31 de maio de 2013

Modelo de novos trens é apresentado para a Trensurb

Primeiro novo trem deve chegar em maio de 2014 - Arte: Divulgação / Trensurb
O consórcio FrotaPOA, formado pelas empresas Alstom e CAF, apresentou nesta semana o projeto dos novos trens que serão adquiridos pela Trensurb. A promessa é que o consumo de energia dos trens seja de 20 a 30% menor do que os atuais, já que possuirá sistema de tração mais moderno e eficiente.
Entre as novidades, o operador terá visão do lado de fora e do interior do veículo, através de câmeras. O interior do trem terá piso de borracha antiderrapante, oito monitores de vídeo para veiculação de programação publicitária, mensagens operacionais e institucionais, além de mapa da linha. A climatização ficará por conta de dois condicionadores de ar em cada veículo.
Todos os 15 veículos devem estar disponíveis até janeiro de 2015 - Arte: Divulgação / Trensurb
O contrato para fabricação dos 15 novos veículos foi assinado em novembro de 2012. O primeiro trem será entregue até maio de 2014. Os demais serão entregues até janeiro de 2015. Cada trem terá quatro vagões, mas segundo o diretor-presidente da Trensurb, Humbero Kasper, poderá haver junção de mais unidades dependendo do movimento.
O valor do contrato com o consórcio é de R$ 243,75 milhões – R$ 16,25 milhões por trem. Os trens estão sendo fabricados na Espanha e em São Paulo. A vida útil mínima dos novos veículos deve ser de 30 anos.



FONTE: ESTAMOS EM OBRAS-CLIC RBS

MP do governo federal pode reduzir tarifa de ônibus para R$ 2,74 em Porto Alegre

Norma reduzirá em 3,65% alíquota de PIS e Cofins sobre empresas de transporte | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

A desoneração dos impostos para as empresas de transporte coletivo reduzirem o valor das passagens no Brasil passará a valer no dia 1º de junho. Publicada no Diário Oficial da União e na pauta de votações da Câmara Federal nesta terça-feira (28), a norma reduz 3,65% da alíquota de PIS e Cofins de forma a segurar a inflação e neutralizar as altas tarifas promovidas pelas prefeituras. Em Porto Alegre, a estimativa é redução de 26%, que deve incidir sobre o valor atual (R$ 2,85) ou os R$ 3,05 do reajuste aprovado no começo do ano. O aumento segue suspenso em caráter liminar e a Empresa de Transporte e Circulação (EPTC) aguarda o julgamento para estudar a forma de aplicação da nova legislação. Se não houver decisão judicial até a MP entrar em vigor, a nova lei será aplicada sobre o atual valor da passagem.

O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, afirma que, para as empresas de ônibus, a desoneração anunciada pelo governo federal representará um alívio de cerca de R$ 1 bilhão – valor que deixará de ser recolhido ao governo anualmente. “Este era o pleito do setor para redução na cadeia produtiva de insumos e a consequente melhora da qualidade do serviço. O desconto da alíquota será aplicado diretamente na receita bruta, que será refletido no preço da tarifa”, explica.

A desoneração faz parte do pacote de medidas destinadas a baratear os bens e serviços de uso popular. No entanto, atingirá apenas o preço das passagens, não se aplicando ao combustível dos ônibus urbanos e à energia elétrica consumida por trens e metrôs. O que, na prática, pode refletir em uma redução menos significativa para o usuário. “O valor da tarifa é composto por vários insumos, como gastos com pneus, combustível, lubrificantes, peças, veículos e o valor da mão de obra dos funcionários do setor. O efeito da MP se dará sobre o custo total que compõe este cálculo, não será aplicado direto sobre o valor da passagem”, diz o presidente da NTU.

Frente Parlamentar gaúcha defende redução direta no valor da passagem

O coordenador da Frente Parlamentar pelo Barateamento e Transparência das Tarifas do Transporte Coletivo no Rio Grande do Sul, deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT) diz que “não tem sentido o governo federal abrir mão de qualquer tributo e as empresas atrelarem isso aos seus lucros”. Segundo ele, a lei deve ser cumprida de modo a refletir as isenções da alíquota no valor direto das passagens. “É possível baratear o preço cobrado hoje, principalmente em Porto Alegre, onde a justiça já apresentou elementos suficientes para comprovação de que o cálculo do valor da tarifa está superfaturado”, defende o parlamentar.

