29 de fevereiro de 2012

Novos Velhos

O 023 já virou 3568 e os outros estão prestes.

É isso mesmo, novos velhos, talvez não faça sentido, eu explico, os novos ônibus da vicasa, na verdade são velhos (entre aspas), a má situação da vicasa faz com que não haja grandes renovações, a sogal ajuda, os ônibus que sairam, já estão sendo transformados, o 3568 (ex 023) já está pronto, na garagem em Canoas, agora com letreiro de LED, se todos os letrEiros vão ser de LED eu não sei, mas o 3568, sim.

Essa renovação promete, e pode estar salvando o couro da Vicasa, além dos que saíram desta vez, somados aos que ainda irão sair e os que a Vicasa comprar de NOVO, deve dar pra salvar a empresa.

aí está uma simulação de como eles vão ficar.

TORINO G4 ARTICULADO

 Hoje vou falar sobre Torino G4, esses clássicos foram TOP, no inicio da década de 1990, eles eram lindos, com tecnologia de ponta, e até hoje é adorado por muitos, um ponto marcante é com certeza, porem não só dos torinos, mas na maioria dos ônibus na época, eram aquelas luzes vermelhas que solicitavam as paradas, grandes luzes quadradas e vermelhas.

Hoje vocês irão ver alguns Torinos G4 de Canoas, e, inclusivo o 502 (foto abaixo) internamente.

                                                                 502 vicasa


 A vicasa tem 2 Torinos G 4 articulados circulando, outros dois já foram pro cemitério (503 e 504), veja uma foto : http://www.onibusbrasil.com/foto/836201/ , http://www.onibusbrasil.com/foto/109025/empresa e http://www.onibusbrasil.com/empresas/133/VICASA/503/


Esses onibus são do inicio da década de 1990 ( mais detalhes nos detalhes de frota da vicasa, na pagina detalhes de frota) e já passaram por poucas e boas, o famoso romeu e julieta, como diz minha mãe, o minhocão, ou simplesmente o articulado, já circularam em canoas x porto alegre, cachoeirinha, e se aposentaram, mas ainda ressuscitaram( o 501 e 502) e agora estão na linha integração, há até boatos de que o 501 estaria fazendo canoas x Porto alegre, mas não posso garantir, é uma longa vida para um onibus, que nunca saiu de sua primeira empresa, todos sabem que esses onibus dificilmente serão vendidos para uma empresa privada depois de pararem de circular, e seu fim é obvio, pois seus 60 passageiros sentados é muito para as empresas, outro veiculo que vai apodrecer no cemitério, então vamos aproveitar enquanto eles ainda circulam. Eu estou.
                                                                501 vicasa


esses articulados tem uma grande história, e sem dúvida estão como se fossem novos!


                                                             a parte interna do 502

                               vejam ele interno

                                                 a articulação

                                              eu sempre esperava por esse momento

                                                                        visão panoramica

                                                                porta




                                                                teto

                                                           os fundos, sem banco

         e agora um torino G4 classico, tambem da vicasa e o desenho dos já retirados de circulação da sogal



                                                 sogal 098

27 de fevereiro de 2012

DESENHOS


Hoje lanço mais edições minhas, com meu creditos e os criadores do desenho original, mantenham os creditos, pois isso é legal.

Além disso, eu lanço o primeiro desenho do 3568 (ex sogal 023) da renovação de frota da vicasa, esse onibus é real, ele existe, e é mais ou menos assim, com letreiro mobitec. Também fiz um desenho no paint de um TORINO G7 COM A PINTURA DA GAÚCHA, além de várias simulações de como seria cada onibus em cada empresa, como svelto 2012 na sogal.

vicasa 3568

real


gaúcha 100



simulado

053 sogal

sim.

vicasa 3507

sim.

                                                                           sogal 084
                                                                         sim.

                                                                       sogal 069
                                                                       simul.

sogal 098
                                                                real

                                                                                sogal 027

                                                                   sogal 111
                                                                             sim.


