e impossibilitaram o tráfego na BR-116, teriam correlação com a má gestão dos recursos hídricos na região. A opinião é do diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher. “Há uma ocupação não planejada de territórios, um desrespeito às Àreas de Preservação Permanente na microbacia do Arroio Sapucaia, o que também nos levam a esses problemas”, defende ele, ao pontuar que o episódio negativo é didático. “Permeabilidade e fluídez das águas está diretamente associado a mobilidade”, destaca, ao lembrar que na última semana a Metroplan realizou seminário com gestores municipais, onde tratou da criação de um modelo único para auxiliar os municípios em relação à expansão territorial urbana.
BR-448 não é dique de contenção, diz Dnit
Segundo o engenheiro Carlos Adalberto Pitta Pinheiro, supervisor da unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit), em São Leopoldo, não há retenção das águas no canteiro de obras da BR-448 (Rodovia do Parque) na região, o que, supostamente, poderia criar uma espécie de dique de contenção, impedindo o escoamento das águas da BR-116 ou mesmo causado o alagamento no trecho entre Sapucaia e Esteio. “Este montante de água está concentrado no lado direito da via, no sentido capital-interior, e nossas obras estão do outro lado, bem distantes”, resume ele. Contudo, garantiu que o Dnit irá fazer averiguações e confirmou que a retroescavadeira, usada para quebrar o canteiro central da BR-116, foi emprestado pela autarquia.
fonte: diário de canoas

Chuva causa diversos problemas em Nova Santa Rita

Açudes estouraram e invadiram as estradas. Também há ocorrências de casas alagadas


Da Redação

Foto: Vinicius Carvalho/GES
Militares auxiliaram no atendimento a moradores de Santa Rita
Militares auxiliaram no atendimento a moradores de Santa Rita
Nova Santa Rita  - Apesar da chuva forte, que causa vários problemas em outros municípios da região metropolitana, a situação ainda é tranquila em Canoas, conforme o coordenador da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco. Em Nova Santa Rita, no entanto, há vários problemas. O coordenador da Defesa Civil, Paulo Scalcon, aponta alagamentos no Jardim Santa Rita, no Centro, no bairro Floresta e na localidade do Passo da Taquara, no Caju. Conforme ele, açudes estouraram e invadiram as estradas. Também há ocorrências de casas alagadas.

fonte: diário de canoas

Técnico da Trensurb sofre acidente enquanto realiza reparos

Trabalhos foram suspensos para atendimento do profissional 



Da Redação


Esteio  - Um dos técnicos da trensurb que trabalhava na Estação Esteio sofreu um acidente. Ele integra a equipe que trabalha no restabelecimento do serviço, depois que um raio atingiu o local, ocasionando a suspensão no serviço. Os trabalhos foram suspensos devido ao acidente. Samu e bombeiros realizaram o resgate e atendimento do técnico.




Fotos: Igor Amaral/Rádio ABC

fonte: diario de canoas