O conselheiro municipal de Transporte Urbano de Porto Alegre (CMTU), Luis Afonso Martins diz que a planilha tarifária da capital gaúcha é composta por “uma série de fatores que escondem o real cálculo feito pelos empresários”. Segundo ele, que também é membro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o cálculo feito pela entidade é de que a redução seja de 26%, mas que, de fato, incidirá sobre o custo total para chegar ao preço final da tarifa. “Os 3,65% incidirão em uma série de outros cálculos que resultam no valor da passagem. Mas a decisão judicial sobre o último aumento deverá ser em favor do Ministério Público de Contas. A sustentação feita está bem fundamentada”, acredita.


Pedro Ruas: “argumento dos impostos para justificar altos valores das passagens fica enfraquecido” | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Isso significará uma redução de quase 4% no valor final da passagem, ou seja, aproximadamente 0,11 centavos serão diminuídos do preço pago pelo usuário. Se for sobre o valor atual, R$ 2,85, a passagem passará para R$ 2,74. Caso a justiça derrube a liminar apresentada pela bancada do PSOL para frear o aumento da passagem, o preço ficará R$ 2,93.

Desoneração enfraquece argumento dos empresários sobre dificuldades financeiras 

Na avaliação do vereador Pedro Ruas (PSOL), a desoneração deve incidir sobre o preço atual da tarifa. Para o parlamentar, a MP do governo federal surgiu para atender o pedido do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), mas trará benefícios para todos os municípios brasileiros. “Com esta iniciativa, que atende ao principal argumento das empresas de transporte para reduzir custos, o argumento dos impostos para justificar as dificuldades financeiras que resultam nos altos valores das passagens fica enfraquecido”, explica. Ele acrescenta ainda que, se o apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) em auditoria sobre o reajuste da passagem em 2012 fosse respeitado, a redução do imposto seria mais significativa. “Se fosse com base na fórmula que o TCE apontou para chegar ao valor sugerido de R$ 2,60, o  reajuste deste ano teria que ter sido de R$ 2,77”, fala.

A aprovação da MP irá enfraquecer, na visão do vereador, os argumentos das empresas de transporte em Porto Alegre, no recurso à liminar que deve ser julgado nos próximos dias. “Eles queriam a desoneração, o governo federal deu. Estou confiante no julgamento. Mesmo porque, eu questiono este argumento sobre as finanças. O que há é lucro atrás de lucro por parte dos empresários”, critica Ruas.

A Empresa de Transporte e Circulação (EPTC) mobiliza os técnicos da área jurídica para estudar os termos da medida proposta pela União. “Estamos buscando a íntegra do texto para que os nossos técnicos tenham condições de aprofundar o tema para saber ao certo como vamos cumprir. Mas iremos cumprir, é lei”, garante. Ele diz que o governo municipal espera celeridade do judiciário para resolver o impasse legal sobre o preço da passagem. “Nossa contestação já foi feita ao Tribunal de Justiça. Precisamos ter essa definição. Se não sair, temos o entendimento de que vamos reajustar sobre o valor atual da tarifa”, diz.


É preciso mudar a cultura de financiamento do transporte público, argumento presidente do NTU | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Cultura do cálculo da tarifa tende a mudar

Na próxima segunda-feira (03), a Frente Parlamentar pelo Barateamento e Transparência das Tarifas do Transporte Coletivo terá a primeira reunião de trabalho. A intenção é ouvir os interlocutores do transporte público de Porto Alegre, para priorizar o debate latente na capital. “A planilha de custos das empresas precisa ser detalhada. O domínio é exclusivo dos empresários para equacionar os valores que eles pedem de reajuste da tarifa anualmente. Todo o controle do sistema de transporte público tem que ser público, com gerenciamento do estado. Queremos implantação do bilhete único para o controle maior destas questões. O dinheiro da compra antecipada das passagens, que em Porto Alegre significa 65% dos recursos do transporte coletivo, tem que ser refletido em ganho para o usuário”, alega o deputado Nelsinho Metalúrgico.