                                                                    vianova 16004

                                                                 vianova 16111




25 de fevereiro de 2012

Desenhos

Hoje eu lanço a pagina desenhos: lá você podera ver desenhos de onibus reais e inventados, a pagina é dividido por empresas, primeiro a sogal, depois a vicasa e assim por diante, desse geito, fica mais organizado pra você achar o desenho desejado, os creditos do criador do desenho estão anexados ao desenho, os creditos de edição igualmente, se for usar o desenho, mantenha os créditos, isso é legal. 

Para pedir algum desenho você pode mandra um comentario, ou escrever na caxa de bate papo a sua direta.
Novos desenhos serão postados na pagina inicial, como as matérias, novas fotos, detalhes de frota, etc.

obrigado e aproveitem, amanhão tem novas fotos e os detalhes de um TORINO G4 articulado, até lá.

110 sogal


077 sogal


16115 vianova
3563 vicasa

sogal 090

sogal 001

                                                                sogal 002

                                                                        022 sogal

                                                                        070 sogal

lady gaga bus












23 de fevereiro de 2012

Renovação de frota da Vicasa, AMANHÃ TEM NOVAS FOTOS!

Essa matéria vai pra pagina de matérias.

A VICASA é a maior empresa da região metropolitana de Porto Alegre, é dona da Transcal e da SOGAL, mas como todos nós sabemos está passando por uma má fase, e essa má fase vem causando transtornos em relação a renovação de frota.
Até o ano passado ainda circulavam Torino 1983, o primeiro da série, que foi fabricado até 1989, como todos sabem, ano passado era 2011, e como todos sabemos, mais de  20 anos em relação ao ultimo ano de fabricação, estava circulando com autorização especial. Mas hoje ainda rodam ônibus de 1990 e 1991, que não poderiam mais rodar conforme a lei, eu gosto de ônibus antigos, mas todos nós sabemos que isso é descaso com a população canoense, que disfruta de uma frota tão renovada municipal da sogal, mas na vicasa não tem luxo.
Grandes renovações: As grandes renovações de frota da vicasa ocorreram de 1990 a 1995, todos esses mais de 100 onibus terão que sair até 2015, a maioria até 2013, mas a empresa não está procurando renovar muito a sua frota, e isso é um grande problema, já que muitos ônibus perderão logo o prazo de validade e a renovação acontece muito lentamente.
As renovações recentes: Recentemente a vicasa comprou ônibus novos, mas muito poucos pra uma frota de mais de 160 veiculos, em 2011 comprou 2 onibus novos, e ainda por cima, um deles foi pra TM, consorcio metropolitano, o que dá só um ônibus novo no ano, em 2012 a empresa foi desativada de cachoeirinha, e os ônibus mais novos vieram pra canoas, foram 10 onibus, do carro 953 ao 962 que viraram do 3520 ao 3526 e do 3565 ao 3567, são Torinos G6, alguns de 2004 e outros um pouco mais velhos, substituindo os vicasa que faziam linha de gravataí e passava por canoas, só mudaram o nome pra transcal os antigos do 3520 ao 3526 e do 582 ao 592. Já em 2008 teve a compra de 10 novos ônibus pra atuar nas linhas integração, em 2006 foram comprados alguns pra vicasa cachoeirinha intermunicipal ( substituída pela transcal, mesmo dono) e outros pra canoas, o 3503 e o 3552. Em 2005 teve 3 viales e 15 torinos, 2004 teve a compra de mais torinos g6 do 3527 ao 3536, na verdade essas compras variam desde 2003, além da compra de viales em 2001 e torinos GV articulados e normais no final dos anos 90.Tambem teve compra de ônibus usados, como os 4 viales da Mauá do RJ e a exportação do 3553 de Portugal, o gran viale low entry.








E vem renovação por aí, entre aspas: os ônibus que sairão da sogal torinos G6 de 2001, eram 11 e mais 2 articulados que irão pra vicasa, além dos que ainda vão sair nos próximos meses e anos. Fora isso todos esperam que a vicasa compre ônibus novos, além de reutilizar os da desativada cachoeirina e da sogal, o trunfo de cachoeirinha já foi, e a sogal tem bem menos ônibus, a vicasa não pode só viver dos que a sogal aposenta, mas todos nós sabemos que essa empresa vai se recuperar.
E se não entregar os pontos até 2015, nunca mais, a Vicasa é guerreira e vai conseguir sair dessa.