Por mais que o impacto da MP não seja tão expressivo em um primeiro momento, a tendência é que possa contribuir para modificar a cultura do setor de transporte público no país, acredita o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha. “A cultura é de que a tarifa é o único financiador do serviço e a conta fica dividida com os usuários. O número de passageiros é que define o valor do custo para cobrar a passagem. Temos que criar uma nova ideia no Brasil. O transporte público deve ser subsidiado por toda a sociedade, usuária ou não, com a criação de um fundo”, afirma.

Segundo ele, a redução de 30% dos passageiros de transporte público no Brasil tem relação direta com a deficiência do serviço, além de remeter ao alto valor das tarifas. “Na hora que fizermos grandes investimentos em infraestrutura, os ônibus andarão em velocidade comercial maior do que é possível hoje, reduz-se o custo e aumenta a quantidade de pessoas que procuram o transporte público. Um ônibus faz muito menos viagens hoje do que há 10 anos, e isso tem maiores gastos e o reflexo do aumento da tarifa. É preciso inverter esta lógica”, alega.
fonte: SUL 21

Metroplan discute normas par o fretamento de transporte na região metropolitana

Fonte: Cristina Adami
 Metroplan e CEMT discutem o fretamento do transporte na região metropolitana de Porto Alegre
 Cristina Adami

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, braço técnico da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, se reuniu hoje (29/05) com o Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (CEMT) e representantes das empresas de transporte para discutir regras para o fretamento, uma modalidade de transporte realizada por empresas constituídas e registradas que transportam pessoas, com ônibus ou micro ônibus a destinos pré-estabelecidos, dentro da região metropolitana de Porto Alegre.

A Fundação apresentou regras para evitar que o serviço passe por empresas terceirizadas. " A sociedade não pode ser refém dos operadores", destacou o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

As medidas são para qualificar o transporte especial evitando distorção de reserva de mercado do operador e para retirar também os automóveis das ruas. Dados de São Paulo revelam que os fretados retiram das ruas cerca de 225 mil carros diariamente, o equivalente a um quinto da frota curitibana.



Durante a reunião com o CEMT, foi transferida, para a semana que vem, a entrega do relatório sobre o impacto das isenções fiscais, anunciadas pelo Governo Federal, nas tarifas de ônibus da região metropolitana.

NOVAS FOTOS DA SOGAL

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30 de maio de 2013

Novo busdoor na SOGAL DA 29ª FEIRA DO LIVRO EM CANOAS

COM ELE O 060, 007 E OUTROS

Sistema BRT irá alterar a estrutura do transporte coletivo em Porto Alegre



Obras do BRT de Porto Alegre estão em andamento. (Foto: MeuTransporte)
As obras para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Porto Alegre começam a evoluir, e as melhorias esperadas pelas alterações na estrutura do transporte coletivo porto-alegrense devem ser sentidas gradualmente. No total, onze projetos estão em andamento para qualificar a mobilidade urbana e o sistema viário da cidade, sendo que três deles contemplam as necessidades para a operação dos BRTs. “Cada etapa terminada irá proporcionar algum benefício, tanto para o usuário do transporte coletivo quanto para o trânsito em si”, indica Luiz Cláudio Ribeiro, engenheiro da EPTC e coordenador do projeto.
Mesmo que o cronograma para conclusão das obras aponte para maio de 2014 o prazo para as adequações – a tempo de melhorar os serviços antes do início da Copa do Mundo –, a prefeitura espera terminar a troca do piso dos corredores de ônibus, o que é essencial ao sistema, até o final de 2013. O asfalto antigo está sendo substituído por placas de concreto, mesmo material utilizado na Terceira Perimetral e na freeway, que liga Porto Alegre ao Litoral Norte do Estado. Em um primeiro momento, enquanto os cinco terminais integrados do sistema BRT não estiverem finalizados, os ônibus regulares trafegarão pelos novos corredores.
Atualmente, são 400 linhas em operação na Capital. Esse número cairá drasticamente, uma vez que diversas delas deverão desaparecer ou ter seu trajeto diminuído. Os serviços transversais devem permanecer, integrando-se ao novo sistema. Mas as linhas que saem do bairro e vão ao Centro, chamadas radiais, passarão a funcionar como alimentadoras dos novos terminais de ônibus BRT, onde os passageiros devem escolher a linha do seu interesse. “Hoje temos cerca de 30 mil viagens que vão ao Centro da cidade. Vamos diminuir muito o volume de ônibus nesse trajeto”, sinaliza Vanderlei Cappellari, secretário da Mobilidade Urbana de Porto Alegre.
As facilidades do novo sistema devem garantir uma viagem mais rápida, confortável e segura para os passageiros das onze linhas BRT que serão criadas. Dependendo do horário, a viagem pode levar metade do tempo na comparação com um ônibus comum, pela estimativa da EPTC. Tudo por causa da priorização que os ônibus especiais terão em cruzamentos e pela rapidez no embarque de passageiros nos terminais. O BRT chega à estação ao mesmo nível do solo, não há escadas, o que facilita o acesso de cadeirantes e idosos, principalmente. O serviço segue os moldes do sistema de metrô, quando a passagem é paga nos terminais, e, quando a condução chega, o passageiro deve apenas entrar, sem precisar formar fila para pagamentos.
“Hoje, quando um ônibus vai coletar passageiros, ele pode levar até quatro minutos parado para que todas as pessoas entrem. Com o BRT, vai demorar 15 ou 20 segundos, no máximo, o que reflete em uma agilidade muito maior. Esse é principal benefício, além de conforto, segurança, acessibilidade, qualidade e tecnologia”, exalta Luiz Cláudio Ribeiro.
CINCO ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO FAZEM PARTE DO PROJETO
As obras para construção dos terminais ainda não começaram, está sendo realizada apenas a troca da pista dos corredores. Mas os locais onde a integração entre o sistema atual e as novas linhas BRT serão possíveis já são conhecidos: Av. Protásio Alves com a Av. Manoel Eilas (terminal Manoel Elias), Av. Bento Gonçalves com a Av. Antônio de Carvalho, Av. Icaraí, beirando a futura Av. Tronco, Av. Voluntários da Pátria (Estação São Pedro) e no corredor da Av. João Pessoa (Terminal Azenha).
Atualmente, Porto Alegre conta com 55 km de corredores de ônibus, sendo apenas 11 km, na Terceira Perimetral, com piso de concreto. Após as obras para a Copa do Mundo, a cidade passará a ter 78 km de vias segregadas para o transporte coletivo, e os novos 23 km também serão feitos com concreto, material mais adequado para o conforto do passageiro por se desgastar menos com o uso. A partir da implementação dos terminais e da finalização dos corredores, será possível iniciar a operação do sistema BRT.
“No terminal, o usuário não vai esperar mais do que um minuto na parada, a todo o momento vai ter um ônibus BRT passando. Assim, temos um sistema de dimensionamento de frota conforme demanda, tudo é calculado matematicamente”, explica Cappellari. “O usuário terá várias alternativas para se deslocar para diversos pontos da cidade, sem custo adicional se já tiver utilizado algum ônibus para se chegar ao terminal”, completa. A tabela horária que determinará a frequência das linhas BRTs será elaborada a partir de um estudo realizado pela EPTC que vai projetar o aumento do número de passageiros até 2035.
As estações de integração serão fechadas e climatizadas, com informações sore o itinerário das linhas em painéis eletrônicos. Os novos veículos são maiores, com capacidade para transportar até 140 passageiros, se forem articulados, terão 18 metros de comprimento, se forem biarticulados, 23 metros. No princípio da operação, devem ser utilizados entre 150 e 200 ônibus nesses moldes.
CONCEITO ADAPTADO ÀS CARACTERÍSTICAS DA CAPITAL
Para ser considerada uma operação de Bus Rapid Transit (BRT) completa, são exigidas algumas características do sistema, como corredores exclusivos ou preferenciais, embarques e desembarques rápidos, sistema de pré-pagamento e veículos modernos e de alta capacidade. Estas recomendações estão previstas no projeto preparado para Porto Alegre. Porém, algumas peculiaridades da cidade devem dificultar o serviço em determinados pontos. Na Av. Protásio Alves, por exemplo, não haverá pontos de ultrapassagem nos corredores. Como as linhas regulares também terão acesso à mesma pista, o BRT terá que esperar para poder seguir sua rota. “Para colocarmos uma faixa a mais na Protásio Alves quantos prédios teriam que ser derrubados, quantas desapropriações teríamos que fazer”, reflete o secretário da Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Vanderlei Cappellari.
Nesses pontos, a velocidade do serviço será prejudicada. “Desapropriar áreas quase iguala o valor despendido para a montagem da infraestrutura do BRT. Em Belo Horizonte, o valor de um corredor foi orçado em R$ 600 milhões, e as desapropriações necessárias ficaram em volta de R$ 500 milhões”, exemplifica Otávio Vieira da Cunha Filho, presidente da Associação Nacional de Empresas de Transporte Público (NTU).
Como os financiamentos da Caixa Econômica Federal para os projetos da Copa de 2014 não preveem recursos para cobrir desapropriações de áreas, as prefeituras estariam responsabilizadas por esse gasto. Em Belo Horizonte, a prefeitura assumiu a conta. “O BRT é um serviço muito eficiente que precisa ser operado como tal, senão vira um corredor comum e não traz o resultado que se espera dele”, adverte Cunha Filho.
Daniela Facchini, diretora de projetos da Embarq, organização internacional não governamental voltada para o auxílio aos governos no planejamento de mobilidade urabana, o saldo final com as adequações deverá ser positivo. “Se tu consegues transportar pessoas de forma mais rápida e eficiente, já será um sistema melhor. É preciso formatar o projeto de acordo com a realidade de cada cidade e de cada corredor”, salienta.
OUTRAS 14 CIDADES BRASILEIRAS INVESTEM NO SISTEMA BRT
Depois de aproximadamente 20 anos sem realizar grandes investimentos para a melhoria da infraestrutura urbana para os transportes coletivos por ônibus, o governo federal reaparece em cena, motivado pelos eventos esportivos que serão realizados no Brasil, a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Porto Alegre deverá receber aproximadamente R$ 560 milhões para os projetos de mobilidade urbana, sendo R$ 484 milhões com financiamento federal garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No total, serão 30 projetos de BRT em 15 cidades.
Segundo a Embarq, organização voltada à mobilidade urbana, atualmente 160 sistemas de BRT estão em operação ou construção no mundo. “Os projetos estão explodindo por todos os lados. O Rio de Janeiro está preparando mais de 150 km de prioridade para o transporte coletivo. O corredor da Avenida Brasil vai carregar um milhão de pessoas por dia”, ressalta Daniela Facchini, diretora de projetos da Embarq, que presta consultoria para os projetos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Inaugurado há menos de quatro meses, o Transoeste, no Rio de Janeiro, já conta com a aprovação de 90% dos usuários. “Estamos falando em dobrar a velocidade comercial, reduzir pela metade o tempo de percurso”, empolga-se Cunha Filho. A previsão é de que os benefícios proporcionados pelo sistema BRT acabem por induzir que aproximadamente 10% da população que utiliza veículos próprios migre para o sistema público. “As pessoas vão notar que estão paradas no trânsito enquanto poderiam se deslocar muito mais rápido ao seu destino”, indica Daniela.
Desde que começou a operar, o Transoeste já teve seis acidentes. Isso aconteceu, segundo Daniela Facchini, porque os usuários no Rio de Janeiro não estavam acostumados com vias segregadas para o transporte público, e a adaptação pode levar algum tempo. “Estamos adicionando aspectos de qualidade e segurança ao corredor. Fizemos uma inspeção para evitar acidentes e estamos cuidando dos detalhes para que o serviço seja o mais seguro para o passageiro”, defende.
LICITAÇÃO APONTARÁ EMPRESA ENCARREGADA DE OPERAR O SISTEMA
Até o começo de 2014, será conhecida a empresa vencedora da licitação para operar as linhas BRT em Porto Alegre. “Um grupo dentro da prefeitura já está preparando um edital de licitação para o transporte coletivo da cidade. No início do ano que vem já estaremos sabendo quem vai operar”, conta o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt. O processo para a escolha da empresa deve ser semelhante ao utilizado na eleição da operadora em outras cidades, como o Rio de Janeiro.
“Normalmente as licitações são abertas. Evidentemente que como são corredores de alta capacidade, que exigem investimentos de certa envergadura, exige-se alguma experiência anterior. Isso normalmente é suficiente para que haja uma seleção natural”, explica Otávio Vieira da Cunha Filho, presidente da Associação Nacional de Empresas de Transporte Público (NTU). Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro as licitações foram feitas antes mesmo que os corredores existissem. O modelo foi realizado por áreas e a empresa vencedora passaria a ter a responsabilidade de operar também os possíveis projetos de expansão da linha, na área em que foi vencedora. “Como tinham muitas empresas atuando no serviço de transporte coletivo, bastante fragmentado, eles se uniram e constituíram um consórcio”, relata Cunha Filho.
Se as empresas que operam o sistema de transporte coletivo atualmente em Porto Alegre conseguirem renovar o direito, as linhas alimentadoras do sistema BRT deverão receber um reforço de frota, tendo em vista que diversas linhas deverão ser canceladas ou ter o trajeto diminuído para que os ônibus adaptados comecem a ser utilizados. “Temos cerca de 1.600 ônibus atualmente. Essa frota deve permanecer, mas será aproveitada no itinerário entre os bairros e os terminais, o que vai garantir um aumento da frequência do serviço”, aponta Vanderlei Cappellari.
fonte: Porto Imagem

27 de maio de 2013

Acidente na Tabaí-Canoas BR-386 deixa dois mortos e três feridos graves

Da Redação do DC


Colisão no quilômetro 444,7 vitimou dois jovens
Canoas  - Um acidente entre um carro e um caminhão deixou duas pessoas mortas e outras três feridas na BR-386 na noite desta sexta-feira. A colisão aconteceu no quilômetro 444,7, sentido interior-capital, onde há um retorno de acesso a um posto de combustíveis e a empresas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois ocupantes do Santana, com placas de Porto Alegre, morreram na hora. Os demais foram encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas. O veículo teria colidido com uma carreta, de Frederico Westphalen, que fazia o retorno. Morreram os dois passageiros do lado direito do carro – Manuel Rodrigo Borges, 29 anos, e Luiz Roberto Matos Santos, 22. As vítimas eram de São Lourenço do Sul, no Sul do Estado, e voltavam de uma obra em Montenegro.
Somente em maio, três pessoas morreram neste trecho da Tabaí-Canoas. Desde 2010, foram registradas 21 mortes no local.

Desoneração fiscal não deve mudar tarifa de ônibus em Canoas

Prefeitura calculará impacto de PIS/Cofins zero

Carol Borne

Canoas  - O governo federal decidiu zerar o imposto PIS/Confins para as tarifas de transporte coletivo, incluindo ônibus, trem e metrô. A desoneração foi confirmada na última quinta-feira, 23, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e deve entrar em vigor a partir de 1º de junho, com a publicação da medida provisória. A decisão do governo visa a reduzir a inflação, que está atingindo a meta estabelecida no País.
As alíquotas do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) somam 3,65% do transporte coletivo urbano de todo o Brasil e serão zeradas. A partir da decisão do governo de zerar o PIS/ Cofins, o prefeito Jairo Jorge já orientou a equipe técnica da Secretaria Municipal de Transportes a fazer novos cálculos. A projeção é de que o valor da tarifa se mantenha em 2,60 reais, apesar do recente aumento do diesel (5,4%), em março, e do dissídio da categoria, a partir de junho. “Fomos o primeiro município a reduzir a tarifa do transporte com a desoneração da folha de pagamento, anunciada em setembro, pela presidente Dilma Rousseff”, disse o prefeito.

Redução já ocorreu no mês de fevereiro
Em fevereiro, o prefeito Jairo Jorge assinou o Decreto 68, que altera as tarifas. Ele informou que a redução de 0,15 reais foi possível em razão da Lei Federal 12.715 que desonera as folhas de pessoal de empresas de diversos setores, inclusive as de transporte. “Sem esse aporte as tarifas na cidade teriam aumento anual e passariam a custar 2,75 reais em razão de reajustes nos preços dos combustíveis, manutenção da frota e folhas de pagamento, entre outros custos”, afirmou.

Sogal aguarda medida provisória
Para a Sogal, concessionária responsável pelo transporte coletivo em Canoas, o anúncio do governo deverá ser analisado a partir da próxima semana. “Ainda não conseguimos avaliar o impacto na tarifa considerando o dissídio coletivo da categoria de 10% (INPC mais 3%)”, informou o gerente de Operações e Planejamento da Sogal, Flavio Caldasso. A empresa vai aguardar a publicação da medida provisória para incluir no cálculo a desoneração anunciada pelo governo.

Acidente entre Gasômetro 4011 e carro deixa 4 feridos na Capital

Um acidente envolvendo um carro e um ônibus deixou quatro pessoas feridas no começo da madrugada desta segunda-feira, em Porto Alegre.
Segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a colisão aconteceu por volta da 0h40min no encontro da Rua La Plata com a Avenida Ipiranga, no bairro Jardim Botânico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a ocorrência. Duas pessoas que estavam em um Ecosport e duas pessoas que estavam no ônibus da linha 340 - Jardim Botânico ficaram feridas. Todos foram levados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).
Fonte> ZH

25 de maio de 2013

Novo Guaíba 1074 Torino G7

EMPRESAS TEM ATÉ 2018 PRA ESTABILIZAR A FROTA COM 16 ANOS, VEJA O CRONOGRAMA

- Realmente foi regulamentada a idade máxima de 16 anos para o serviço Metropolitano, mas existe uma tabela para que todas as empresas se adequem a nova norma, SOMENTE a partir de 2018 (completos) é que as empresas não podem mais ter veículos em operação acima de 16 anos.
Ficou mais ou menos assim, pois houve alterações no projeto da Metroplan que foram debatidos e alterados e ontem votados.
2014 - devem sair todos os carro com fabricação até 1992 (chassi) exceto articulados que ficou com data limite até 2015.
2015 - devem sair os carros com ano 1996
2016 - carros com idade até 1998
2017 - carros com idade até 2000
2018 - carros com idade até 2002

Em relação a opacidade, a Metroplan aceitou o processo que já é utilizado no Despoluir da CNT, os certificados dos veículos no entanto devem ser apresentados junto ao certificado de inspeção veicular feito pelas oficinas credenciadas junto ao inmetro e apresentados na Metroplan para HOMOLOGAÇÃO.

SCANIA

URBANOS COM MOTOR TRASEIRO:
- K 250, para carrocerias de até 13 metros 4×2 (dois eixos)
- K 310, para carrocerias de até 15 metros, com esta dimensão 6 x 2 (três eixos)
- K 310, para articulados de 18 metros com três eixos ou até de 23 metros (de 4 eixos)
- K 270 a Etanol, 4×2 (dois eixos) para 13 metros e 6 x 2 (três eixos) para 15 metros.
ÔNIBUS COM MOTORES DIANTEIROS
- F 250, para aplicações urbanas, de fretamento e rodoviárias, com carrocerias de até 13 metros
- F 310, para uso mais severo, em linhas intermunicipais e rodoviárias podendo receber carrocerias de até 14 metros.
ÔNIBUS COM MOTORES TRASEIROS RODOVIÁRIOS
- K 310, para carrocerias de até 13 metros, com dois eixos.
- K 360, versão 4 X 2 (dois eixos) para até 13 metros e 6 X 2 (quatro eixos) para carrocerias de até 14 metros.
- K 400, de 3 eixos para 14 metros e de quatro eixos (8 X 2) para o mesmo tamanho de carroceria.
- K 440, de 3 eixos para 14 metros e de quatro eixos também para 14 metros

Resposta a comentário anônimo

Olá. Parabéns pelo blog. Sabe dizer se nos ônibus seletivos também haverá TVs? Acho muito estranho ter TVs nos coletivos e nos seletivos onde o serviço deveria ser mais qualificado não ter.

Conforme uma noticia que eu mesmo publiquei aqui no CB, s SOGAL colocaria TVs nos modelos Torino (G7); Sênior e Sênior Midi, ou seja, por essa noticia que eu vi no site da Marcopolo, agora não vou achar o link, mas por ela serão colocados TVs nos seletivos, já que não tem Sênior Midi no coletivo, mas até agora nada, mas o processo que está instalando as TVs ainda não acabou, vemos alguns ônibus do coletivo ficaram meses só com o suporte da TV, agora há menos de um mês colocaram, e outros Torinos G7 ainda não possuem TV, logo ressalto ainda que foi posto em vários ônibus um terceiro suporte para uma terceira TV, mas foi retirado (MAIS FUROS E CAGADAS NOS ÔNIBUS). Devem então vir mais TVs, mas ainda não sabemos ao certo, qualquer coisa eu posto aqui na hora.

STADTBUS CACHOEIRINHA 1129



Adesivos/logos

 pagina de logotipos agora com canal oficial, entrando no lugar da pagina de desenhos.

logotipos e adesivos, estão separados por categoria
a pagina fornece logotipos para seu desenho, e das empresas, em breve novos logotipos

logotipos/adesivos que tem nessa pagina


 




QUARTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2012


Novos Adesivos e letreiros



auxiliar

traseiro

















































Logotipos do canoas bus

                                                                canoas bus desenho


janeiro


fevereiro


março





maio


junho


julho




prototipos










novas logos e adesivos

LOGOS





















































ADESIVOS


























LOGOS 2



















ADESIVOS TRASEIROS

, agora eu vou atualizar e colocar os adesivos traseiros!!!



























adesivos

Se alguem souber de mais algum, ou dados não encontrados favor informar via bate papo a sua direita.

O teu vale na nossa sogal: 001,095,300





















Bem te quero, natureza: 002














Canoas faz seu caminho há 70 anos: 003, 324








Orgulho de transportar quem faz canoas tão grande: 022









Conduzindo canoas com o coração: 074









boas festas





2006 é pra vencer: 072, 076          










2005:






Feliz 2007:





2008:






2009: 089













2010: 096








2011, bem-vindo a bordo: 006







Que tudo funcione bem em 2012: 011, 326










Sábio é quem respeita o idoso: 030,057,070,083
















Quem estuda cresse: 077,081,082


Deficiente: 046, 047












Adote o verde como agente: 052,080,084






Desenhe um mundo como as crianças: 085









A vida voa. preserve hoje: 086










Semeie o futuro cuidando do presente: 088










Rio é vida para você e para os peixes: 090












Um destes é o teu: 091













Orgulho de ser gaúcho: 092











Motoristas e padroeiros, obrigado pelo seguro: 093











Formar o jovem é transformar: 094















Sogal, canoas e você juntos com o Brasil pela copa: 088,090,093,094,321,322,323,324.

























Escolha o que vai bem em você: 322
Aonde vou levo canoas comigo: 326,329
A luz do fim do túnel do graças pode ser você: 327














Respeito do transito: 320
Canoas, você anda e mora no nosso coração:,323,321









Esse onibus novo é pra você: todos onibus comprados entre 2001 e 2006







Frota renovada: Junto ao adesivo acima.






onibus novo 2009: para a remeça de seletivos e coletivos comprados em 2009
onibus novo 2012: para todos coletivos comprados em 2012
Premio de inovação: a maioria dos carros da empresa





Iso 9001: a maioria dos carros


os adesivos estão aí,
ORGULHO DE TRASPORTAR QUEM FAZ CANOAS TÃO GRANDE: 022

o teu! vale na nossa sogal: 001,095,300


bem-te-quero, natureza: 002


canoas faz o seu caminho há 70 anos; 003,321,323

BEM-VINDO A BORDO 2012: 006


CAnoas, voando cada vez mais alto: varios coletivos 

                                     CADEIRANTE 2009: ONIBUS ADP

27 FEIRA DO LIVRO

                                                                 
                                                                  NATAL 2011

                                                                         SOGAL-SMT-CANOAS

                                             TEU VALE-TRANSPORTE, VOCE UM PASSO A FRENTE

                                                                   VIVA CANOAS

                     CHEGOU O TEU. BILHETE METROPOLITANO. É FACIL, É SEGURO, É TEU


                                                               DEFICIENTE: 046, 047

CADEIRANTE ANTIGO


25 FEIRA DO LIVRO

GAUCHA

27 FEIRA DO LIVRO

                                              SABIO É QUEM RESPEITA O IDOSO: 030, 070, 083

                                                             IPTU 29 POR CENTO DE DESCONTO

                                            ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

                                                   ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2011


                                                  QUALIDADE CERTIFICADA, ISO 9001
                 
                                                                          PREMIO

                                      CONDUZINDO CANOAS COM O CORAÇÃO: 074


QUEM ESTUDA CRECE: 077, 081, 082

CONDUZINDO CANOAS COM O CORAÇÃO: 080, 084